Condenada

Mais um livrinho maroto na parada!ax075-7b83-9jpg-972b87376b3d88ee

Condenada é um livro de 2011 de Chuck Palahniuk, o mesmo filho da puta responsável por Clube da Luta e Sobrevivente (já resenhado no site). O livro narra a história de Madison Spencer, uma garota de treze anos que vai para o inferno após uma overdose de maconha.

Madison não é uma personagem simpática, na verdade você vai passar a maior parte da leitura detestando esse projeto de piranha metida a intelectual com complexo de superioridade e problemas de obesidade infantil. Na verdade você se simpatiza com uns dois ou três personagens no máximo, como o punk Archer. Os pais de Madison são trilionários ex hippies com atitudes tão ou mais escrotas que suas ideias, tipo adotar uma criança estrangeira toda vez que um filme estrelado por sua mãe vai ser lançado e depois jogar a criança em algum colégio interno, ou pregar conceitos de sustentabilidade a queimar combustíveis fósseis como se não houvesse amanhã. Não dava pra sair uma criança muito saudável daquele meio.

Um retrato da protagonista usando apetrechos explicados com o avançar da leitura.

Um retrato da protagonista usando apetrechos explicados com o avançar da leitura.

Todo capítulo começa com uma breve frase de Madison para seu anfitrião: Satã. Existem regras básicas no inferno: não coma os doces que estão espalhados pelo ambiente, eles são moeda de troca; certifique-se de estar usando bons calçados quando morrer, nada de plástico, pois plástico derrete no inferno; esteja de porte de um bom relógio também, de preferência de corda e que marque os dias. Acho que é o básico.  De vez em quando os demônios resolvem passar um filme pra galera dar aquela aliviada, mas é sempre “O Paciente Inglês”.

O inferno também é repleto de belas paisagens. Tem o Lago de Vômito, as cachoeiras de cocô, o Rio de Saliva Quente, o Deserto das Caspas, os montes de unhas cortadas, o Grande Mar de Esperma Desperdiçado ( que está crescendo a velocidade recorde depois do advento da internet e do VHS). Existem algumas não muito agradáveis, como o Pântano dos Abortos dos Semi Formados.

Como os livros anteriores, Condenada é saturado de sarcasmo e críticas à sociedade moderna. Sem querendo spoleirar, mas esse livro tem um plot twist desgraçado perto do fim que eu ainda tô meio embucetado da ideia. Enfim, recomendo a leitura, é bem curto e pode ser lido na íntegra nesse link aqui. Ou pode ser comprado na Livraria cultura através deste link aqui!

 

Godoka
26/05/2014