The Fundamentals of Caring – Por Tom Grotto
O samba da Netflix continua…
Esse final de semana foi meio deprê na casa dos Baygon, após vermos o filme Men, women and children (bom, mas kind of deprimente), eu e o senhor Baygon decidimos acatar à sugestão do Netflix e assistir ao lançamento The Fundamentals of Caring. E olha…
The Fundamentals of Caring (no Brasil e em Portugal, Amizades Improváveis) é um filme americano de 2016 escrito e dirigido por Rob Burnett e baseado na obra literária The Revised Fundamentals of Caregiving, de Jonathan Evison. Sua estreia mundial aconteceu em 24 de junho de 2016 pela Netflix. O filme é estrelado por Paul Rudd (Homem Formiga), Selena Gomez (das suas punhetas) e Craig Roberts (nunca vi mais gordo).
A história, de forma resumida e não spoilerenta:
Ben é um escritor que decide tornar-se cuidador após sofrer uma tragédia pessoal. Seu primeiro cliente, Trevor, possui distrofia muscular; o jovem de 18 anos apesar de sua condição tem uma boca bem afiada, quanto aos cuidados, que receberá de Ben. Juntos, eles embarcam em uma viagem por todos os lugares com os quais Trevor ficou obcecado assistindo ao noticiário de TV, incluindo seu Santo Graal: o buraco mais profundo do mundo. No caminho, eles conhecem a jovem Dot e também uma futura mãe, Peaches, que embarcam na aventura da dupla. Aventurando-se pela primeira vez além das fronteiras de seu mundo milimetricamente calculado, eles descobrem o que é ter esperança e amigos de verdade. [sim, eu copie da wikipédia, dá zero pra mim não, profe, tem a crítica aí embaixo]
A história é naquele formato meio clichê, mas bem divertido, de um grupo improvável de amigos que entra em uma aventura/jornada de autoconhecimento (A hora do gelo, Conta comigo, Os Goonies, Os Croods, Up, Pequena Miss Sunshine…). Não se engane, a história não é sobre como um menino paralítico supera obstáculos de sua deficiência, mas sim sobre como pessoas superam os obstáculos, medos e traumas.
As personagens, apesar de não serem apresentadas de forma profunda, deixam claro que não são rasas e nós acreditamos muito no subtexto de cada um, como o caso de Peaches, uma grávida que cai de paraquedas na história, mas que não deixa de ser cativante, Dot (Selena) que é alguém que acabamos nos apegando e querendo ser amigos e a dupla pricipal, Trevor e Ben, que nos divertem com seu deboche e sarcasmo, mas sem desbancar para um estilo de comédia pastelão.
Bom, não gosto de contar a história e dar spoilers, então fica o convite:
Assistam The fundamentals of caring (me nego a chamar de Amizades Improváveis) e depois venham falar que eu tenho mal gosto (cof, Evandro, cof).
Nota: 5 de 5