A Morte de Stalin
Corrigindo um imbecil aí: “Morreu foi pouco”.
Entre as várias coisas ruins vindas da velha URSS, uma situação merece ser lembrada como a idiotice que foi e a comédia que a gerou.
Stalin dava ordens claras para não ser incomodado em hipotese nenhuma a partir de um certo horario da noite, possivelmente quando ele ouvia musica e se masturbava com um bratwurst.
De forma que, quando ele passou mal e claramente caiu em seu escritório, todos estavam tão apavorados em descumprir uma ordem e ser mandado com a familia para um gulag que levaam horas para criar coragem e entrar no quarto, onde Stalin agonizava com a dignidade que lhe era merecida.
Ou seja, deitado em seu proprio mijo.
Baseado num quadrinho frances, o filme detalha alguns dias antes e depois da eponima morte do ditador, e o caos que se instaura com o passamento do bigode.
Há cenas excelentes que retratam bem a insanidade do lugar, como a situação do diretor da Radio Moscou, obrigado a repetir uma opera pois imediatamente após a exibição original, Stalin liga para ele dizendo que quer uma cópia do Concerto. Para daqui alguns minutos. E não havia sido gravado.
Ou qualquer cena que a NKVD, a policia secreta do Ministerio do Interior aparece para executar as famosas listas de expurgos dos inimigos da Revolução.
Toda a zona e lutas pelo poder depois da morte de Stalin. na verdade ocorreram no espaço de alguns meses, embora o filme tenha feito parecer que foram apenas alguns dias.
O elenco é nada menos que do caralho. Jeffrey Tambor como o lesado Malenkov, Steve Buscemi como Nikita Khrushchev Simon Russell Beale como o odiavel (um feito, considerando a companhia) Lavrentiy Beria entre outros.
A pequena participação de Jason Isaacs como o general fodão Zhukov também merece uma nota.
Na verdade, uma coisa legal é justamente conhecer os personagens e ver como eles ficaram colocados sob uma lente de aumento digamos assim, então dá para notar como agia o cusão Molotov, o ambicioso Khrushchev e outros. Menos Stalin. Ele era um babaca ainda maior na verdade.
Naturalmente o filme foi banido da Russia e de alguns Baijões aí da vida, mas tente resgata-lo de algum gulag online. É sempre bom rir mesmo dos maiores absurdos, principalmente quando é a propria vida que escreve o roteiro.