One Piece por Garibilbo Pt 2 – O que eu não gostei

a8

Que comecem os mimimis, os meus ou o seus, não sei ainda.

One Piece de fato esta seno um anime que tenho gostado bastante, ENTRETANTO nem tudo é flores, né? Amiguinho. Mas vamos lá.

a6

Quase não existe personagem forte em One Piece, concordo que pelo passado da Nami e da Robin, ambas tiveram que ter muita força para continuar seguindo em frente, e isso eu admiro bastante em ambas as personagens mulheres, PORÉM, existe diversas situações da “donzela em apuros”, o que de fato me aborrece um pouco, pois sinto que falta ainda um momento de “NÃO, eu sou forte!”. Podem vir dizer que existe momentos na série em que as personagens femininas lutam, e concordo, entretanto QUASE sempre vem aquela de “no final você precisa ser resgatada”, e isso não deixa de me aborrecer. E sim, eu sei que é um “Shonem” (escreve assim? não vou pesquisar não), porém não deixa de irritar.

Robin_Says_She_Wants_to_Live

Aproveitando que estou nas personagens femininas, acho que o uso do corpo das mulheres na série é ~for punheteiros~. Personagens adultas que são o padrão de beleza estética, ou seja, peito grande, cintura fina, em sua grande maioria de vezes estão com os peitos saltando para fora. Não que eu seja um puritano conservador, mas é demasiado, basta olhar as imagens das personagens femininas, quase todas são desse jeito, e isso incomoda pensando nas questões de objetificação da mulher. Eu sei que é Japão, eu sei que é outra cultura, então nem vem me encher hahahaha Não curto isso, acho exagerado e forçado.

Robin_Says_She_Wants_to_Live

Vilões que são vilões, pois são vilões. Isso é uma coisa que me deixa bem irritado, não gosto de personagens que são MALZÃO PACARAIO sem motivo algum. E isso acontece muito na série, do nada o vilão mete o loko e faz uma coisa para mostrar “NOSSA, COMO EU TENHO CORAÇÃO PELUDO”, não que eu não goste de personagens extremamente maléficos, só que eu acredito que isso tem que ser bem trabalhado, e na boa, o Oda tem tempo para trabalhar os vilões de uma forma melhor. De fato, acredito que os vilões, nesse sentido, são um ponto fraco da série, apesar de você sentir ódio de quase todos, pois ele usa-se muito da estética para mostrar que o vilão É MUITO MAL.

a7

Mortes que não são mortes mesmo. Se eu fosse falar cada personagem que morre só que não morre, eu ia gastar muito dos meus dedos escrevendo. Não é incomum você ver um personagem morrendo e seus familiares e amigos sofrendo e chorando MUITO, daí magicamente eles não morreram, tudo não passou de um arranhão. Sério, em um caso o cara era um humano comum, RECEBEU UM RAIO DA DIMENSÃO DE UM CARRO na cabeça, que estraçalhou todo o território, abrindo uma cratera, e ainda sim: “nossa, eu apenas desmaiei aqui”, acredito eu que isso é uma baita queda de climax, daí se pensa: “poha, xorei p q então?”.

Eu realmente não tenho outra imagem para colocar aqui

Eu realmente não tenho outra imagem para colocar aqui

Estava conversando com o Evandro e ele ficou surpreso deu ter assistido tantos episódios em tão pouco tempo, mesmo pulando os fillers, que são poucos (isso é uma coisa boa, esqueci de comentar no outro post, mas vc esta lendo aqui), entretanto algo que não é único de One Piece, mas que incomoda demais, é os flashbacks demasiados que existem no anime. Eu entendo que é importante em alguns casos, para você lembrar de algo que aconteceu há 200 episódios, mas reprisar sempre e sempre a mesma cena do mesmo arco, NÃO DÁ.

a10

Transfobia. Lá por volta do episódio 100 conhecemos Bon Clay, que de fato é um personagem muito legal, até então eu pensava: “aaah, pode ser mais um personagem bizarro do anime… existem tantos…” ledo engano, Bon Clay era apenas um de vários transexual vindo de uma ilha onde só haviam trans, e a primeiro momento eu não notei que o personagem era de fato transexual. Não tenho nada contra fazer uma ilha de Transexuais, pois sabendo trabalhar dá para se fazer boas piadas sem ofender a minoria que mais sofre de preconceito, acredito eu, em todo o mundo, MAS NÃO, Oda coloca TODAS as trans de forma bizarra, escrotizando todas elas. Não satisfeito, ele ainda torna a ilha de transexuais o inferno de Sanji, o personagem que amaria todas as mulheres. Cara, eu achei isso uma bosta.

Robin_Says_She_Wants_to_Live

Algo que também não é único de One Piece, que também é mostrado em muitos outros animes é a violencia infantil. Tenho certeza que você ja deve ter visto alguma cena dramática onde um adulto dá um tapa na cara de alguma criança. Essa é uma realidade nos animes, a criança em algum momento pode falar, ou pode ter feito alguma coisa, ou pode não ter feito nada, e daí vem um adulto e lasca um tapa na cara da criança. Um dos problemas que vejo nesse tipo de cena é que esse tapa nunca é questionado, e é aceito NA MAIOR TRANQUILIDADE. De fato a violencia infantil é um problema não só na nossa realidade, mas no mundo inteiro, acredito que no Japão seja igual como todos os lugares.

Uma em especial para encerrar… a risada do cara do vídeo acima, eu odeio essa risada, pois ela grudou em minha mente, porém eu não sei se acho isso bom ou ruim. Lembrando que o Oda usa muito disso para você odiar os personagens, além dele ser bizarro visualmente ele tem uma risada escrota.

É meio estranho dar nota para um anime que você acabou de falar mal, em um post, mas acredito que eu mais gostei das coisas boas do que odiei das ruins, e olha que as ruins realmente algumas são muito péssimas. Entretanto vale lembrar que nossa cultura e sociedade tem valores morais majoritariamente europeus, por conta da colonização e a migração européia massiva entre a metade do século XIX e o começo do XX, onde a maioria da classe dominante de fato veio da Europa, sendo assim nossos valores culturais, querendo ou não, são cristãos, logo nossa construção histórica é bem distinta da japonesa, que não passou nem por um processo parecido. Concluo que chegar e falar: “nossa os japoneses são misóginos, transfóbicos, e etc etc etc” não é uma coisa que eu ache certa, entretanto eu não acredito que só por causa desses motivos apresentados eles não devam ser criticados.
One Piece merece 2 Garibas Piratas selvagens, merecidos!

Indicação do mano Evandro Aqui e Aqui e Aqui

Garibilbo
22/01/2016