Top 10 Fases de Elevador
Pra descer é ainda mais fácil.
Uma das mais clássicas tradições, em especial dos jogos de porrada, é a fase no elevador. Quase todos os Beat´em Up da velha guarda tinham uma.
E era onde normalmente você ser um sujeito esperto e jogar os inimigos para fora, esperando que eles, ou seu brother, não fizessem o mesmo com você.
Fase de elevador tinham outro problema além da queda, que era o espaço geralmente limitado para se movimentar, o que, somado a tendencia dos inimigos se aglomerarem, levava a pancadarias tensas.
10 – Rushing Beat 2 – Lift
Comecemos com o pouco conhecido Rushing Beat 2, do Snes. É uma boa série de jogos, com uma grande capacidade de ser batizada com vários nomes ao sair do Japão. Rival Turf!, Brawl Brothers e The Peace Keepers são os nomes que cada um dos jogos da série recebeu nos EUAses. No consistente Japão é apenas Rushing Beat , Rushing Beat Ran — Fukusei Toshi e Rushing Beat Shura.
Não são numeros, mas pelo menos dá pra saber que se trata da mesma franquia.
Enfim. Numa época em que os personagens de jogos de porrada tinham pouca diferença entre si, exceto o manjadão trio Velocidade, Força ou Equilibrio, os dessa série realmente se destacavam nesse ponto.
9 – Alien vs Predator – Round 2: War in the Underpass
A versão do Snes desse jogo é tão ruim quanto os filmes. Então nem vale a pena lembrar. Agora a boa, e a que todo mundo recorda é a do arcadão.
E como não iriam? Com um mundaréu de fases, armas, diferentes tipos de Aliens para enfiar a porrada e ainda podendo jogar com um Predador ou com Dutch “Arnold schwarzenegger” Schaefer, é Capcom no se mais fino. Não lembro porém se é possivel jogar os Aliens pra fora do elevador.
8 – Cadillacs and Dinosaurs. – Level 7: The Basement
Nunca foi muito a minha praia, e nunca soube bem o porque. Tem carrões e dinossauros. Como pode isso?
Mas tá. Lembro no entanto da fase do elevador e foi o bastante para entrar aqui.
7 – Sailor Moon (Mega Drive) – Level 1: City
Pois então.
As pessoas assistiam Sailor Moon por uma das duas razões: pela historia ou pelas pernas. E o jogo do Mega tinha pause, o que contava favoravelmente.
Não que o jogo em si fosse ruim. Dava pra escolher entre as cinco marinheiras mais famosas e elas tinham boas diferenças entre si. Só não era um puta jogão.
A fase do elevador no entanto era memorável, principalmente por ser estranhamente longa, mas não era dificil de despachar os monstros.
E pra variar, a versão do Snes tinha várias censuras, em particular nas cenas de transformação e até menos bosses.
6 – Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time – “Technodrome: Let’s Kick Shell!”
Ainda o jogo quintessencial das Tartarugas e o que fica pau a pau com o arcade.
Essa é uma fase de elevador que pode ficar diabolica, principalmente quando aparecem aqueles robos que lançam cordas de choque. Pior, ela é bem apertada e não tem esquema para jogar os inimigos pra fora do elevador.
5 – Super Double Dragon – Mission 1: Las Vegas
Esse é um titulos pouco conhecidos da franquia, o que é uma pena, porque é um dos melhores. A dificuldade usual de Double Dragon e muitos movimentos novos mostravam que a Technōs queria mostrar serviço no novo console.
A fase do elevador também buscava um diferencial. Enquanto você subia em um, os capangas vinham em outro e saltavam no seu. Felizmente vinham em grupos pequenos, mas nunca era fácil lidar com eles e em dois jogadores podia ser terrivel. Principalmente se estivesse no modo que os jogadores podem se acertar. Hilário.
4 – Metal Gear Solid – Comms Tower B
Ok, esse não é de porrada, mas é interessante o bastante para entrar na lista. Até porque eu que estou fazendo, o que me dá plenos poderes de decidir. Espero que isso tenha ficado bem claro.
Há dois combates em elevadores aqui, mas o interessante é justamente esse da imagem. Esse onde o Snake está maluco atirando no ar? Claro que não Timmy. Ele está atirando em homens invisiveis.
E é isso mesmo. Snake está de boas quando seu parça Otacon o informa que o elevador detectou uma alteração no peso. Só pode significar gente invisivel ao redor dele.
Foi a explicação que dei uma vez quando perguntado “Essa roupa me deixa gorda?”.
3 – Super Contra – Lair Of The Jungle Aliens
O que pode ser mais dificil que uma fase de elevador cheia de inimigos para dar porrada? Uma fase de elevador num jogo de Contra, claro!
Acho que não é preciso explicar muito como isso pode ser terrivel e frustrante.
2 – Splatterhouse – Phase 6: Beast With a Human Heart
Tradicionalmente, todos os jogos da série tem fases de elevador, mas a do remake moderno merece uma menção separada por fazer algo diferente.
Aqui no caso é preciso defender os motores do elevador, já que as tranqueiras que te atacam também tentam destrui-los e derrubar o elevador. Isso leva a uma necessidade ainda mais frenética que o normal de esviscerar aquelas abominações.
1 – Streets of Rage 1 e 2
Não é apenas por ser um dos meus Beat´em Ups favoritos. Embora isso pese muito. O bastante para ser a principal razão e invalidar a primeira frase.
Não importa.
A mais clássica, está, claro no primeiro jogo, onde um elevador externo é usado para chegar até a sede do Sindicato, mostrando uma bela vista da cidade à noite ao chegar no topo. E é possivel também a arriscada e absolutamente inutil manobra de ficar em cima da proteção do elevador.
As ruas abaixo deviam ficar atulhadas de capangas mortos.
Streets of Rage 2 vai para o overkill com fodendo 3 fases de elevador. Uma prova que eles queriam superar o primeiro jogo em tudo mesmo.
Gunstar Heroes quase entra na lista, até que lembrei que a fantastica sequencia onde você enfrenta o Seven Force, é na verdade feita em carrinhos de mineração.
0,5 – Final Fight
Dessa vez Final Fight leva a pior, porque a sua fase do elevador, onde o mestre era o Rolento, foi cortada na versão do Snes. Por causa disso nem ganha imagem.
E aí? Lembram de alguma fase de elevador maneira?