Aldnoah zero
Se escreve ΛLDNOΛH.ZERO.
Em 1972 a missão Apolo 17 encontrou na lua o Hiperportal, que permitia viagem instantânea até Marte. Os primeiros colonos em Marte encontraram uma tecnologia que foi batizada “aldnoah”, que garantia energia e autossuficiência, mais ou menos. Em algum tempo eles passaram a chamar o planeta de VERS e, fundando um império de cunho religioso, cortaram os laços com a Terra.
Como era de se esperar, as hostilidades começaram não muito tempo depois e terminaram de forma pouco diplomática, com o Hiperportal explodindo por sobrecarga (era usado para enviar tropas de Marte/VERS à Terra) e levando metade da lua pra putcha que los pario.
Um efeito colateral foi que a Terra foi bombardeada com fragmentos e ficou bem zoada. Esse evento passou a ser conhecido como Queda dos Céus. A guerra acabou, com algo como uma vitória para VERS. Em orbita da Terra ficaram os soldados de VERS que estavam do lado de cá do Hiperportal. Eles se estabeleceram em 37 clãs e se denominam, orgulhosamente, Cavaleiros da Órbita.
Em 2014, 15 anos depois da guerra, a princesa de VERS, Asseylum VERS Allussia (os marcianos levam muito a sério essa coisa de serem separados da Terra e colocam os humanos como uma sub raça, a despeito da colonização de marte ter cerca de 30 anos), agora que a viagem espacial convencional se tornou viável. A intensão dela é estabelecer um tratado de paz entre a Terra e VERS.
Mas o anime seria bem parado se não houvesse gente tentando evitar isso.
O problema é que um bando de estudantes acaba pego no meio dessa quizumba. Mas não são estudantes comuns. Dado o fato que há uma força de combate marciana literalmente sobre nossas cabeças, os alunos a partir de uma certa idade costumam passar por treinamento de combate nos mechas terrestres. Esse grupo, liderado pelo frio e gelado Inaho Kaizuka se mete em altas confusões para escapar de uns marcianos muito doidos.
Os mechas são bastante bem trabalhados e houve uma boa diferenciação entre os mechas terrestres e os marcianos, muito mais avançados, embora em menor numero.
O anime é um pouco arroz com feijão, mas bem feito e com um bom tempero e com 24 episodios em duas temporadas, é um bom passatempo. Comparações com Gundam são quase inevitáveis, justificadas até, mas não são em detrimento da série. Os personagens, com exceção de alguns, poderiam ser mais bem trabalhados.
Esse tread http://archive.foolz.us/m/thread/11093640 coletou do site japones do show uma timeline bem detalhada, entre outras informações, e as traduziu, para inglês. Para que gosta e foi alfabetizado em inglês é bom dar uma olhada.