The Death of “Superman Lives”: What Happened?
É…aquele filme pra te deixar bolado.
The Death of “Superman Lives”: What Happened? é um documentário norte americano de 2015 que fala sobre a tentativa de reboot da franquia do Superman nos anos de 96-98. Dirigido por Jon Schnepp (Os Irmãos Aventura 2009-2010 e Metalpocalypse 2009-2012).
O filme mostra entrevistas com o principal produtor Jon Peters (Super Man Returns e Man Of Steel), com o na época executivo da Warner Lorenzo di Bonaventura (responsável pela franquia Transformers e um monte de outros filme “memoráveis”) , com os três roteiristas que passaram pelo projeto Kevin Smith (Clerks 1994 e Dogma 1999), Wesley Strick (Arachnofobia de 1990 e Wolf de 1994) e Dan Gilroy (Freejack de 1992 e Nightcrawler de 2014), além da figurinista Colleen Atwood (Sleepy Hollow de 1999 e Alice no País das Maravilhas de 2010), além de uma série de artistas que trabalharam nas artes conceituais do filme e de pessoal da produção…
Nesse filme teríamos muitas coisas, Brainiac como vilão principal, Lex Luthor também apareceria, haveria uma nave/arca no formato de crânio cheia de monstros espaciais, Nicolas Cage como Superman, que não voaria e não usaria o uniforme, Kevin Spacey como Lex, Christopher Walken como Brainiac, Sandra Bullock como Lois Lane, Chris Rock como Jimmy Olsen, guardas protegendo a fortaleza da solidão (WTF?), mas acharam que poderia ser melhor usar Ursos Polares (pq não?), Tim Burton trabalhando com um cara do qual ele mudou a produção do Batema de país para ficar longe, Super enfrentando ninjas, um maluco levando os filhos e umas piranhas que queria comer pra ver as artes conceituais, além de dar gravatas nos artistas e tratar o seu trabalho como lixo…
O filme inteiro só corrobora com aquelas palestras que o Kevin Smith deu a anos, no qual ele falou sobre o assunto, que deixou evidente que muitos produtores não tem a menor ideia do que eles estão fazendo, aparentando se preocupar somente com o dinheiro e não com a qualidade e origem do material intelectual do qual dispõem pra realizar seus filmes, transformando o que poderiam ser somente filmes ruins em filmes escabrosos em busca de lucro. Depois de assistir a esse documentário eu passei a pensar que Nicolas Cage como Superman não seria a pior coisa desse filme se ele tivesse saído do papel. Fica nítido a quantidade gigantesca de material desenvolvido pro filme e que acabou sendo utilizado depois, como as artes conceituais e detalhes dos roteiros.
Uma coisa que fica evidente nesse filme é que Hollywood tem medo de arriscar e sempre procura fazer a mesma coisa. Acho que o filme teria sido melhor que o do Brian Singer ao menos, e pensar que ele andava pelos sets do filmaço Superman Returns com uma foto do Nicolas Cage, dizendo que não queria ver aquilo, na produção dele. Pra mim fica claro nesse filme de quem é a culpa por ele ser conhecido como uma piada e não é do Nick…
E aí, assistiu a essa bagaça? Ia curtir ver o Nicolas Cage como Super? Comenta ae, ou não…
o/