Livros estranhos – Codex Seraphinianus
“Olha essas merdas loucas à nossa volta Morty!”
Publicado em 1981, obra do incomum Luigi Serafini, um artista plástico e designer italiano, o Codex Seraphinianus é algo parecido com uma enciclopedia, ou um manual maluco de D&D.
Suas 300 e trálálá páginas estão repletas de belas ilustrações de plantas, animais e várias outras coisas incompreensiveis. Tudo muito detalhado e aparentemente coerente, organizado. Mas sem nenhum sentido. É como se o Rick tivesse escrito um compendio das dimensões mais estranhas que esteve enquanto estivesse muito bebado.
Os onze capitulos são divididos em diversas áreas, como biologia, fisica, historia e outras coisas.
O que não faltam são teorias sobre o Codex, desde as mais cinicas até as mais esdruxulas, passando pelas absurdas e pelas estapafurdias. Mas o proprio Luigi afirmou não haver nada de oculto no livro. A linguagem é para dar ao leitor uma sensação semelhante a de uma criança ainda não alfabetizada, ou universitário da USP.
Não digo que é uma leitura interessante porque não há como se ler coisa alguma. Cópias fisicas são um tanto raras, pois é publicado em quantidades bem limitadas, mas não é dificil encontrar online e vale uma olhada.