Berserk ganha fan anime MELHOR QUE AQUELA MERDA EM CG DE 2016!
O que não é muito difícil…
Os fãs de Berserk andam órfãos em todos os quesitos! Primeiro com a morte prematura do querido Kentaro Miura, autor da obra, que nos deixou em 2021 com a série não apenas incompleta mas com ainda muito a contar e, segundo, com a falta de uma adaptação animada decente! A última boa adaptação animada da obra do saudoso Miura foi a trilogia de filmes Berserk: Ougon Jidai Hen, ou Berserk: The Golden Age Arc lançados entre 2012 e 2013 e, ainda assim, dividiu fãs por misturar uma belíssima animação 2D, produzida pelo Studio4°C, com um CG em cel shading meio destoante. Mas mal sabíamos nós que sentiríamos falta desse CG quando a HORRENDA série completamente em CG de 2016 estreasse e nos agredisse as vistas, indo de mal a pior a cada novo episódio de suas duas curtas porém tortuosas temporadas. Um trabalho dos estúdios GEMBA e Millepensee que preferimos esquecer!
Em 2022 os 3 filmes do Studio4 °C foram transformados em uma série de 13 episódios chamada de Berserk: Ougon Jidai Hen Memorial Edition e trazia algumas pequenas correções nas cenas em CG e algumas cenas novas, sendo a maior e inédita na trilogia original, conversa entre Gutts e Caska que adaptava o capítulo do mangá chamado de “Campfire of Dreams”. A nova cena é totalmente em CG e não é perfeita mas o salto de qualidade em comparação a animação de 2012 é absurda! Ah, e esse foi o único produto Berserk em audiovisual lançado no Brasil oficialmente com dublagem e tudo.
Bem, depois disso nada mais foi lançado. Mas eis que um grupo de fãs decidiu mudar isso! A ideia do canal e estúdio Arche é muito bacana: Fazer uma segunda temporada não oficial da primeira adaptação de Berserk pras telinhas, o lindo e cheiroso anime de 1997. Como ele adapta só a primeira história do Gutts como Espadachim Negro no mangá e no segundo já pula pra Era de Ouro, a ideia é voltar ao inicio do mangá e adaptar todas aquelas histórias dos primeiros quatro volumes que o anime de 1997 pulou e os filmes de 2012 sequer mencionaram.
Pra deixar a coisa o mais fiel possível a série de 1997, o Arche emulou o character design original, deixando um pouco mais simplificado, afinal é um fan anime e não uma produção com um orçamento elevado, e também utilizando a mesma paleta de cores. O resultado é ótimo!
E o primeiro episódio já está entre nós! Deixarei vocês com eles agora e a seguir darei minhas considerações:
Se você é um daqueles xaropes que encrenca com qualquer animação que não tenha um selo de qualidade (e trabalha análogo a escravidão) do estúdio MAPPA e esteja torcendo o nariz pra qualidade da animação, eu volto a lembrar: É UM FAN ANIME! FEITO POR FÃS PARA FÃS! E, muito honestamente, a animação está bem impressionante pra um produto fan made! Como fã velhaco de Berserk desde os tempos das fitas de vídeo (que foi como eu assisti a série pela primeira vez), eu devo dizer que o episódios me deixou com um sorriso de orelha a orelha! Tem alguns probleminhas de ritmo e alguns incongruências na animação, como padre balançando mesmo com a carroça parada, mas isso é o de menos! O clima tá certo, as cores tão certas, a violência tá certa…quem me dera o anime de 2016 fosse TODO ASSIM!
Agora, como nem tudo são flores, vamos falar do que me desagradou. A música de abertura original, Tell Me Why do grupo Penpals, não tem BULHUFAS a ver com a série, isso é um fato! Mas é impossível desvincula-la da série! Inclusive é um chiclete da porra que gruda no juízo e não sai mais! O Arche tentou seguir por esse caminho com a música Orison feita unicamente pra esse fan anime, e o resultado é igualmente destoante mas acaba por não ter o mesmo efeito chiclete de Tell Me Why. Em compensação, como não podem usar a trilha do LENDÁRIO Susumu Hirasawa, o Archer conseguiu fazer uma versão modificada do tema do Gutts que ficou bem bacana.
Outro ponto negativo é a voz do Puck. O personagem já havia aparecido no jogo para o Dreamcast (que é uma história original do Miura que também desenhou os personagens), nos jogos para PS2 e PS3 e em todos ele sempre teve uma voz cômica e infantil. Aqui ele tem a voz de…um cara! Um cara comum. E é MUITO esquisito! E…acho que só esses dois pontos me desagradaram de verdade. A voz do Puck mais do que a música de abertura, confesso.
Enfim, é isso! Estou empolgado com esse fan anime e espero que não demore tanto a sair quanto Saint Seiya: Prelúdio de Pégaso do Hakuren, que ao invés de lançar um episódio 2 á lançou foi um spin off da série com o Kiki como protagonista. E que venha mais Berserk!
PS: Lembrando que existe outro grupo de fãs que anunciaram uma adaptação animada dessa mesma fase. O Studio ECLYPSE lançou um teaser trailer há 6 meses mas até agora nada. Vamos aguardar porque quanto mais, melhor!