Coisas (aparentemente) esquecidas em Dragon Ball.
Do CLÁSSICO, com o Goku pequenininho!
Dragon Ball é um fenômeno mundial, disso não restam dúvidas! Uma franquia que sobrevive até hoje e que é facilmente reconhecida em qualquer parte do mundo. Porém, a saga é muito mais lembrada a partir da fase com o Goku adulto, que no anime ganhou o sufixo “Z” pra separar as fases, coisa que não aconteceu no mangá (pelo menos não no Japão). Possivelmente porque é onde as batalhas mais absurdas, com destruição a rodo e novas formas a granel de personagens aparecem, e tem um tom bem menos galhofa que a primeira fase da saga (mas, ainda assim, continua galhofa).
Ao contrário da massiva maioria dos fãs de Dragon Ball, eu prefiro a primeira fase, com o Goku moleque, piadas absurdas no meio de lutas “sérias” e com animais antropomórficos andando pra lá e pra cá como se fossem a coisa mais normal do mundo, característica que praticamente desapareceu depois da fase Z. Recentemente resolvi reler as minhas edições da Conrad, primeira editora a publicar o mangá no Brasil no inicio dos anos 2000, e acabei relembrando coisas que eu havia esquecido e que nunca mais são citadas nem na fase Z, nem na recém “descanonizada” GT, nem na atual canonizada Super. Deixando claro que só acompanhei o mangá até o fim da luta contra o Vegeta, o anime da fase Z eu só vi até o fim da fase Cell e o GT eu devo ter visto parte de um ou outro episódio. Do Super, eu só vi os filmes (e só gosto do ultimo, focado no Brolly), então caso algo que eu fale que foi esquecido tenha sido citado novamente em alguma dessas fases, me corrijam aí nos comentários. MAS OLHA O RESPEITO, PORRA! COMENTEM COM EDUCAÇÃO, SEUS MUNDIÇA! EU SOU IDOSO E MINHA MEMÓRIA É UMA MERDA, SEUS ARROMBADOS! RESPEITO NESSE CARALHO! Vamos lá:
1- A morte da Kintoun
Uma coisa que muita gente esquece é que a primeira Kintoun, dada a Goku pelo Mestre Kame, foi “morta” por um dos demônios do Picollo original, Tamborim (ou Thambarin ou Tambourine, dependendo da tradução, mas é o mesmo nome do instrumento), após esse assassinar Kuririn. Depois, após voltar a torre do Mestre Karin, o gato branco revele que a verdadeira Kintoun é gigante e a que Mestre Kame tinha dado a Goku era só um pedaço. Goku pega um novo pedaço e essa é a Kintoun que vemos até o iniciozinho de Dragon Ball Z.
2- Yajirobe era forte pra caramba.
Sempre representando como o covarde fujão a partir da fase Z, quando aparece pela primera vez, Yajirobe demonstra ser quase tão forte quanto o pequeno Goku, matando Timbal, um outro demônio de Picollo mandado pra pegar a esfera do dragão que estava com ele, com um único golpe de espada. Yajirobe passa a ficar mais “covarde” de acordo com o aumento dos poderes dos novos inimigos, já que ele realmente não conseguiria derrotar Picollo ou os Saiyajins, então faz sentido ele correr. O sujeito também é despreocupado, desleixado e comilão, essa última característica o deixa a beira de ser considerado um psicopata canibal, já que após matar Timbal ele o assa e come, pede pra que Goku mande pra ele os cadáveres de outros demônios de Picollo caso ele mate mais um, e até considera comer o supostamente morto Goku, olhando pro corpo inerte do nosso pequeno herói e dizendo “Acho que eu vou enterrar ele. Ele nem parece ser muito gostoso mesmo”. A nossa mente só bloqueia esses ímpetos psicopatas e canibais do personagem pelo tom cômico da trama.
3- A morte de Shenlong.
Durante a “fase Picollo”, o velho demônio namekusei ( que nem sabia que era Namekusei, mas até aí nem o próprio Toriyama sabia a essa altura) invoca Shenlong e pede para ficar jovem novamente (apesar de, pra mim, continuar com uma cara de velho, quase como o Robert De Niro em O Irlândes, onde ele foi rejuvenescido digitalmente e de “muito velho” passou só pra “velho”) e pra evitar que o dragão fosse chamado novamente em um ano e alguém pedisse para que ele fosse destruído ou algo assim (o que era o plano dos heróis a essa altura), Picollo explode Shenlong. A fase do Picollo é a mais sombria dessa primeira fase, com mortes de personagens principais e a destruição de Shenlong deixando todo mundo certo de que quem morreu, morreu de vez! Claro que isso não é bem assim…mas a gente só descobre depois! Até lá, é desespero!
4- A verdadeira forma de Shenlong.
Após descobrir que poderia ir até Kami-Sama; conhecido por nós, ocidentais, como “Deus”; para que esse reviva Shenlong e as Esferas do Dragão, Goku descobre que a verdadeira forma de Shenlong é uma pequena estatueta que fica dentro de um pequeno domo de vidro e que quem o moldou foi o Sr.Popo, sendo que Kami-Sama só lhe deu a vida e não a forma. Quando o Shenlong sofria qualquer tipo de dano, ele era refletido na estátua, que pode ser considerado seu corpo original. Sr. Popo passa um durepox, Kami-Sama joga uma mandinga e Shenlong volta a vida. Se não me engano, Porunga, o “Shenlong” de Namekusei, chegou a ser morto uma vez também, né? Não me lembro bem! Me digam aí nos comentários! De qualquer forma, acho que o principio da estátua deve ser o mesmo por lá também.
5- Sr. Popo era mais forte que Goku e, talvez, que o próprio Picollo!
Quando sobe ao templo de Kami-Sama, Goku descobre que só poderá falar diretamente com ele se passar pelo Sr. Popo. O ajudante de Kami-Sama se mostra muito mais rápido e veloz que Goku e ainda dá pequenas dicas ao pequeno herói. Ele não consegue derrotar Sr. Popo (de fato, nem encosta nele), mas Kami-Sama fica tão cativado pelo espirito alegre do menino que decide encontrá-lo mesmo assim. Também é revelado que nem Sr. Popo, nem Kami-Sama, que era o responsável pela criação de Picollo, interferiram na batalha por causa daquele lance de “A humanidade deve trilhar seu próprio caminho”. Kami-Sama até manda um “Eu já dei as Esferas do Dragão pra esse povo se virar sem mim, mas eles só pedem merda! Eu quase mando tudo as favas, só não mandei porque tu foi o único que não pediu nada em proveito próprio, moleque!”
6- Goku é um assassino a sangue frio da porra!
Em muitos momentos de Dragon Ball é enfatizado o quanto Goku é puro de coração, sem um único pingo de maldade! Inclusive, isso é comprovado pelo fato dele poder subir na Kintoun. Ao que parece, homicídios e chacinas parecem não contar como maldade no mundo de Dragon Ball, se a pessoa que for morta for ruim! Afinal, só pra dar UM exemplo mais geral, quando Goku invade a base do exército Red Ribbon ele promove uma das maiores CHACINAS da série até Picollo aparecer! E talvez muita gente morta por ele nem fosse má, só estivesse em mais um dia comum no emprego! Pouco depois Goku vai até a Vovô Uranai e enfrenta Akuman, o demônio que tem um golpe especial que faz a maldade interior da pessoa aumentar até que ela exploda. Mas o golpe não funciona em Goku porque ele era “puro demais”. Tá bom, então…
7- Son Gohan
Não, eu não estou falando do filho do Goku, mas do avô dele de quem o pequeno Son Gohan herda o nome. Vovô Gohan morre após Goku se transformar em Oozaru pela primeira vez e matar seu avô inconscientemente. Goku passa a vida inteira sem saber da verdade (imagine o trauma) mas tem a chance de reencontrar seu avô durante sua ida ao templo da Vovó Uranai (que é irmã do Mestre Kame, coisa que eu sempre esqueço), quando o enfrenta sem saber, já que o velhinho estava mascarado e queria saber o quão forte seu neto havia se tornado. Após descobrir que o velhinho mascarado era seu avô em uma cena muito bonitinha, Goku descobre que o avô não queria ser ressuscitado porque, segundo ele, haviam muitas gatinhas no outro mundo e ele estava bem por lá. Só que das duas vezes em que Goku morre, eu não me lembro de ele ter visitado seu velho avô! Me corrijam se eu estive errado!
8- O Bastão Magico e sua real função.
O inseparável bastão de Goku em suas primeiras aventuras se revela como um importante objeto após a batalha contra Picollo. A vareta milagrosa na verdade servia para conectar o tempo de Karin com o de Kami-Sama. Também nós é revelado que o bastão foi pego emprestado do Mestre Karin pelo Mestre Kame que não apenas não o devolveu como deu de presente a Son Gohan que, por sua vez, o deu a seu neto, Son Goku. Que filho da puta esse Mestre Kame…
9- Lunch e Tenshinhan.
Uma coisa que é praticamente ignorada é que quando aparece pela primeira vez como vilão, discípulo do Mestre Tsuru, antigo colega de treino e posterior rival do Mestre Kame, Tenshinhan virou alvo do interesse da Lunch! Mas não da Lunch meiguinha do cabelo azul, mas da Lunch doida e loira, que fica toda sem jeito perto dele. Eis um relacionamento que podeira ter rendido mais um casamento em Dragon Ball Z mas Toriyama preferiu fazer do Tenshinhan, Yamcha e Chaos meio que um “Dois Solteirões e um moleque estranho pra porra”. Aliás, por falar em Lunch, volto a reiterar minha teoria de que ela foi A PRIMEIRA SUPER SAIYAJIN DE DRAGON BALL! Afinal, seu cabelo muda de cor, ficando loiro, e ela se torna mais ameaçadora, poderosa, violenta e temida! CHUPA, BARDOCK!
Bem, vou ficando por aqui. Com certeza tem muitas outras coisas que esqueci mas, caso vá lembrando, talvez em volte pra uma parte dois para a alegria dos meus 15 leitores fieis! Até a próxima, então!