Saint Seiya Next Dimension: A nobre arte de usar carbono…

Intrépido (e masoquista) que sou, resolvi ler Saint Seiya Next Dimension e confesso que estou IMPRESSIONADO!

Sim, impressionado com a INCAPACIDADE do “Mestre” Kurumada em fazer algo novo e original. O infeliz repete o mesmo maldito plot com algumas alterações e mesclas de sagas. Temos DE NOVO o guerreiro que vendeu sua alma a Hades afim de atravessar as 12 casas para, na verdade, ajudar Atena (Saga no clássico, Suikyo, mestre do Tenma, em Next Dimension), o mesmo plot do cavaleiro de gêmeos bipolar, o mesmo plot do cavaleiro de Peixes traidor, o mesmo plot do Grande Mestre tentando matar Atena…O MESMO MALDITO PLOT TODO!

https://www.youtube.com/watch?v=1bjq4j2dXb8

Outro fator que me deixa indignado é o fato de que as personalidades, os golpes e, muitas vezes, os rostos dos antigos cavaleiros de ouro são uma simples xerox dos que já conhecemos (tá, os rostos não contam já que todo mundo tem o mesmo rosto nos mangás do Kurumada…mas vocês me entenderam). O cavaleiro de virgem sempre será o mais próximo de Deus, o de câncer sempre será um escroto que adora adornar sua casa com cabeças, o de touro sempre será o gigante gentil, o de leão sempre será o justiceiro, o de Peixes sempre será o traidor seboso e empolado  e blá,blá,blá…

And here we go again...

And here we go again…

Porra, Kurumada! Faz algo minimamente diferente, caraio! Faz um cavaleiro de Virgem cruel e mais próximo do demônio, um cavaleiro de câncer que preza a vida acima de tudo, uma Amazona de Touro, um cavaleiro de leão cego…sei lá! Mas deixa de xerocar a si mesmo, porra! Não é a toa que Lost Canvas se saí muito melhor!

Em um universo paralelo, onde o Kurumada soubesse desenhar, Cavaleiros seria assim!

Em um universo paralelo, onde o Kurumada soubesse desenhar, Cavaleiros seria assim!

Em Lost Canvas, obra que foi, indiretamente, responsável pela criação de Next Dimension (Kurumada com raivinha por que alguém conseguiu fazer coisa MUITO MELHOR com sua “obra prima”) temos as mesmas repetições de sempre no visual (INFINITAMENTE melhores desenhados, claro), dos golpes (dá a impressão que a armadura vem com um manual de instrução que ensina os “meia-lua e bola” pra todo cavaleiro que a herdar), temos até a repetição cretina de alguns nomes ( o cavaleiro de Touro se chama Aldebaran há duzentos anos)  mas, pelo menos, temos personalidades diferentes em muitos deles, como o Alfabica, o cavaleiro de peixes, que é a honra encarnada. O plot consegue sair da mesmice apesar do tema central ser o mesmo (“DEFENDAM O SANTUÁRIO AÍ, Ô CARAIO!”)  e trazer elementos novos e interessantes. E é mais interessante ainda ver alguém que não desenha usando um carimbo de rostos e poses…

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Em favor deste puto do Kurumada, só tenho a dizer que o traço dele deu uma melhoradazinha. Mas adornar a merda não significa que ela pare de feder! As armaduras estão mais limpas e, algumas vezes, dá até a impressão que ele entregou o lápis pra alguém e disse “faz aqui pra mim…” de tão não tão horrendo que o desenho fica. Ele aprendeu a fazer alguns enquadramentos novos também, o que me faz achar que ele fica com um mangá de Lost Canvas do lado e fica falando pra ele mesmo “EU VOU FAZER MELHOR, QUER VER? ESSE QUADRO VAI FICAR MUITO MELHOR NO MEU TRAÇO!”.

Ignorando esse Saga cover ( o nome do sujeito é Abel de Gêmeos) em primeiro plano, reparem que o Ikki está até aceitável dento do limitado traço do Kurumada! E o mais importante: ele parou de desenhar os dedos como salsichas esquisitas que tinham sido picadas por abelhas nas pontas! Parabéns, Kurumada! Fez Instituto universal! E , com Universal, você pode chegar lá!

Ignorando esse Saga cover ( o nome do sujeito é Abel de Gêmeos) em primeiro plano, reparem que o Ikki está até aceitável dento do limitado traço do Kurumada! E o mais importante: ele parou de desenhar os dedos como salsichas esquisitas que tinham sido picadas por abelhas nas pontas! Parabéns, Kurumada! Fez Instituto universal! E , com Universal, você pode chegar lá!

Esse Aioria que não é Aioria usa uma armadura mais "clean". E tem até uns detalhes de volume novos e bacaninhas. Mas, chame como quiser, Kuruminho...ainda é a porra do Aioria!

Esse Aioria que não é Aioria usa uma armadura mais “clean”. E tem até uns detalhes de volume novos e bacaninhas. Mas, chame como quiser, Kuruminho…ainda é a porra do Aioria!

No entanto, não se pode elogiar muito por que, em seguida, o "Mestre" me larga perolas como essa...

No entanto, não se pode elogiar muito por que, em seguida, o “Mestre” me larga perolas como essa…

Eu li até o sexto volume (não se preocupem, eu não gastei um tostão pra isso) e devo dizer que é como aqueles filmes merdas que você assiste até o final e acaba até se divertindo pela tosqueirice. E, convenhamos, ler o CDZ do Kurumada é como ler um gibi da Turma da Mônica: personagens baixinhos e esquisitinhos em um traço bem repetitivo onde todo personagem é igual, só mudando um detalhe outro e com um roteiro tão raso e com poucos diálogos que o troço acaba e você nem percebe.

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No mais, vou continuar lendo até o décimo volume, por que quero ver onde vai dar.

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Mas, fica a dica: Tá pensando em comprar Next Dimension? Pense duas…não, melhor…pense QUATRO vezes antes!  Tem coisa INFINITAMENTE MELHOR nas bancas e livrarias, como Lost Canvas, por exemplo! A menos que você seja um desses fãs dodóis que estão pagando quase 65 conto no kazeban mesmo admitindo que tá caro e não vale, mas o faz “pelo valor histórico”. Queridos e queridas desse seleto grupo de retardadas…vão arrumar um lote pra capinar..

Beijos na velocidade da luz!

PS: Uma das coisas mais deprimentes é ler as notas que ficam nas páginas do mangá que ficam dizendo coisas como “O vibrante traço do Mestre Kurumada está de volta” ou “A força do lendário traço do Mestre Kurumada” ou ainda “Saint Seiya ômega é exibido todo domingo as 6 da manhã com grande aceitação”. As duas primeiras frases são ridículas, isso é fato. Mas esse “com grande aceitação” tá bem longe de ser “Com grande sucesso”. É do tipo “é…tá no ar ainda, né…”.