Teen Titans GO! to the movies – Jovens Titãs em Ação! no cinema
Slaaaadeeee….
Por mais que se discuta os méritos de outras séries animadas, a verdade é que Teen Titans Go! é a campeã em hate, desgosto, antipatia e nojinho em geral.
Há duas razões principais para isso, embora não as unicas. O fato desse desenho ter substituido o ótimo Young Justice (que falhou por vender bonecos para o publico “errado”) e as memorias do desenho anterior dos Titãs. Que a bem da verdade, não era essa coisa toda e recebeu também muitas criticas por causa das gags visuais.
Só que esse ódio não é totalmente injustificado. Há muitos episódios e momentos que são absurdamente ruins. Mas quando o desenho acerta, é pra valer. Como esquecer detalhes como a urna com as cinzas do Jason Todd na batcaverna (completa com um pé-de-cabra saindo dela), Weird Al dublando Darkseid, ou os episodios quando o estilo do desenho muda completamente?
Os roteiristas passaram a usar as criticas quase como medalhas e uma licença para extrapolarem ainda mais.
Mas vamos ao filme.
Achei algo interessante que o logo da Warner é acompanhado por uma aparição do Patolino doidão sequelado, já que, para mim, o desenho é o mais próximo atualmente do velho humor retarda dos Looney Tunes.
Na trama Róbi, fica bolado porque todo mundo está ganhando filmes, até os Desafiadores do Desconhecido e o Remendo Maluco. A gota d´agua é quando o Cinto de Utilidades ganha um filme e ele não.
Isso o faz notar que ninguém o leva, e aos Titãs, a sério. Eles são vistos como uma piada, uma vergonha para os super herois. E para ser respeitado como herois, eles precisam de um filme. E para ter um filme, eles precisam de um arqui inimigo.
É muita metalinguagem. Já que isso meio que reflete o proprio show a partir de um certo ponto.
O filme mostra eles bem como na série, uns babacas pelo prazer de ser babacas, num certo momento eles acreditam que para terem seu filme, não podem haver outros herois mas percebem, tarde demais, que isso seria um erro. Então a solução para um dos problemas me fez murmurar “Puta merda…”. Ou a reação deles à presença de Shia LaDuff e ao inevitável cameo de Stan Lee.
Só que tem uma coisa. Embora o filme tenha as partes que fazem um bom episodio de Teen Titans Go!, tem também as ruins. Então se as babaquices e piadas de peido são um problema para você, bem, isso está aqui.
O que realmente me chamou a atenção foram as piadas e detalhes no fundo, coisas sutis como o cartaz “ApocoLIPS and Lashes”, Ravena mencionando que não é facil encontrar terroristas libios para obter plutonio para suas Bikes do Tempo ou a quantidade absurda de personagens. Hehe, o cartaz do filme “Jonah Rex” tem um dinossauro….
Enfim, o treco acaba por ser engraçado, nem todas as piadas caem bem, mas a maioria delas sim, e é meio que uma critica/paródia/desconstrução/reconhecimento do cinema de super herois.