Batman: Gotham City 1889- Veja a prévia da novo longa animado da DC!

E Bruce Timm está a bordo!

Combalido devido a uma cruel enfermidade que se apossou de meu sertanejo corpo, busquei forças para fazer este rápido post devido a empolgação ao descobrir que o sneak peek de Batman: Gotham by Gaslight, ou Batman: Gotham City 1889, como ficou conhecido quando foi publicado pela editora Abril em terras brazilis, foi liberado e nos mostra o que esperar. Caso você não conheça,  a história escrita por Brian Augustyn e genialmente desenhada por Mike Mignola se passa em uma realidade alternativa onde o Batman surge na era vitoriana e agora precisa caçar e prender o misterioso Jack, o estripador. Nada lá muuuito original, mas uma história muito divertida devido a reimaginação estilosa do Homem Morcego.

batman-gotham-city-1889 (1)

O longa vai adaptar a história de apenas 52 páginas, por isso, assim como aconteceu com A Piada Mortal, a história vai ganhar sub-plots afim de esticá-la para se adequar ao tempo padrão de um longa animado DC, que fica entre 1:15hr e 1:20hr. O resultado? A inserção de vários personagens da mitologia do Homem Morcego sendo reimaginados para a época. Confira o sneak peak para ver as aparições:

Olha, eu, particularmente, não veria problema em ver um filme de apenas 30 minutos totalmente fiel a trama e que aproveitasse o pouco tempo pra investir na qualidade da animação. Batman: Gotham City 1889 casaria muito bem com o visual sombrio da animação do Spawn, por exemplo, ou com o visual da adaptação animada de The Amazing Screw-on Head, obra também de Mignola e que, infelizmente, teve apenas um belíssimo episódio. O clima sombrio se perde totalmente nesse visual colorido e iluminado demais e esse character design totalmente afastado da bela arte do Mignola, ponto alto da HQ, não me anima muito. Ficou algo entre The Batman e os dois longas animado do Hellboy que caem na mesma armadilha de deixar tudo “juvenil” demais.

Steampunk-Batman-1024x715

batman-gotham-by-gaslight-first-look

Outra coisa que me causou estranheza foi darem uma moto ao Batman, sendo que na história original as pessoas só andavam de charrete, no entanto a motocicleta foi criada em 1869, 20 anos antes, mas consistia apenas em uma bicicleta com motor. Então é, de certa forma, plausível.

Quanto a qualidade da animação, eu já venho dizendo isso a um tempo, a DC parece estar economizado MUITO e deixando seus longas duros, com animações pobres o que acaba resultando em algumas cenas grotescas, como em Liga Da Justiça sombria, em uma cena onde o Constantine corre de maneira bizarra, levantando o braço direito junto com a perna direta e o braço esquerdo junto com a perna esquerda, ou em outra cena onde os personagens não andam , mas DESLIZAM no cenário. Essa mesma falha, aliás, acontece no recente Batman e Arlequina. Prestem atenção na cena onde ela anda sozinha pelas ruas, pouco antes de confrontar o Asa Noturna.

Constantine em Liga da Justiça Dark. Quem corre assim?

Constantine em Liga da Justiça Dark. Quem corre assim?

No mais, tem Bruce Timm…mas isso já não me deixa muito tranquilo, pois ele é só o produtor executivo e pouco da mão dele acaba no produto final, que deve deixar a direção a cargo dos inconstante Jay Oliva ou Ethan Spaulding.

Ainda assim, espero que supere minhas não muito confiantes expectativas. E espero que a Panini relance a HQ em um Lendas do Universo DC junto com outras histórias curtas do Mignola a frente do Batman, como Sanctum, por exemplo (se bem que acho que ele só fez essas duas…). Agora é esperar pra ver.