Binding of Isaac: Rebirth
O que falar sobre esse jogo que mal conheço e já considero pacas?
Sacanagem, Binding of Isaac é luz, amor, passa, repassa e torta na cara… e eu já enchi o meu cu de horas de jogatina, então dá pra falar tranquilamente! <3
Enfim, Binding of Isaac: Rebirth (BOI:R) é um joguete independente que saiu faz pouco tempo, em 4 de Novembro de 2014. Sim, é um post sobre um jogo que saiu no mesmo mês… isso é inédito pra gente…. quer dizer, em partes… BOI (Múúúú………… desculpa por isso, :/) saiu originalmente em 2011. Já jogou Meat Boy (ou Super Meat Boy)? Então você conhece Edmund McMillen…. ele é o designer que faz um dos visuais mais sensacionais já vistos em jogos. Caso queira saber mais sobre sua vida e obra, assista o documentário Indie Game -The Movie. Já fiz uma resenha no site… é só CLICAR AQUI.
A história é pesada. E mexe com religião. E tem toneladas de humor negro. Se alguma dessas 3 coisas vai te ofender, sugiro que passe longe do jogo, se bem que não é tão tenso assim… até o religioso mais fanático mais vai se divertir, mesmo torcendo o nariz pra uma cutucada ou outra. É a vida.
Isaac é aquele mesmo cara lá da historia bíblica… não conhece? Explico rapidão: Isaac ia ser sacrificado por seu pai, Abrãao, mas na hora H um anjo interviu e disse que isso era só pra testar a obediência do véio em Deus. É…. E se por acaso tiver errado, foda-se… eu não merdo nenhuma, coloca aí nos comentários que eu corréjo aqui, <3. E essa é a premissa do jogo também: A fé da mãe Isaac foi colocada à prova e, dentre algumas coisas, ela precisaria sacrificar seu filho. Isaac acompanha tudo pela fresta da porta, fica desesperado, acha uma escada/passagem pro sótão ou porão (não lembro direito) e começa a fugir. Esse é o jogo. Só lembrando que as referências bíblicas não param por aí… elas tão em cada pixel, :).
Passando pro gameplay em si, BOI:R é um jogo cruel. E sem escrúpulos. Ele vai fazer o possível pra te foder, não importando crença, cor ou sexo. ELE VAI TE FODER! A única forma de escapar da gigante piroca de metal é jogando… ou seja, você só vai conseguir fazer alguma coisa útil depois de muita frustração. Isso faz parte do charme. O tamanho da dificuldade está relacionada de forma proporcional a recompensa que o jogador obtém ao progredir da maneira “correta”, contando com a sorte inclusive.
BOI:R é um dungeon crawl… então tudo o que você vai fazer vai durar por uma jogatina (até ganhar ou perder), o que garante mapas e itens totalmente aleatórios. Como todos esses elementos são gerados ao iniciar um novo jogo, há uma forma de aproveitar as instâncias já criadas… são os chamados “Seeds“, que é nada mais que um código gerado e que contém todas as informações de um jogo. Assim qualquer um que utilizar esse Seed vai ter acesso a um mapa exatamente igual. Isso é insanamente útil para speedrunners (ou os doidos varridos que zeram um jogo enorme em poucos minutos), por exemplo, que conseguem ter um meio de padronizar e otimizar as variáveis pruma boa corrida.
Além disso, dá pra fazer basicamente tudo o que um jogo de ação permite: atirar lágrimas (dada a condição da historia de Isaac), coletar loot (tanto de inimigos mortos, quanto de objetos destruídos ou ao matar todos os inimigos de um recinto), realizar compras em lojas específicas (usando as moedas que são obtidas durante o jogo mesmo), enfrentar chefes (em geral, existe um por andar) e obter upgrades. Tudo da forma mais aleatória e imprevisível possível. E vale lembrar que cada upgrade de personagem altera a aparência de Isaac (ou de qualquer outro personagem que esteja usando), deixando-o cada vez mais customizado e bizarro.
Há, também, as Secret Rooms e as Super Secret Rooms. São salas escondidas e que só podem ser acessadas ao explodir bombas pelas paredes (por padrão, já que há outras formas de encontrá-las). O fato é que a primeira das salas ali está em algum lugar aleatório, mas que está conectado com mais 3 ou 4 salas. É claro que isso pode variar, mas em geral, funciona. A segunda sala, por sua vez, é mais difícil de achar e só está conectada a uma única outra sala, dificultando ainda mais esse processo de caça à sala perdida.
Se querem um resumão, BOI:R é: Jogar, morrer, jogar, morrer, pegar itens aleatórios, morrer, decorar o que cada item faz, morrer, usar pílulas aleatórias, se foder, morrer, morrer, começar a ficar habilidoso com os controles, morrer, aprender a jogar e, só então, morrer. Sacou? É mais ou menos isso!
Se ficou interessado, dá pra achar toneladas de videos sobre o jogo. Tem o Twitch do Cobalt que SEMPRE tá streammando… qualquer coisa o canal do Youtube dele também é bem movimentado.
A versão remasterizada do jogo tá saindo por mais ou menos 28 pilosas na Steam e vale cada mísero centavo.
E caso seja um falido (ou use a versão ~~~recuperada da baía~~~, como esse que voz fala, AIHAHUA), tá rolando um sorteio de uma key pro primeiro BOI + expansão lá no canal do 365 INDIES (que acabou de completar 1 ano de indicações). É só assistir ESSE VIDEO e deixar um comentário e fazer uma oração pro seu Deus preferido… não que isso vá mudar alguma coisa, AHUAUHHAHAH.
De qualquer foma, você tem que jogar Binding of Isaac (Kiliano mode off, AHUAUHAH)!!!