Guerra Secreta por Evandro Loco
Eu Disse guerra secreta, não guerras
Adquiri, na semana passada, Guerra Secreta da coleção de Graphic Novels da Salvat, ainda não tinha lido essa história e curti bastante.
Escrita por Brian Michael Bendis com arte de Gabrielle Dell’Otto (o mesmo artista da lombada errada da coleção =D) , lançada entre 2003 e 2004 a série em 5 partes levou mais de 1 ano para ser concluída.
Na trama temos Nicky Fury (que vale) – ainda como diretor da S.h.i.e.l.d.– descobrindo que uma grande quantidade de vilões chinelos estão sendo financiados tecnologicamente pela Latvéria. Ao informar isso ao presidente e pedindo uma intervenção militar, este nada faz, alegando que devido aos recentes acordos com a Latvéria vão resolver esse problema diplomaticamente.
Inconformado com a situação e preocupado que o pior aconteça, Nick Fury cria uma operação secreta convocando Capitão América, Homem Aranha, Viúva Negra, Wolverine, Demolidor, Luke Cage e a agente Daisy Johnson (acredito que esta personagem foi criada nesta hq) para resolver esta treta na porrada que é a linguagem que bandido entende.
1 ano depois Luke Cage sofre um atendado e fica em coma no hospital, os outros heróis também estão sendo atacados, as verdades e consequências da operação secreta do Nick Fury voltam a aparecer.
A história não é linear, ela intercala momentos do passado, quando Nick Fury descobre tudo e precisa da ajuda dos heróis para invadir a Latvéria, com o presente, vilões se unindo atrás dos heróis que participaram da operação.
O roteiro do Bendis é excelente, levando a trama para o lado da espionagem, mostrando o quanto Nick Fury pode ser filhadaputa para defender seus ideais, gostaria de ter visto mais da operação secreta em si, mas o foco da Hq é nas consequências deste ato, e não preciso falar muito da arte de Gabrielle Dell’Otto, o cara manda muito bem nos rabiscos, como vocês podem comprovar nas imagens da hq nesta resenha, só não gosto muito da agente Daisy Johnson ser a cara da Angelina Jolie no filme Hackers.
Outra coisa legal da história é no fim de cada capítulo temos o banco de dados da Shield, algumas páginas como se fossem Nick Fury acessando os computadores da agência e consultando arquivos, como por exemplo, histórico de Heróis, Vilões e transcrições de interrogatórios, uma boa sacada.
Leitura recomendada, R$29,90, capa dura, 192 páginas, no final tem aquele breve histórico sobre o autor e esboços do artista, já é de praxe nessa coleção da Salvat, quem se interessar pode comprar por este link aqui, não sei se ainda se encontra em banca!