Coisas Frágeis

Post do Gaiman no S.A.? Tá certo isso, produção?coisas

Existe todo um hype excessivo em cima da figura do Gaiman, e essa pelassaquice acaba afastando muita gente. Uma pena, pois o cara sabe escrever. Não é nem de longe um dos meus autores favoritos, mas não dá pra negar que o cara entende do assunto. E mesmo assim, todas as minhas tentativas de ler Sandman por completo sempre foram por água a baixo em alguns poucos volumes.

Resolvi ir atrás de algo mais curto, que não tomasse muito meu tempo, afinal, faz tempo que não tenho muito tempo sobrando. Então encontrei esse compilado de contos, que caiu como uma luva nas minhas especificações. Livros de contos na minha opinião são uma boa maneira de se conhecer um autor. Não existe a necessidade de ler o livro por completo para se decidir se gostou ou não, e pode se demorar o tempo que precisar para lê-lo, já que as histórias não se comunicam.

E eu que não estava dando muita coisa para esse livro (apesar de sua bela capa, mas não se deve julgar um livro pela mesmo) fui positivamente surpreendido. O primeiro conto é uma fusão inesperada entre o universo de Sherlock Holmes e os contos de Lovecraft, e quando você chega ao final acaba desejando que o livro inteiro fosse sobre essa história.

Essa sensação se repete em mais um ou outro conto, e nos outros a impressão que temos é que a história toda está ali, sem precisar de rodeios ou alongamentos desnecessários, apenas uma boas história com elementos de fantasia ou ficção científica. E o livro de contos que antes era pra ser lido sem pressa e despretensiosamente vira um novo vício, sugando cada minuto livre que você dispõe e fazendo valer a pena.

Se você não curte o autor apenas por seu trabalho em Sandman e pela sua legião de fãs pedantes acho bom reconsiderar. Apenas leia esse livro, sem esperar muita coisa, apenas uma leitura sem pressa e despretensiosa.

Godoka
11/02/2015