Uma Noite de Crimes
Não tem no Netflix :'(
Eu e meu amigo Joãozinho fomos a baia dos piratas e adquirimos o filme por lá, pois não tem no Netflix.
Uma Noite de Crimes, ou The Purge, que numa tradução mais fiel seria A Purificação, é um filme de suspense de 2013. Dirigido James DeMonaco (Assalto ao 13º DP), estrelado por Ethan Hawke (Dia de Treinamento e Assalto ao 13º DP) e Lena Headey (300, Game of Thrones).
Em 2022 os Estados Unidos viviam em grande prosperidade, com um numero reduzido de pobres, uma boa distribuição de renda, e um índice de criminalidade de 1%, entretanto, para que tal realidade fosse possível o Estado criou um feriado, onde todos os atos criminosos seriam permitidos em uma noite por 12 horas, começando às 19 horas e terminando as 7 horas. Segundo o governo e a mídia tal data existia para que as pessoas extravasassem seu ódio e violência que os seres humanos guardam dentro de sí.
Os protagonistas James e Mary Sandin tem dois filhos, são brancos e ricos, por conta de James vender sistemas de segurança, e vivem em um bairro da alta sociedade. Enquanto parte da população sai à rua para cometer crimes, a familia Sandin fica de buenas em casa e com seu sistema de segurança de alta qualidade, acompanhando as coisas pela televisão na tranquilidade.
Charlie, filho de James e Mary, é uma criança que não entende o motivo para aquelas coisas existirem, e se pergunta por que seus pais não purgam. Quando o “tiro porrada e bomba” começam, um homem, negro e pobre, pede por socorro na rua, pois ele não queria purgar e estava sendo perseguido. Motivado pelos gritos de desespero do cara, Charlie abre sua casa para que ele entre, algo que ia de contra a vontade de seus pais, e o cara some no meio de uma confusão que acontece na casa.
Daí a merda começa acontecer de fato quando um grupo bate na porta dos Sandin. Um grupo de riquinhos e brancos que queriam acabar com a “escória de porcos nojentos”, ameaçam a família dizendo que se não devolvessem logo o homem que entrou na casa deles, eles iam derrubar a porra toda e matar todo mundo. Até aí tudo bem, mas o que é mais desconexo é que os FILHOS DAS PUTAS CORTARAM TODA A ENERGIA DA CASA, DEIXANDO ELA NA COMPLETA ESCURIDÃO!!!!!!! Daí eu me pergunto: “MAS COMO ASSIM CARA?????”. Tipo, é como se sua mãe pedisse para você procurar alguma coisa no seu quarto, e desse um tiro na sua lampada. Não faz sentido.
Amigos, o filme é foda, ele levanta questões interessantes como “até onde você iria para sobreviver”. Eu e o João ficamos discutindo sobre o que faríamos, se valeria a pena colocar em risco a vida de sua família pela vida de um desconhecido, ou se pegaríamos um ser humano inocente, que só queria se proteger e não machucar ninguém, e jogaríamos ele para a morte certa e cruel.
Outro ponto interessante que levantam é que nem todo mundo tem condição de se proteger. Os pobres, que no caso tem sua maioria negra, eram os alvos mais fracos, e discute-se que o feriado foi criado para estabilizar a economia, matando a maioria pobre. Tal processo higienista que vemos em nossa realidade, onde a polícia cumpre o papel de matar os criminosos, que são negros não por coincidência do destino.
Bem, o filme é foda por essas questões que levantam, e pelo vilão que é um completo doente. Merece 1 Gariba.
Mas gostaria de saber o que os amigos fariam se fossem colocados nessa situação.