Exterminador do Futuro Destino Sombrio – por Evandro
Um reboot que não é reboot mas parece um remake.
Sarah Connor salvou a humanidade da Skynet ao evitar que John Connor fosse morto, ele não é mais importante, uma nova revolta das máquinas vai surgir no futuro, e uma nova salvadora vai aparecer e criar a resistência.
Este é o plot do novo filme do Exterminador do Futuro, que ignora todos os filmes anteriores e continua a história a partir do 2° filme, com direção de Tim Miller (Deadpool) e produção de James Cameron.
Mesma história, personagens diferentes, o exterminador Rev-9 (Diego Luna), uma espécie de T-1000 melhorado, é enviado ao passado para matar a jovem Dani Ramos (Natalia Reyes), a rebelião envia Grace (Mackenzie Davis), uma humana aprimorada para protege-la, no meio da treta surge um rosto conhecido (para nós) pra ajudar, Sarah Connor (Linda Hamilton) que se especializou em exterminar exterminadores.
Como eu disse, a história é sempre a mesma, mas isso não deixou o filme ruim para mim, eu me diverti muito assistindo, achei um puta filme de ação, com muita porradaria massa, algumas cenas meio confusas devo dizer, com muita coisa acontecendo rápido demais. mas no geral foi muito bom, o fato de Grace ser meio ciborgue foi um conceito bem interessante, pois ela consegue bater de frente diversas vezes contra o Rev-9, mas por ser humana ela possui limitações, e não consegue manter o ritmo por muito tempo, isso gera lutas violentíssimas ao mesmo tempo em que precisam continuar fugindo pois o Exterminador é aparentemente indestrutível.
Ainda temos uma Sarah Connor mais fodona do que no 2° filme. Apesar de ter evitado o apocalipse das máquinas, diversas delas foram enviadas para épocas diferentes, elas continuam chegando ao passado e Sarah recebe mensagens criptografadas informando onde eles vão surgir, Linda Hamilton nasceu para este papel, se por acaso esta “nova franquia” tiver continuações, espero que continuem mantendo a personagem.
Quanto a mudança do personagem salvador, não me incomodou, já fizeram tanto filme ruim envolvendo John Connor que achei a troca positiva , Dani apesar de ser bem pró ativa ainda não passa a vide de “vou ser a salvadora da porra toda”, mas, se parar pra pensar, o John Connor delinquente juvenil do segundo filme também não passava.
O que incomodou um pouco foi a presença do Arnold Schwarzenegger, novamente e mais uma vez interpretando um T-800, que desta vez adquiriu uma espécie de consciência e vive como se fosse um aposentado, ele acaba virando um alivio cômico (eu ri vendo o exterminador de bermudinha e camiseta vivendo uma vida pacata). Ele dá uma boa ajuda as protagonistas, mas fica a sensação que poderiam ter feito o filme sem a presença dele.
O tempo todo o filme faz referências a franquia, seja nas cenas ou frases clássicas, mas sempre modifica de alguma forma, dando aquela sensação de já te vi antes.
Por fim, achei um ótimo filme de ação, que comete algumas derrapadas, mas não comprometeu o resultado final, foi a melhor coisa que saiu depois do 2° filme, o que pode não dizer muita coisa já que a franquia só afundou, mas aceitemos os fatos, nunca vão superar o excelente Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final.