Mês da animação de ação – Spiral Zone
Poder Espiral é outra coisa.
Esse é um bom exemplo de ótimo conceito mas execução que fica a desejar.
Num futuro ai qualquer, um cientista doidão assume o controle de uns satélites militares e usa para espalhar as Zonas Espirais pelas grandes cidades do mundo.
Uma Spiral Zone não é aquele lugar que você diz que as mães de seus desafetos no tuilder trabalham. É uma imensa área, quase metade do planeta na verdade, coberta por uma neblina
estranha. Essa neblina tem o efeito de transformar as pessoas nela em seres sugestionáveis, com um olhar fixo e amarelado, cobertos por estranhas escaras e principalmente, mentalmente controláveis, como se estivessem estudando Humanas.
Esse cientista adotou o nome de Overlord, porque afinal, quem não faria isso? E mais, juntou um pequeno grupo de maloqueiros para ajuda-lo nessa iniciativa. Assim como ele próprio eles são imunes aos efeitos de controle mental da Zona Espiral, mas não ao que afeta sua aparencia, se denominando Viuvas Negras.
Curioso como pouca gente parece lembrar que esse é o nome de uma porra de uma aranha peçonhenta e agressiva.
Enfrentando essa turma da pesada está um pequeno grupo de elite equipado com o raro equipamento que os protege dos efeitos da Zona, os Zone Raiders que por sinal, também é o nome alternativo da série e daquelas absurdas motos de uma roda só.
O desenho não sai muito daquele feijão com arroz tipico, o que realmente é uma pena, pois ele tem pontos que poderiam ser muito interessantes. A situação das pessoas na Zona Espiral por exemplo. Os Viuvas Negras usam eles como buchas de canhão e sua bio energia alimenta o Gerador de Zona. Por outro lado, os Zone Raiders não podem contra atacar esse pessoal, afinal não passam de vitimas controladas mentalmente, e ainda fica implicado que não é incomum que passem fome, ou morram disso, a espera de ordens.
O fato de metade do planeta ter sido coberta por aquela losna também deve ter fodido a geopolica, e isso é mostrado um pouco, mas poderia ser bem explorado. Afora o fato que embora os Riders tenham algumas vitorias, eles não estão conseguindo muito progresso e a coisa virou uma guerra de atrito entre eles e os Viuvas Negras.
Se não fosse um desenho americano poderia ser foda. Ou se fosse feito como Inumanoides.
O desenho só durou uma temporada, ainda que com uns 60 e tantos episodios, e realmente não merecia mais pelo que apresentou, embora um bom potencial tenha sido desperdiçado, que pelo que me lembro, teve origem em uma linha de brinquedos do Japão. A historia veio depois.
Mas é um esforço muito grande tentar assistir mais que alguns episodios, tanto pela pouca qualidade quanto pela dublagem pavorosa da versão brasileira.
Ficou a trilha sonora da abertura ao menos.
Ééééé……