Wu Shan Wu Xing: Anime de porrada made in China.

Burlando as férias do site pra postar dica de deseinho!

Em 2017 um trailer de 4 minutos de um suposto longa animado chinês ganhou a internet e deixou os fãs de anime (e de animação em geral ) em polvorosa. Ele era absurdamente bem animado, tinha um visual espetacular, cenas de luta épicas e prometia ser um espetáculo áudio visual. Seu nome era Kuiyu chouyuan. O que pouca gente sabe é que o título original dessa animação é 岁城璃心 鬼蜮咒原篇, que traduzido pro português fica “Suicheng Lixin: O Capítulo Original da Maldição Fantasma”. O que menos gente ainda sabe é que esse trailer de 4 minutos foi postado originalmente em 2014 e não em 2017.

Mas só em 2017 ele ganhou fama mundial. E 2017 passou, e nada do filme ser lançado. A única novidade foi um segundo trailer lançado ainda em janeiro.

E o tempo foi passando…2018, 2019, 2020…e nada de filme. O troço praticamente virou uma lenda urbana da internet. Todo mundo viu o trailer mas ninguém viu o filme. Muitos boatos surgiram a partir daí. Uns diziam que ainda estava em produção, outros que a produção estava parada por falta de animadores e que estavam contratando, outros diziam que o autor havia pedido os direitos de sua obra, outros ainda mais drásticos diziam que ele havia falecido e outros diziam que o trailer não passava de um demo reel ( um tipo de portfólio em vídeo) de um animador chinês. Essa última teoria é dada como a mais acertada, afinal dificilmente você vê trailers de 4 minutos de qualquer tipo de produção.

Água gelada nos fãs ansiosos devidamente jogada (alguns não foram atingidos e ainda esperam o lançamento do filme), eis que entre 2018 e 2019 um novo vídeo chinês cai no YouTube. Tão bem animado quanto o trailer de 4 minutos mas com um visual bem diferente, o vídeo parecia ser o inicio de uma história maior.

E eis que ontem, durante uma violenta crise de tédio, eis que encontro um anime chinês que conta com apenas 3 episódios até a presente data. O que me chamou atenção foi o fato da série usar animação tradicional, já que os chineses aparentemente tem um AMOR INCONDICIONAL por animações em CG, técnica que usam em 90% de suas animações. Vejo uns trechos do primeiro episódio e vou pesquisar pra ver se haviam mais episódios além dos 3 lançados. E eis que descubro que o anime, chamado Wu Shan Wu Xing , é uma espécie de evolução do tal trailer de 4 minutos de Kuiyu chouyuan , e que o vídeo acima era um tipo de mostra que fez com que a série fosse engatilhada, produzida e lançada de vez. Assisti os 3 episódios e vou dar minhas impressões mais adiante, logo após o trailer a seguir.

Wu Shan Wu Xing ou “Fog Hill of Five Elements”, conta a história de uma guerra entre seres elementais que representam os 5 elementos da natureza segundo a filosofia chinesa, Fogo, Água, Ar, Madeira e Metal (ih, rodou nessa, Mila Jovovich). Tudo começa quando esses elementais abrem um portal pra enfrentar um demônio dragão. No meio da luta o demônio dragão percebe que o seu filhote escapou pelo portão aberto pelos elementais e sequestra dois dos entes queridos deles e diz que só os devolverá quando tiver seu filhote de volta já que quem abriu o portal imprudentemente foram eles. Um tempo se passa e numa pacata vila um grupo misterioso ataca e acaba se revelando como demônios menores. O elemental do fogo aparece pra ajudar e vai ter não apenas que parar o demônio como descobrir qual seu interesse na vila.

A sinopse básica já mostra que é uma história bem simples, mas ela é muito bem contada e no terceiro episódio já temos uma baita reviravolta que coloca os personagens que você acredita serem os “mocinhos” em xeque. O visual, que eu inicialmente estranhei quando dei uma olhada por alto no primeiro episódio com seu traço grosso e seu sombreado esfumaçado e meio bizarro, tem uma justificativa que fica clara na abertura do anime (não sei como chinês chamam suas animações, então vou chamar de anime mesmo). Acontece que o visual da série emula as tradicionais pinturas chinesas, feitas com pincel, muito similar a como era feita a caligrafia (que, no japão, era feita da mesma maneira) e isso confere uma beleza unica ao anime, mesmo que em algumas poucas cenas de diálogo, onde os quadros de animação são diminuídos e os personagens ficam meio destoante do fundo do cenário lembrando aquelas animações amadoras do YouTube. Mas isso acontece pouquíssimas vezes. E se nas cenas paradas temos esses probleminhas, nas cenas de ação…aaaah, galerinha. Aí o bicho pega com gosto!

As cenas de luta são frenéticas, dinâmicas, absurdamente bem animadas e de fazerem inveja a muito anime de ação consagrado por aí! E a coisa vai escalando de acordo com o quão poderoso o próximo adversário é. Um show de animação que talvez explique o período de tempo tão espaçado entre os episódios, já que o terceiro episódio foi lançado e não se tem previsão de quando sairá o quarto. E eu espero que SAIA PORQUE ELE TERMINA COM UM GANCHO QUE MOSTRA QUE A TRETA PESADA VAI COMEÇAR É AGORA! Também não sei se a pandemia teve influência no cronograma geral da série, o que é extremamente provável. Mas vamos cruzar os dedos.

Bem, fica a dica dessa série cujo único defeito é ter apenas 3 episódios lançados até agora. Vou ficar de olho e continuar me lamentado pelas outras animações chinesas não serem tão boas.

Nota: 9,5

Clique na imagem abaixo e tenha uma linda surpresa: