Batman e Robin- O Retorno da Dupla Dinâmica: A Nobre Arte de ser ÉPICO!!!
Se você é fã do Homem-Morcego, com toda certeza tem um longa animado estrelado por ele que é seu preferido, certo? Qual seria? Máscara do Fantasma? Ano Um? O Cavaleiro das Trevas? ESQUEÇA TODOS ELES!!! ESSE É O MELHOR LONGA ANIMADO DO BATMAN DE TODOS!!! E com o Batman que vale!
Batman e Robin- O Retorno da Dupla Dinâmica (Batman & Robin- Return of Caped Cruzaders) é baseado na fomosa série de 1966, estrelada por Adam West e Burt Ward (Batman e Robin, respectivamente) e com nomes como Julie Newmar (Mulher Gato), César Romero ( O MELHOR CORINGA DE TODOS) e muitos outros nomes famosos na época. E,infelizmente, excetuando o já saudoso César Romero, o elenco principal volta nas vozes de seus respectivos personagens, trazendo uma dose a mais de fodacidade a coisa toda!
Na trama, Batman e Robin tem que impedir o quarteto formado pelo Coringa, Pinguim, Charada e Mulher Gato de roubarem um raio duplicador afim de duplicar o planeta. Isso mesmo que você leu: DUPLICAR O PLANETA! O non-sense da série original permanece inabalável!
Claro que Batman e Robin impedem o quarteto canalha mas, no processo, Batman é infectado por um “suco de morcego” feito pela Mulher Gato para controlar o cruzado embuçado ( esse nome sempre me fez imaginar o Batman vestindo uma bat-fantasia de buceta…). Aparentemente o plano da Mulher Gato falha, já que o Batman se mostra imune. Mas a terrível verdade é que o homem morcego está sofrendo os efeitos do infame veneno de forma lenta e está se transformado numa versão sombria de si mesmo. Que é, basicamente, o Batman dos quadrinhos pós Neal Adams…
O filme tem TUDO que o fã da série clássica (e até os não fãs) pode esperar: galhofagem aos litros, onomatopeias gigantes na tela na hora da porradaria, Batman barrigudinho, a lendária Batusi, todos os veículos clássicos, cena de escalada, cena sobreposta do Batman olhando com o binóculo sobre a cidade, Tia Harriet e,claro, frases esdruxulas com palavras sempre começando com a mesma letra (“Seu pernóstico patife pilantra pavoroso!”).
Mas os fãs do verdadeiro clássico também não se sentirão abandonados! SIM! O ar de Feira da Fruta IMPREGNA toda a animação, mesmo sem querer! Momentos de duplo sentido, colocando em cheque a qualidade real do relacionamento entre Batman e Robin dão as caras a cada 5 minutos. Até tia Harriet dá umas alfinetadas quanto a isso. O único ponto negativo é não termos uma cena da tia Harriet junto ao Coringa. Isso seria lendário!
Como eu já disse, as vozes originais sãos feitas por Adam West, Burt Ward e Julie Newmar. E, tirando o Burt Ward, que é o mais novo do trio (71 aninhos, apenas) e consegue enganar como um adolescente (o cara é bom!), chega a ser meio hilário ver o Adam West , no auge de seus 88 anos, falando com aquela voz de velhinho reclamão. A impressão que dá é que ele vai parar no meio da fala e dizer “Peraí…arf,arf,arf…caraio..arf,arf,arf…para o…arf..para o BATMÓVEL!” . Julie Newmar, com seus 83 aninhos, também tem a voz que entrega a idade, a diferença é que a vovó ainda dá aquele caldo…dá um confere…
Ah, vale citar que três atrizes viveram a Mulher Gato, Julie Newmar, Lee Meriwether e Eartha Kitt, todas devidamente homenageadas em uma cena onde as três aparecem juntas devidamente paramentadas!
Na versão Brasileira temos o retorno de Marcio Seixas ao papel de modo espetacular! O cara É o Batman, não importa a versão! E nessa ele está sensacional, indo do sério ao histriônico em segundos. Aliás, bem que a Warner poderia lançar uma versão de Batman v Superman com o Márcio Seixas dublando o Affleck. Aí eu até me arriscaria a assistir aquela bosta de novo…
Outra coisa legal é um dos momentos onde a transformação do Batman em “Cavaleiro das Trevas” começa a acontecer e temos uma homenagem ao clássico de Frank Miller com direito a citação da frase “Essa é uma mesa de cirurgia e eu sou o cirurgião”. Mas o momento mais emblemático vem durante os créditos, quando temos a cena clássica do Batman carregando a bomba sendo reproduzida de várias maneiras muito divertidas e, pra completar, Batman mostrando seus dotes bailarinescos junto da Mulher Gato.
Olha, depois de tantos baixos nas suas animações, a DC finalmente acerta em cheio com Batman e Robin- O Retorno da Dupla Dinâmica. O filme é divertido, descompromissado e incrivelmente hilário! Se você não viu, corra e vá ver!
Nota: 10
PS: Atenção para as cenas onde o Batman dá uma bronca no Robin por não atravessar na faixa e uma das cenas finais quando aparece o Bat-lenço. SENSACIONAIS!