A imagens mais raras de CDZ.

Sim, eu tô sem assunto!

Não se engane com o título do post, eu não vou mostrar um desenho bem feito do Kurumada porque, nas imortais palavras do Padre Quevedo ” ISSO NON ECXISTE!”. Nesse post vamos passar as vistas em imagens promocionais do anime com as belíssimas artes de Shingo Araki e Michi Himneno, que SABIAM DESENHAR DE VERDADE, e que as revistas que só sabiam falar a mesma coisa de novo e de novo E DE NOVO sobre cavaleiros, como a Heróis e a…er…Heróis do Futuro (originalidade não era o ponto de foco na hora de nomear revistas pós-Herói naquela época) nem sabiam que existiam pra colocar na milionésima matéria da semana sobre como o Seiya subiu as 12 casas e como o futuro era brilhante com as DIFENRENTISSIMAS sagas de Asgard e Poseidon iam ser revolucionárias trocando o foco dos 5 moleques enlatados subindo escadas pra correrem em terrenos planos agora.

Enfim, vamos começar essa bodega logo porque esse é um post de ler as figura!

Ah, e já aviso que a origem de muitas das imagens eu não sei mas as que eu souber eu informo! Pra começar, algumas artes promocionais do lançamento do anime em 1986.

Tá, essa nem é tão incomum assim. Mas é bem bacana, tem uma cara de decoração de festa infantil dos anos 90.

Essa próxima é curiosa pois estampa a caixa de uma marca Malaia de lápis de cor chamada Koki que também trazia artes de Dr. Slump e Dragon Ball além de trazer as artes da frente da caixa em miniatura pra molecada poder gastar o lápis já na saída. A arte da caixa é, de fato, oficial, agora se era legalmente usada, aí são outros quinhentos….

As próximas artes foram retiradas de uma série de três artbooks lançados pela Shonen Jump chamados Jump Gold Selection e cobrem desde o inicio da série até a Saga de Poseidon.

Em dado momento do artbook o pessoal da Shonen Jump deve ter se confundido pois colocaram imagens de outra adaptação de um mangá do “”””mestre”””” , Fuuma no Kojiro. Mas eu nem posso culpá-los já que É TUDO IGUAL!

Há também uma imagem com todos os bonecos lançados na época. Porém, é importante notar um detalhe curioso. No canto esquerdo da imagem podemos ver o que parecem ser os cavaleiros de aço com ARMADURAS NEGRAS!

Não sei se chegaram a ser lançados, pois não era incomum um brinquedo aparecer numa imagem promocional de futuros lançamentos mas não chegar a ser lançado de fato. Vale citar também que os cavaleiros negros só eram conseguidos através de um processo que envolvia comprar certa quantidade de bonecos da linha, cortar um selo que vinha no fundo da caixa, enviar para a Bandai e você recebia um dos 5 cavaleiros negros. Isso também se aplicava aos hoje raríssimos Grande Mestre com sua cadeira dourada, a armadura de sagitário quadrada e a armadura de cristal da saga de Asgard. Porém, como acompanho uns canais de colecionadores que as vezes buscam essas raridades, eles nunca falaram dos cavaleiros de aço com armaduras negras, o que pode significar que foi uma ideia que não foi pra frente.

As próximas imagens são promocionais dos três OVAs e do longa metragem. Dessas vale destacar a mudança de cores de alguns personagens entre a arte promocional e as versões finais em película.

Eu já falei isso em post anterior mas não custa nada relembrar. A ideia original pro personagem Midgard no OVA de Asgard não era que ele fosse o Hyoga (OLHA O SPOILER), mas um personagem completamente inédito. A ideia foi abandonada de última hora mas o design do personagem sem máscara foi reutilizado na saga de Asgard na TV na forma do personagem Hagen de Merak. Porém, a curiosidade aqui está pro fato de que no primeiro teaser do OVA o personagem não aparece com sua característica cor laranja mas com uma cor verde.

Porém ele não foi o único. O personagem Ullr (ou Ur Ou Url, depende de quem escreva) aparece com a armadura laranja nesse mesmo teaser mas acabou com a armadura azul escura na versão final bem como o Loki, que aparece com a armadura azul escura na imagem mas na versão final herdou a cor verde que seria do Midgard.

Agora vamos as imagens do longa metragem do Abel que também tem umas imagens dos personagens com cores bem distintas do produto final. A explicação aqui se deve ao título original do filme, Saint Seiya: Shinku no Shônen Desentsu, em português Saint Seiya: A Lenda dos Jovens Carmesins. A cor dar armaduras seriam todas vermelhas fazendo referência justamente aos jovens carmesins , os guerreiros de Abel que ficaram conhecidos como Guerreiros da Coroa do Sol no final.

Agora vamos ao que eu considero O PIOR OVA de CDZ onde além de não fazer sentido nenhum, tem a pior animação, o pior desenho de personagens, as piores e os piores tudo. Sério, eu não gosto dessa merda do fundo de meu coração! Apesar de ter assistido até a exaustão quando moleque…

E é só essa dessa porra! Agora vamos pras imagens promocionais de produtos, como jogos, card games e…bom, qualquer outro produto lançado nos anos 80 e 90.

Eeeee…oficial vai ser só essa mesmo porque não tem graça! O que tem graça mesmo são as MARAVILHOSAS imagens bootlegs! São perolas de beleza rara feitas por mãos esquerdas com atrofia que, ainda assim, desenham muito melhor que o “””””mestre”””””. Maravilhem seus olhos com estas que só podem ser descritas MINIMAMENTE como peças de arte!

Comecemos com a maravilhosa coleção de quebra-cabeças da marca francesa Lulu Berlu cujo o traço lembra um desenho educacional que passava na TV Cultura ou no Canal Futura.

Agora vamos a um produto que era bem comum no Brasil e que eu cheguei a ter dois, que eram os livros para colorir. Só que no Brasil eram feito tracings (desenho por cima) de artes originais. Já no México…meus amigos e minhas amigas, vocês precisam ter a noção de que o México é um dos MAIORES EXPOENTES DOS BOOTLEGS MUNDIAIS! E tudo que eles fazem é próprio e MARAVILHOSO! Então CONTEMPLEM ESTAS MADONAS MODERNAS!

Agora uma série de imagens com reimaginações dos cavaleiros como…CYBER CAVALEIROS! Sim, os Mexicanos fizeram BT’x ANTES do “””””mestre””””” sequer cogitar criar BT’x nessa série de ilustrações do tipo “recorte e cole e vista o personagem”! Aliás, quem nos garante que não foi daí que o “”””mestre”””” teve sua inspiração…?

Agora partamos pra uma série de peculiares adesivos fuleiros com reimaginações ao estilo Image Comics dos personagens de CDZ, todos cheios de músculos, testosterona, anatomia duvidosa e nomes esquisitos!

Agora vamos pra uma que me surpreendeu de verdade! As capas da versão tailandesa do mangá dos cavaleiros. A edições tailandesas, a exemplo das edições da Conrad, eram meio tanko e, por isso, as capas de número par eram exclusivas do Brasil produzidas com artes do Kurumada e um photoshop vagabundo de fundo 100% nosso! Já na Tailândia, a coisa era outro nível! Eles não se contentavam em colocar um fundo seboso atrás duma “arte” do “”””mestre””””! Nãããão! Eles iam além! TESTEMUNHEM!

Pesquisando pra esse post eu acabei descobrindo muitas outras maravilhas, mas como o post já está gigante e eu já estou há HORAS pesquisando imagens sem parar de me maravilhar, vou deixar pra uma possível segunda parte. Pra fechar, fiquem com essa imagem do Hyoga dando uma voadora que ele NUNCA deu na série retirada de um dos artbooks originais.

Até a próxima, amiguinhos e amiguinhas!