Moonlight – Sob a luz do luar – Maratona do Óscar
Uma história sobre amor. Várias formas de amor. E você precisa assistir.
Black boys are blue under the moonlight
ALERTA DE SPOILERS
O filme lançado em 21 de outubro de 2016 conta a história de Little/Chiron/Black, um jovem negro e magrelo que é vítima de bullying, filho de mãe viciada, afilhado do dono da boca e que está em conflito com sua sexualidade.
A história é divida em três atos, sendo eles:
1 – Little:
Conta como Chiron – cujo apelido é Little – sofre bullying de seus amiguinhos, acaba sendo defendido por um homem mais velho e simpático, mas que também é o traficante. Logo também descobrimos que a mãe de Chiron é/está se viciando em drogas e ela chama o filho de bicha em um acesso de raiva. Esse momento é o gatilho para a homofobia internalizada de Little. Nessa parte também somos apresentados a Juan, que tenta ensinar Chiron a se defender.
Minha opinião:
Moonlight é um filme sensível, com uma fotografia espetacular, roteiro inteligente e que usa muito bem os espaços vazios para contar a história. Entre um ato e outro descobrimos muitos acontecimentos interessantes e outros ficam em aberto para deduzirmos (o que aconteceu com Tereza, por exemplo) e ainda tem a seu favor a coragem de não contar o destino de seu personagem principal. Apensa mostra que ele entrou em contato com sua homossexualidade em uma cena linda e o resto fica para a nossa imaginação.
Gostaria aqui de destacar duas atuações fantásticas no filme:
Paula, mãe de Chiron, que rendeu uma indicação ao óscar de melhor atriz coadjuvante para Naomie Harris e Tereza, que deveria ter rendido uma indicação para Janelle Monáe, pois os personagens são contrapontos fantásticos, uma é esposa de traficante, mas amorosa e outra é mãe suburbana, igualmente apaixonada pelo filho, mas viciada em drogas e causa um dos maiores traumas na vida dele.
Minha avaliação: 9/10
Por enquanto os dois filmes que assisti me deixariam feliz se levassem a estatueta para casa, Moonlight me parece ter mais chances que Arrival, mas, ambos me parecem ser cinema com um público bastante limitado e, talvez, esse seja o motivo de nenhum levar o prêmio.