Quarteto Fantástico
Sim…tem spoilers.
Dirigido (ou não) por Josh “Bolado” Trank (Poder Sem Limites de 2012), escrito por Jeremy Slater (The Lazarus Efect de 2015) e Simon Kinberg (X-Men 3 e X-Men: Dias do Pretérito Perfeito). Estrelado por Miles Teller, Kate Mara, Michael B. Jordan, Jamie Bell e Toby Kebbell.
Era pra ser um filme do Quarteto Fantástico, mas vamos a alguns detalhes/spoilers da história.
O filme começa em 2007 com Reed Richards contando o que gostaria de ser quando crescesse e um professor de ciências sem tato que faz caso do moleque, foda que o próximo a ser chamado era Ben Grimm (poderiam ter feito uma referencia a ele querer ser um piloto ou da força aérea) o que me faz pensar que tipo de chamada era aquela. Reed vai filar umas peças no ferro velho da família Grimm e Ben o descobre por lá, ele o ajuda a criar uma gambiarra teleportadora que acaba com a luz no bairro, depois disso se tornam amigos (acho que esse lance de escola foi referencia ao universo Ultimate).
O filme pula sete anos no futuro, na feira de ciências da escola de Reed e Ben, com direito a ao professor de ciências escroto que não acredita nos experimento dos garotos (no filme eles tem entre 17 e 18 anos nessa época, mostrando que estão no final do colégio). Franklin Storm e sua filha Sue vão vasculhar os experimentos de Reed, e ele lhe oferece uma bolsa integral de estudos no Instituto Baxter (por que diabos esse cara tava nessa escola e não em uma convenção científica se ele precisava de ajuda de um especialista ? Ele era um stalker do Reed ? Por que parecia que ele queria o cara especificamente).
Ben ajuda Reed a se instalar nas acomodações do instituto e volta para sua vida normal longe de toda a parte que tem relevância. Nisso nos é apresentado o motivo para o qual o Dr. Franklin Storm precisa de Reed, ele QUER VIAJAR PRA OUTRA DIMENSÃO EM BUSCA DE RECURSOS NATURAIS, afinal os da terra não são o suficientes (que ideia de merda e a ciência verde que vá pro caralho, os malucos desistiram da terra…). Contra os conselhos da diretoria do Instituto (que parece bem sensato) ele decide montar uma equipe para construir a tal maquina de teletransporte dimensional, para isso ele vai precisar também de Victor Von Doom, um programador e engenheiro mecânico (sim, isso aparece quando COLAM na tela que Victor é da Latveria), antigo estudante do Instituto Baxter que havia sido expulso depois de fritar os servidores por ser desligado da pesquisa. O cara ainda usa a filha como barganha pra convencer Victor a voltar para a pesquisa. Victor Von Doom é um haker/nerd tetudo e arrogante. Ele aceita e rola um extreme makeover no cara, agora ele parece um maluco metido e que curte pagar de macho alfa. A reação dele ao encontrar Sue sugere que ele já tentou alguma coisa e levou um não agressivo, deixando no ar um ar de desconforto da personagem.
Pra completar tem o que eu chamo de momento “Velozes e Baixa Renda”, aonde Johnny Storm aparece em um carro total anos 80 com aqueles faróis que levantam, em meio a um racha a parte de trás de seu carro explode em chamas e ele bate em um poste. Pra colocar o filho de castigo, Franklin Storm o obriga a trabalhar no projeto para ele poder recuperar o carro (poxa, o cara era um puta engenheiro mecânico nos quadrinhos e ele tá nessa por castigo ?).
Começam a construir a maquina, rola uma montagem de cenas (com direito a uma Selfie tosca), Reed trabalha na teoria, Victor no projeto, Sue nos uniformes e Johnny ajuda a construir a parada, alguns personagens vão se aproximando, Reed e Johnny, assim como Reed e Sue (esse é o único ponto do filme aonde eles parecem ter um momento, mas é interrompido por um ataque de picirica do Doom enciumado). Eles terminam a maquina e realizam um experimento com um chimpanzé (CGzaço do Planeta dos Macacos rolando violento), aonde enviam as câmaras e filmam o procedimento todo (aparentemente os sinais de imagem e rádio viajam entre as dimensões DE BOAS) e tudo termina bem. Mais uma pérola do Franklin Storm nos dizendo que esse planeta pode explicar a origem da nossa espécie (COMO CARALHOS ELE SABE DISSO ? NINGUÉM SAIU DAS CÂMARAS E NEM SONDAS FORAM ENVIADAS PRA SABER SE TEM AR NAQUELA MERDA) Após o termino do experimento Dr. Allen (que nos quadrinhos vira o Homem Toupeira), informa que os experimentos de agora em diante serão designados para a Nasa, Franklin fica bolado e ele e Sue vão tentar conversar com os caras da diretoria.
Nisso Reed, Victor e Johnny vão beber para comemorar o fato de que seu experimento deu certo e de que eles não serão lembrados por isso. Rola um momento em que Victor dá uma ALEXANDRADA e de uma forma inexplicável convence Reed e Johhny e entrarem na máquina e irem pra outra dimensão antes de entregarem o experimento para a Nasa…do meio do nada, Reed bebaço liga pro Ben e chama ele pra ir junto…sim amiche “VAMO LÁ PRA OUTRA DIMENSÃO ? EU NÃO IRIA SEM VOCÊ” (Ai tu para pra pensar, poxa cara, mas não vai rolar ir sem nenhum conhecimento do lugar, treinamento e tal, certo ? Errado…corta a cena e o maluco tá lá). Os quatro ligam a máquina e vão para o Planeta Zero. Enquanto isso Sue descobre e vai ao local tentar impedi-los (caceta, ela era a unica que cuidava daquela merda ? Não tem segurança nessa porra de lugar ?). No Planeta Zero, eles tiram foto pro Instagram fincando a bandeira dos EUA no chão, sendo que existe uma reação do ambiente a isso, mostrando que o lugar pode não ser tão seguro (que cientistas de merda). Eles vão verificar o que era a reação em meio a uma luz verde irradia de um tipo de fonte, que emana uma energia bizarra. Porra, Ben Grimm é o cara mais sensato e fica falando em voltar, mas os caras são foda…Victor mete a mão no bagulho verde, a energia estoura como a lava de um vulcão em erupção (lembrei de Dragon Ball Z agora, hue) e começa a seguir eles, que correm com medo daquela porra. No meio da fuga Victor é engolido pelo mar de porra fosforescente verde e eles correm para as câmaras de teletransporte, que não fecham corretamente deixando eles expostos ao bukkake naturalmente radioativo. Assistindo tudo pelas câmeras Sue faz o comando para traze-los de volta, junto com aquela suruba transdimensional, quando eles chegam acontece uma grande explosão e ela é arremessada longe ficando meio invisível.
Corta a cena, mostra o que aconteceu com cada um, Reed parece um jogador da NBA, magrão e comprido, Sue fica oscilando entre visível e invisível, Johnny fica pegando fogo o tempo todo e Ben virou um monstro de pedra, com direito ao Reed descobrindo isso se esgueirando pelos dutos de ar e fugindo da base militar, ignorando o pedido de ajuda do melhor amigo (mal aproveitado)…
Pula um ano.
Um pequeno detalhe que me incomodou, logo na volta desse pulo de um ano, nós vemos o Dr. Allen dando uma palestra em uma conferencia no pentágono, você deve se perguntar, deve ser um importante evento, certo ? Então por que esse filho da puta TÁ MASCANDO CHICLETE !?!?!?! Porra…se pra apresentar um TCC nego tem que ir a caráter imagina pra apresentar um projeto no pentágono, que falta de coerência da porra…
Beleza, militarizaram os outros três tentando fazer eles controlarem suas habilidades por meio de trajes e usaram o Coisa como arma de guerra por algum tempo. A única que parece ter o mínimo de noção de que isso é errado é a Sue, que não aceita ser usada como uma arma indo contra o irmão. Franklin mais uma vez tenta usar a filha como meio de barganha fazendo ela encontrar e falar com Reed Richards, falando em família (é meio revoltante essa cena, ou eu sou burro e entendi errado). Rola aquela cena da mudança de rosto, que é lamentável…depois de localizar Reed no Panamá, mandam o Coisa atrás dele, aonde rola a primeira ação do filme ? (sim, com mais de uma hora de tela). Reed derrota uma equipe de soldados (porra mano é um maluco de 18/19 anos com alterações físicas que ele não tem a menor ideia de como funcionam e ele sozinho cria um traje e vai pro Panamá ? Tudo bem vai, ele é a mente mais brilhante do universo Marvel…mas ele é um nerdão tetudo que vive em um laboratório e derrota uma equipe de soldados treinados ? Pelo amor de deus…) e é derrotado pelo Coisa, com uma cabeçada. Ele é preso, levam ele pros EUA, Sue convence ele a voltar pro projeto no qual vão mandar cientistas preparados pra esse Planeta Zero.
Depois disso rola uma das cenas mais revoltantes, Franklin tenta convencer Johnny a não se transformar em uma arma do exercito e Johnny me sai com a seguinte frase “Eu escutei você da ultima vez e olha no que deu !!!”, sendo que ele Johnny foi um dos responsáveis pelo o que havia acontecido e o pai dele nada tinha a ver com a história. Que filho e que pessoa horríveis (ou quem sabe um roteirista horrível). Pra terminar ele se diz um adulto, mas sempre ficou evidente que os personagens eram adolescentes (mesmo Teller tendo 27 anos, Mara 32, Jordan 27, Bell 29…o personagem de Kebbell é mais velho, no filme eles comentam que ele está no projeto a 10 anos, mas porra o cara tem 33) Eles constroem a maquina de novo e enviam novos cientistas até lá, que encontram Doom que parece um Manequim bizarro usando um inexplicado trapo como manto.
Depois de resgatarem Doom eles o colocam em uma sala especial do nada o cara dá uma de Tetsuo, e sai matando geral (acho que essa cena foi uma referencia maior a Elfen Lied do que a Akira, mas não chega nem aos pés da referenciada). O cara começa a destruir geral, mata Franklin Storm e volta para a o Planeta Zero, mantendo o portal aberto e aparentemente tenta unir os dois mundos. O quarteto vai lá e resolve a parada na porrada e jogando ele dentro do portal e desligando a força.
Eles peitam o governo e decidem realizar suas pesquisas por si mesmos, ganhando um centro de pesquisas..
Fim…
Na minha opinião de merda ? Os atores foram mal aproveitados (principalmente Jamie Bell), o roteiro tem muitos furos e incongruências, os diálogos são fracos, o filme é acelerado em alguns pontos e lento em outros (como ao estabelecer relações entre os personagens e desenvolver elas, coisas que faz mal), não tem aventura, assim como o CG a ação e os usos pros poderes dos personagens é lamentável, era pra ser um filme de ficção científica ? Mesmo isso ficou ruim, com idéias idiotas para experimentos idiotas feitos por cientistas idiotas, tentaram realmente dar uma pegada mais sombria e realista que ficou só nos filtros de câmera e nos diálogos mal feitos. Ele não me empolgou e nem me divertiu e por mais que eu cague pra isso: não tem o Stan Lee nesse filme, não perca seu tempo procurando por ele.
Se eu indicaria aos amiches ?
E aí, já assistiu a isso que era pra ser um filme ? Comenta ae…ou não.
o/