Cerveja de Sexta #1
Sexta Temática está morta! Vida longa à Sexta Temática!
E como o S.A. é um site em franca expansão não poderíamos deixar um dia da semana sem posts por muito tempo, afinal, isso afasta os investidores, que acaba diminuindo o preço das ações do site e por conseguinte o fluxo de caixa também diminui, nos forçando a demitir pessoal e fazer cada vez menos promoções e podcasts com leitores. Só que tem um probleminha, sexta feira é o dia que nossas principais concorrentes lançam seus podcasts, o acaba diminuindo os nossos acessos em aproximadamente 0,76%. Então a ideia é fazer um post que crie a simpatia do nosso consumidor, mas que não sobrecarregue a nossa redação.
E, cá entre nós, quase todo mundo que frequenta essa pocilga bebe, ou pelo menos já tem idade pra isso. Então por que não fazer um post sobre uma cerveja diferente cada sexta? Eu já ia beber mesmo, então a escrita é só uma desculpa esfarrapada. E como sou mineiro, nada como começar a coluna com uma cerveja da terrinha.
Antes de chegar na cerveja em si, uma leve consideração em relação ao tipo da cerveja. As cervejas do tipo Ale são cervejas cujo processo de fermentação se dá em temperaturas relativamente altos (entre 15º e 24ºC) e um período de tempo curto, que leva entre três e cinco dias. No processo de fermentação das cervejas Ale, a levedura se concentra na parte alta do líquido, por isso que as mesmas possuem a alcunha de cervejas de fermentação alta. Esse é o processe de fabricação de cerveja mais antigo registrado, sendo o único até o século XIX.
A cerveja que abre esta coluna em especial é a Ouropretana Pale Ale. Como o nome já diz, a cervejaria responsável pela fabricação desta fica em Ouro Preto, uma das cidades históricas mais bonitas que conheci. A cerveja em questão é do tipo Pale Ale, cuja característica é a forte concentração de lúpulo, além da cor acobreada muito bonita.
Confesso que as Ale não são o meu tipo favorito de cerveja, meu coração pertence as do tipo Lager. Mas é inegável a qualidade da cerveja em questão. Se você está acostumado com cervejas um pouco mais leves, assim como esse que vos escreve, prepare-se para o choque. Essa é uma cerveja de sabor bastante encorpado, e um amargor bem característico. Não é a cerveja mais amarga que já bebi na vida, mas ainda sim é amarga, e isso não é nem de longe um demérito para a bebida em questão. Essa é ideal para acompanhar refeições, e nada que seja muito rebuscado, é pra beber durante o churrascão de fim de semana, ou então enquanto se come aquela pizza marota de coração.
Esse tipo de cerveja não é nem de longe pra se beber como estamos acostumados a beber a nossa Pilsen barata de cada dia. Não é pra encher a cara de tanto beber, e sim pra se apreciar o gosto. Se alguém se interessar, a garrafa de 600ml (com uma bela arte no rótulo, por sinal) custa em média 16 reais e você encontra pra comprar na internet, se por acaso não tiver na sua cidade, como não tem na minha. Preciso ir pra BH mais vezes…
PS: eu não fiz curso de degustação e aproximadamente 77% do que escrevi é merda, ou só a minha opinião, o que não é muito diferente.
PS2: A maior parte das fotos que ilustram o post foram tiradas da Página do Facebook da Cervejaria, vale a pena dar uma lida lá pra mais informações.
PS3: Essa coluna não exclusiva minha, quem quiser mandar algum texto sobre uma cerveja diferente, por favor sinta-se à vontade. ISSO TAMBÉM SERVE PROS REDATORES, SEUS VAGABUNDOS!