Filmes Datados – Um Príncipe em Nova Iorque
Um príncipe em Nova York (Coming to America) de 1988, dirigido por John Landis (Os Irmãos Cara de Pau, Lobisomem Americano em Londres, Um Tira da Pesada 3 e o clipe Thriller de Michael Jackson), estrelado e escrito por Eddie Murphy (Trocando as Bolas, Um Tira da Pesada, O Rapto do Menino Dourado), com Arsenio Hall (A animação de Caça Fantasmas como Winston Zedmore, Harlem Nights, Blankman), com James Earl Jones (Star Wars voz do Darth Vader, Conan o Bárbaro, Rei Leão voz de Mufasa) e participações de Samuel L. Jackson (Pulp Fiction, Star Wars, Corpo Fechado) e de Cuba Gooding Jr. como um jovem cortando o cabelo (Epidemia, Homens de Honra, Rapidinho no Gatilho) foi seu primeiro filme, o filme recebeu duas indicações ao Oscar.
O Filme conta a história de Akeem (Murphy), príncipe de Zamunda, África, que se rebela contra seu casamento marcado e decide viajar a América para conhecer a mulher da sua vida. Em algumas versões retalhadas o filme não apresenta a cena do “cetro real” no qual as serviçais dão banho em Akeem. Logo no começo do filme já nos apresentam com uma cena hilária, onde Oha (Paul Bates) prestigia a “nova” rainha com uma canção (créditos a Waldyr Sant’anna).
Após uma conversa com seu pai, ele lhe da 40 dias para viajar pelo mundo antes de se casar. E ao o chegar em Nova York, Akeem decide que deve se mesclar melhor com o povo de lá e depois de ter sua bagagem roubada ve que uma mudança de visual é necessária, então ele e Semmi ( Arsenio Hall) saem pela cidade. Nessa parte do filme conhecemos o Soul Glo e a barbearia que aumentam o teor cômico do filme.
Depois de uma mudança “drástica” de visual os dois começam a procurar pela amada de Akeem. Aí aparecem duas cenas clássicas do filme, a do travesti na boate, que em algumas emissoras foi cortada e a da igreja onde conhecemos uma das melhores bandas do mundo, palmas para a banda Chocolate Sensual xD
Na igreja Akeem conhece Lisa McDowell e decide que deve se aproximar dela, para isso eles se apresentam como estudantes africanos em busca de emprego na lanchonete McDoewell. Na lanchonete acontece a cena onde Samuel L. Jackson aparece como um assaltante, confira aí.
O filme também conta com algumas curiosidades interessantes, como o fato de que Murphy assumiu o roteiro porém, não deu o crédito ao co-autor da história, Art Buchwald, a questão foi parar na justiça e ele teve que dar 19% do que lucrou. Murphy e o diretor John Landis brigaram durante as filmagens, a dupla não se deu bem no set e Murphy, chegou a afirmar que jamais trabalharia com Landis de novo, porém os dois acabaram fazendo a pazes e gravaram juntos Um Tira da Pesada 3 (1994). Os personagens Lisa McDowell e o rei Jaffe Joffer podiam ter sido interpretados por outros atores, o vencedor do Oscar Sidney Poitier foi a primeira escolha para interpretar o pai do príncipe Akeem, mas o papel ficou com James Earl Jones. Já Vanessa Williams foi considerada para viver a bela Lisa McDowell, musa de Akeem. Um Príncipe em Nova York, marca a primeira vez em que Murphy interpreta diversos personagens em um mesmo filme, característica que se tornou sua marca registrada.
Esse é um dos filmes que deixam saudades dos antigos filmes de comédia, e de quando Eddie Murphy não se metia em furadas. Vale ressaltar que a qualidade do filme foi maximizada pela dublagem nacional , da qual não encontrei registros para dar o devido crédito nesse texto e que criou bordões e diálogos impares, tornando o filme um clássico do “Cinema em Casa/Sessão da Tarde”.
Espero que tenham curtido, se já assistiram o filme comentem ae, ou não.
o/