Assim na Terra Como No Inferno
Ou As Above So Below, está escrito das duas maneiras no Netflix.
Estava com saudade de escrever sobre filmes de terror. Mais do que isso, estava com saudade de assistir filmes de terror, coisa que abandonei temporariamente depois que comecei a morar sozinho. Porém durante uma gostosa conversa no Skype (ou seria uma gravação de podcast? Mistério…) com o nosso amigo Luis lá do Geekburguer surgiram algumas dicas de títulos novos ou não tão novos assim do gênero, e não podia deixar passar.
O filme de hoje não é uma dessas indicações, mas um filme que deixei de procurar muito tempo atrás pois simplesmente não o encontrei em lugar nenhum. Só que na febre da Netflix de adicionar cada dia novos títulos em seu acervo eis que essa semana me deparei com o título ali, reavivando minha memória e me atraindo como uma armadilha de luz atrai um inseto.
Filmado no estilo found footage (ou “câmera tremida”), o filme de 2014 segue a história de Scarlett, uma arqueóloga especialista na história da alquimia. Scarlett está em busca da maior lenda da alquimia, a Pedra Filosofal, um artefato capaz de garantir ao seu usuário vida eterna, a cura de qualquer moléstia e a capacidade de transformar qualquer metal em ouro. Sua pesquisa a leva acaba levando até a lenda acerca da morte de Nicolas Flamel, figura histórica que ficou conhecido como alquimista.
Flamel afirmava ter sido capaz de confeccionar uma pedra filosofal. Segundo a lenda, quando saqueadores foram à sua tumba à procura do tesouro acabaram encontrando-a vazia, assim como a de sua esposa vazios, apenas com as roupas que foram sepultados. Flamel também teria deixados pistas da localização da pedra em seu testamento e túmulo (projetado por ele mesmo) utilizando do alfabeto alquímico. Scarlett acaba interpretando que talvez o objeto místico se encontre abaixo do túmulo de Flamel, em uma distância que os alquimistas acreditavam ser o meio do caminho entre a Terra e o Inferno.
Como Flamel foi enterrado em Paris, a maneira mais provável de chegar a essa distância é explorando as catacumbas que existem abaixo da cidade. Durante uma visita guiada, uma figura misteriosa aparece e sugere a Scarlett procurar a ajuda de Papillon, um explorador acostumado a andar por locais proibidos da catacumbas. Papillon é convencido a ajudar através da promessa de ficar com o tesouro que estaria enterrado junto à pedra. Durante o começo da exploração uma parte dos corredores desaba e eles terão que encontrar uma outra rota para escapar, indo cada vez mais para baixo.
Este filme é apenas o quarto na carreira do diretor John Erick Dowdle, que ganhou fama logo na sua primeira produção, The Poughkeepsie Tapes. Os filmes seguintes não são exatamente o que podem chamar de um bom currículo, que são Quarentena, a regravação literal e duvidosa da excelente produção espanhola Rec, e Devil, filme regular baseado em um conto escrito pelo diretor M. Night Shyamalan. E, diferente de seus predecessores, o resultado aqui ficou muito bom.
O filme possui basicamente dois pontos de vista, o de câmeras acopladas junto a lanternas de cabeça nos protagonistas e em uma câmera de boa qualidade, utilizada de maneira correta, garantindo um bom equilíbrio. A ideia de usar as famosas catacumbas francesas como uma passagem para o inferno (e até mesmo como o próprio inferno) pode não ser a coisa mais inovadora, mas a sua execução foi ótima. O uso das câmeras como ponto de vista dos que andam pelos escuros e apertados corredores repletos de ossos humanos reforça ainda mais a atmosfera opressiva do ambiente, e garante uma imersão do espectador de uma maneira que talvez a filmagem convencional não conseguiria. Esse é tipo de filme que o terrível A Pirâmide deveria ter sido mas falhou miseravelmente.
Enfim, Assim na Terra Como no Inferno vale o tempo gasto pra assistir (uma hora e meia, rapidinho). É bom ver o Netflix dando um pouco mais de atenção com a sua sessão de terror, só acho que ela não precisava tirar do catálogo as podreiras dos anos 80, tinha espaço pra todo mundo, é só abrir mão de produções duvidosas como a franquia Uma Noite de Crime.