It – A Coisa!
Todos flutuam no ralo da internet!
Demorou mas consegui escrever esta resenha, maldita faculdade atrapalhando minha procrastinação! =D
Para quem vive em outro mundo e não sabe, IT é a adaptação do livro de Stephen King publicado em 1986, e que foi adaptado para a televisão no formato de minisérie em 1990 com Tim Curry como o palhaço Pennywise, aqui para o Brasil saiu como filme de 3 horas mesmo. E agora 27 anos depois, (mesmo tempo que o It leva entre suas hibernações, coincidência? Claro que não!) temos essa nova versão, com o ator sueco Bill Skarsgård (não sei pronunciar este nome) fazendo o palhaço encapetado.
De cara já devo dizer que o filme não é uma boa adaptação do livro. Eu li o livro? NÃO! (ainda estou no capitulo 3), Mas pesquisei e conversei com quem leu para saber as diferenças, concluindo que o filme de 90 ainda foi melhor adaptado que a versão atual, mas o filme é ruim? NÃO, muito pelo contrário, curti pra caralho!!!!!!
A grande mudança aqui, (além de diversos pontos que mudaram na história, e é tema pra outro post) é que o filme se passa somente em uma época, com as crianças enfrentando o IT. Tanto no livro quanto filme a história se alterna entre 1958 (quando o grupo enfrenta o IT pela primeira vez) e 1985 (quando eles já adultos precisam voltar a cidade para uma última batalha contra a Coisa).
Na história várias crianças estão desaparecendo e o grupo formado por Bill, Richie, Ben, Eddie, Stan, Mike e Berverly descobrem que o responsável é um ser sobrenatural maligno que eles chama de It, e que se apresenta na forma de um palhaço, se alimentando de medo, eles se envolvem em altas confusões tentando vencer a criatura, enfrentando seus medos e os bullyng da escola, basicamente é isso.
Achei o filme fodasso, as cenas de terror estão excelentes, a morte do Garoto no começo é muito parecida com o livro e de uma crueldade sem tamanho, outras cenas como o sangue na pia e os slides na garagem me marcaram bastante, não cheguei a me assustar com as cenas, eu meio que já esperava por elas, mesmo assim dá aquele arrepio. O filme está bem sanguinolento, mas também está muito mais descontraído, com diversos momentos de piadinha e cenas engraçadas, algo que não tinha espaço no filme de 90, mesmo assim me pareceu bem dosado, não acontecendo naqueles momentos mais sérios (talvez se fosse um filme da Marvel, quem sabe).
Sobre as atuações, são excelentes, as crianças estão mandando muito bem, cada um com bastante tempo de tela para mostrar seus medos e problemas pessoais, Bill Skarsgård está foda como Pennywise, na minha opinião, tão bom quanto o de 90, no original ele até tenta se apresentar de forma amigável, mas ainda é o Tim Curry por trás da maquiagem, não tem como não se cagar todo, já o It de Skarsgård está o tempo todo com aquela cara de “Vou te matei” sendo assustador só no fato de encarar as crianças, aqueles olhos um no peixe e outro no gato me causam muito desconforto putamerda!
Pessoal anda comparando muito o filme com Stranger Things, tem até um dos atores no filme, mas acho que o motivo maior é o fato da história ser, um grupo de crianças nos anos 80 lutando contra algo sobrenatural, mudaram para os anos 80 a data que se passa a história das crianças, muito provavelmente para que a parte 2 (sim vai ter parte 2) com eles adultos se passe nos anos 2000 e não fique “datado” demais, de resto não achei, devo lembrar que o livro é de 86, muito antes de Stranger Things pensar em existir.
O filme já bateu uns recordes de bilheteria para um filme de terror, garantindo a continuação marota.
Enfim, filmão, assistam! Fiquei muito na vibe para essa continuação, com todo mundo adulto e esperando algo muito mais violento do que este já foi, talvez até lá eu já tenha terminado o livro (mais de mil páginas, Caraaaalhooo) e possa fazer comparações com mais propriedade igual a um nerd velho chato e rancoroso!!!
Até mais amiguinhos!!!