JoJo’s Bizarre Adventure: All Star Battle
Joguinho de porrada com os personagens andróginos mais brucutus já feitos. Será que presta?
Ultimamente um jogo de luta tem tomado bastante meu tempo em frente a TV jogando, esse jogo é JoJo’s Bizarre Adventure: All Star Battle! Não conhece esse mangá/ anime? Um dia, talvez, farei um post sobre ele, mas você pode ter uma ideia lendo esse post do parça Igor Pontes do HqFan. Vamos ao que interessa!
JoJo’s Bizarre Adventure: All Star Battle é um jogo de luta exclusivo para Playstation 3 produzido pela CyberConnect2 e publicado pela Namco Bandai Games em 2013. Ele segue o mesmo estilo gráfico do Street Fighter IV (gráficos 3D com câmera 2D) e tem um dos Cell Shading mais bonitos que eu já vi em um jogo, parece até que tô jogando um episódio do anime. Para ter esse resultado gráfico, foi produzido uma engine especialmente para o jogo chamada JoJo Shading Requiem.
JoJo ASB (pra encurtar o nome gigante) passa por todos os 8 arcos do mangá, contendo todos os protagonistas, vilões e coadjuvantes mais importantes. São 32 personagens jogáveis inclusos no jogo mais 9 personagens DLC, totalizando 41. Uma mancada da Bandai Namco nesse jogo é que os personagens DLC já estão contidos no disco, mas você só pode habilita-los comprando a DLC. Capcom inspirando o pior na Bandai Namco!!!
Quanto aos modos de jogo, existem 4 no total: Story Mode, Campaign Mode, Versus Mode e Arcade Mode. O Story Mode é onde jogamos e habilitamos os personagens, passando pelas principais batalhas da cronologia do mangá. Achei que a CyberConnect2 poderia ter trabalhado melhor nesse modo, pois a história só é apresentada aos jogadores através de textos e áudios entre as batalhas. Com uma engine tão sensacional, poderiam ter usado de animações para apresentar a história, deixaria mais atrativo tanto pra quem não conhece o anime/ mangá quanto para quem é fã.
Campaing Mode é o modo de jogo onde podemos habilitar alguns mimos a mais para os personagens, como skins por exemplo. Nesse modo podemos enfrentar avatares customizados por jogadores do mundo todo (mas não em modo multiplayer online) e também conseguir pontos para o ranking mundial de jogadores.
Versus Mode é o clássico jogador contra jogador. Nele temos o modo offline e online. No modo online até tem bastante gente jogando, mas eu tenho um problema de delay de uns milésimos de segundo, talvez porque a versão do meu jogo seja europeia e só consiga jogar através do servidor europeu do jogo.
Por último temos o clássico Arcade Mode, onde enfrentamos várias batalhas contra a CPU para testar nossas habilidades. Esse modo é exclusivo da versão ocidental do jogo.
Agora o que mais me impressionou no jogo é o Battle Style dos personagens. A CyberConnect2 se preocupou em dar aos personagens características únicas dependo de qual arco do mangá eles façam parte. Por exemplo, personagens do primeiro e do segundo arco do mangá (Phantom Blood e Battle Tendency, respectivamente) lutam usando Hamon (seria a “energia ki” do mundo de JoJo), logo eles tem uma jogabilidade ligeiramente diferente. A partir dos personagens do terceiro arco (Stardust Crusaders) os personagens lutam usando os Stands (uma espécie de ser de projeção psíquica com poderes especiais) o que já gera um outro diferencial de jogabilidade. Já os personagens mais diferente de todos, que são os do oitavo arco (Steel Ball Run), além dos Stands, eles usam também cavalos para lutar. Isso mesmo, os personagens lutam montados em cavalos!!!
Todo esse diferencial de jogabilidade dos personagens não atrapalha em nada. Os combos fluem tranquilamente, até mesmo para mim, que sou uma negação em jogos de luta. Apesar de ser um jogo de luta baseado num anime (que tem a fama de serem jogos simples demais), JoJo ASB também pode atrair os jogadores de luta mais hardcore pela sua interessante variedade de estilos de luta de personagens.
Acho que é isso! Se você tem um PS3 e curte um bom jogo de luta, recomendo (e muito) JoJo ASB. Se você curte mangá/ anime, além do jogo, recomendo dar uma olhada em JoJo’s Bizarre Adventure, garanto que não vai se arrepender!