A guerra de uma semana dos mods. Valve vs the world.

O poder é de vocês.

 

Há cerca de duas semanas, a Bethesda e a Valve anunciaram que iriam começar a permitir a venda de mods pelo Steam. Isso afetaria todos os jogos da Bethesda, começando com Skyrim.

A idéia era nobre. Os modders colocariam o preço no mod, e  a grana seria dividida entre eles, a Bethesda e a Valve. Algumas pessoas já ergueram suas sobrancelhas em desconfiança quando viram como a grana seria dividida. A Bethesda leva 45% e a Valve, 30%, o que deixaria para o modder a fabulosa quantia de 25%.

revenue

 

Quando a iniciativa foi anunciada, vários modders retiraram seu trabalho do site Nexus (junto com a própria Steam, é a maior comunidade de mods, principalmente de Skyrim), para colocar exclusivamente na Steam.

O que gerou outros problemas e discussões. Peguemos como exemplo o mod Wet and Cold. Ele usa recursos de uma porrada de outros mods. O criador vai dividir a grana com eles também?

zexahgu5lriircn7ihc4

 

Essa divisão levou a situações como o modder Chesko sendo confrontado pelo modder Fore. Chesko criou Art of Catch (um mod de pesca), que usa recursos do famoso Fore´s New Idles (que permite novas animações com os personagens). Chesko,aparentemente depois de uma  conversa com Fore tirou o Art of Catch da área onde poderia cobrar, já que segundo ele, a Valve não lhe permitiu retirar o mod do ar “a menos que obrigada judicialmente”.

DItmsFn

Parece que aquele papo de “morrer como um herói, ou viver o bastante para se tornar um vilão” se aplicou bem à empresa do gorduroso Gabe Newell.

Enfim, as fronteiras foram traçadas e por toda parte da comunidade de mods houveram discussões acaloradas sobre a validade ou até a moralidade da coisa toda. Alguns argumentos sensatos, contra e a favor e pra variar muita asneira dos dois lados. Império contra Stormcloaks, Capitão América versus Homem de Ferro, Batman versus Superman, Tom e Jerry.

Alguns modders começaram a colocar mods com o aviso de “doação”. No entanto o Nexus já tem uma opção que permite doar, por Paypal, para o criador do mod. Outros começaram a colocar mods no Steam como protesto, como  a placa “free mods” e a hue hueragem da “Maça Extra” que pelo preço de 29 dólares coloca uma maça no balcão da estalagem Bannered Mare. E o modder ainda promete, no futuro, mais duas maças, animação e vozes para a maça.

1227457261659289520

 

Após uma semana de intensa troca de tiros, a Valve retrocedeu. Reconhecendo o erro da iniciativa, e a forma como estava levando porrada por toda parte, retirou a opção de pagar e tudo voltou como era antes. Talvez. Porque as marcas ficaram. Muitos modders que aderiram, assim como os que defendiam essa posição, ficaram com a imagem de “Judas” e, para uma parte da comunidade, a Valve deixou de ser um simbolo de decencia e boas virtudes entre empresas para ser comparada com EA e Ubisoft. As atuais campeãs em filhadaputisse e ganancia generalizada.

Acho que devemos ver uma opinião de quem manja de fuder com os outros.

 

 

Porra Valve.

Zweist
29/04/2015