O Jovem Frankenstein

Está vivo!

 

O mundo não tem noticias de Mel Brooks já há um bom tempo. O que é uma pena já que ele produziu alguns dos filmes mais engraçados de sempre.

Um deles é este, O Jovem Frankenstein.

5760

 

A historia segue o dr Frederick  Frankstein, ou melhor, Fronkensteen (Gene Wilder), neto do infame cientista. Ele não quer nada com esse legado e como podem ter notado, mudou até de nome.

Young-Frankenstein-Flickr.com-4

 

Mas o destino lhe chama quando ele recebe o castelo como herança. O dr resolve ir até lá acompanhado de sua noiva para a Transilvania.

Lá, ele encontra os dois criados que moram no lugar, o estranho Igor (Marty Feldman), a jovem Inga e Frau Blücher (brrrrrr!!!!, intrepretada por Cloris Leachman). Com o tempo, o dr vai se inteirando da historia de seu ancestral e eventualmente descobre o laboratório e as anotações.

Frau Blücher (brrrrrr!!!!)

Frau Blücher (brrrrrr!!!!)

Então ele passa a perceber a genialidade de seu avô e resolve recriar a experiencia de criar VIDA!!!!

Então, em um arroubo de orgulho e insanidade ele assume o nome de dr. Frankenstein.

Com o auxilio de Igor e de frau Blücher (brrrrrr!!!!) ele refaz a experiencia e dá vida à Criatura. As coisas não saem exatamente como ele planejou, no entanto.

Young_Frankenstein2

Há vários e vários motivos pra esse filme estar nas listas das melhores comédias. Ele faz parte da trindade de Mel Brooks, junto com Banzé no Oeste e Alta Ansiedade.

O elenco é do caralho. Além dos já mencionados Gene Wilder e Marty Feldman, também tem outro Gene, Gene Hackman como o velho cego, em uma das melhores cenas do cinema.

_young_frankenstein

Um fato facilmente perceptivel é que o filme foi feito em preto-e-branco, uma escolha muito legal para dar aquela impressão de ser uma continuação filmada na mesma época do Frankenstein do estudio Universal.

Young-Frankenstein-Flickr.com-5

Falando no filme clássico, Mel Brooks conseguiu usar o próprio laboratório e os equipamentos do filme original. Foi uma homenagem que saiu cara, já que Brooks alugou tudo com o sujeito que criou as paradas pro filme original e guardou os equipamentos. E como muitas das obras de Mel Brooks, virou um musical, que dizem ser tão legal quanto o filme.

Outra coisinha. Esse pequeno trecho foi a inspiração para a musica do Aerosmith, Walk This Way. Sério. E já que estamos falando do Igor, é deste filme que o esteriotipo do assistente corcunda chamado Igor vem. No filme original de 1931, o assistente era Fritz. Ygor só surgiu em O Filho de Frankenstein, interpretado por Bela Lugosi. E o personagem era completamente diferente do assistente.

LR-Marty_Feldman_Young_Frankenstein

O Inception é forte aqui, já que mencionamos O Filho de Frankenstein. O filho do dr. Frankenstein, tem um filho também, um menininho. E por alguma razão maluca, o gurizinho parece uma versão mais nova do proprio Gene Wilder.

donnied6

Frankenstein e derivados tem uma estranha e dúbia honra, de serem mais mencionados e referenciados do que propriamente vistos. Mas não é dificil de achar esse filme para ver.

Zweist
30/03/2016