Abarenbou Rikishi!! Matsutarou

Se me permitem a prassódia, um anime de peso.

Interessante como certos temas são pouco tratados em certas mídias, mesmo sendo tão significativos.

Abarenbou Rikishi!! Matsutarou trata de sumô, um dos símbolos do Japão e ainda assim pouco representado em anime.

A história segue a vida de Matsutaro, um personagem principal bastante atipico. Ele é descrito, acertadamente, como “o cavalo mais chucro da era Showa” (isso coloca o anime em algum lugar entre os anos 70 e final dos 80). Grosso, preguiçoso, valentão, mal educado e boçal, Matsutaro aparentemente não tem traços redentores na sua personalidade. É um cara que literalmente rouba doces de crianças (no caso, da irmã menor, um bebê).

abarenbou2

 

Está no ensino fundamental, apesar de ser um marmanjo, primeiro porque é incrivelmente folgado e também porque ali pode ficar de olho em Reiko, uma das professoras da escola e sua grande paixão.  Devido a problemas envolvendo um caminhão, saquê e uma casa de banhos, Matsutaro é forçado a se formar da escola e acaba indo parar em Tóquio. Tendo a força de um gorila e o mesmo temperamento, acaba arranjando briga com um lutador de sumô e devido a isso, passa a ser sondado por treinadores de sumô. Ele acha os lutadores ridículos por causa das roupas, cabelos e tudo mais. Mas quando ouve que Reiko gosta do esporte, resolve se tornar lutador.

 

Com um uniforme como esse, como não iria querer?

Com um uniforme como esse, como não iria querer?

 

Mas sumô não se trata apenas de dois gordões se esfregando. Embora eu ache que essa perspectiva agrade boa parte da audiência dos Superamiches.  Mas enfim, há uma quantidade imensa de ritual envolvido, da preparação para a luta, os trajes, por mais constrangedores que sejam, a hierarquia e tals. Esse nível de ritual e tradição chega a causar estranheza em alguns aspectos, como a proibição de mulheres até em tocar o ringue (embora possam assistir as lutas) e regras estritas de como os lutadores devem se comportar em sua vida diária.

 

Matsutaro preferia mais mulheres no sumô.

Matsutaro preferia mais mulheres no sumô.

 

Os lutadores também são diferentes do que existe no imaginário, principalmente no Ocidente. Não basta ser gordo. Lutadores de sumô são apavorantemente fortes, vastas jamantas de carne e musculo. Um detalhe é que não há classificações de peso para as lutas. Um lutador do tamanho do Gariba pode acabar enfrentando um sujeito que pese o mesmo que a soma do restante dos amiches. É nessas horas que a habilidade tem que contar. Pra alguma coisa.

Dica: não fique apertando a pata do gato. É macia, mas ele eventualmente vai ficar furioso...ou é só o meu que é assim.

Dica: não fique apertando a pata do gato. É macia, mas ele eventualmente vai ficar furioso…ou é só o meu que é assim.

O mangá começou a ser produzido em 1973 (caralho!!!) até 1998, houveram nos anos 90 uma série de 10 OVAs  e o este ano uma série de anime.

É uma comédia bastante descompromissada e até meio boba, mas não deixa de divertir. O traço é um dos destaques, devido a o fato de ser bem diferente do normal para hoje em dia, usando um traço caricato muito incomum em animações, pelo menos atualmente.

No geral é um anime divertido e não vai mudar a vida de ninguém, mas vale um fim de semana.

E não se trata de nenhuma indicação relacionada a minha vida, forma física ou qualquer outro amiche, presente ou não.

 

Zweist
20/10/2014