Semana do Relativismo Tempo Espaço – O Voo do Navegador

O voo do Internet Explorer é instalar o Chrome.

Um dos meus filmes favoritos quando criança (durante a Recombinação. Elétrons eram a grande novidade da época) era O Voo do Navegador.

Deve ter passado algumas vezes na tv aberta, mas era mais comum que eu alugasse.

No final dos anos 70, um garoto de 12 anos, David Freeman, cai de uma ribanceira. Quando acorda, percebe que se passaram 8 anos. A questão é que ele está da mesma forma que estava quando ocorreu o acidente. É 1986 e ele passou esses oito anos desaparecido.

David acaba encontrando sua familia, todos bem mais velhos agora, e é levado para exames. Esses exames, não lembro bem como, revelam que sua mente está repleta de dados de navegação e cartas estelares, entre outras estranhezas.

Como Sarah Jessica Parker quando ainda era humana.

Como Sarah Jessica Parker quando ainda era humana.

Isso acaba levando David até a NASA e, com a promessa de descobrir o que aconteceu com ele, à mais testes. Isso revela que ele esteve em um planeta situado à uns 500 e tantos anos luz da Terra, o que provavelmente explicaria sua idade, um efeito da dilatação do tempo causado pela velocidade em que viajou. Segundo alguém calculou, David viajou mais de 2 milhões de vezes acima da velocidade da luz. Carai.

David, vagando pela base acaba encontrando uma nave espacial e entra à bordo. A I.A. que controla a nave, batizada por David como Max, chama o menino de “Navegador” e agora eles precisam ajudar um ao outro.

Navigator01

Além de ter uma premissa interessante, o filme trata bem do estranhamento da situação de David, que inclusive havia sido declarado morto. Então temos os pais e o irmão dele, tendo que se acostumar não só com seu retorno, mas com as circunstancias dele e a situação do próprio David nesse mundo meio diferente.

E depois tem a coisa toda com Max e a nave e tals.  Para um filme da Disney, tem um tom meio sombrio em alguns momentos, como a forma que os cientistas da NASA tratam David por exemplo.

tumblr_lzh77lMO101qi97u7o1_500

Bem, até a hora que lembramos que O Abismo Negro também é da Disney e não é muito facil ficar mais sombrio que aquilo.

Para a época, os efeitos visuais eram ótimos, e os animatronics, ainda estão bons. Naturalmente as CGIs envelheceram bastante, mas não de forma tão agravada como em outros filmes até mais recentes. a trilha sonora também é bacana. Mas como é anos 80, e fazia questão de mostrar isso, até por ser importante para a historia, se prepare para muito sintetizador.

O filme ainda é legal, mas notei que, acho agora a primeira parte dele, antes de David entrar na nave, mais interessante que a segunda, onde já vira uma aventura mais comum. Sintomas de ficar velho, creio.

Como mostra o proprio ator, aqui no seu mugshot após participar de um assalto

Como mostra o proprio ator, aqui no seu mugshot após participar de um assalto

Muito se ventilou um remake desse filme, algo que, nesse caso seria bem vindo, por se tratar de uma obra meio que desconhecida, e desta vez parece que o projeto está avançando mais.

Interessante.