Vingadores Ultimato x Fabulosos Vingadores: Coincidências?

ATENÇÃO: CASO NÃO TENHA VISTO VINGADORES ULTIMATO, TALVEZ VOCÊ PREFIRA NÃO LER ESTE POST!

Como todo mundo bem sabe, sendo conhecedor de quadrinhos ou não graças a MILHÕES de canais no YouTube que repetiram isso a exaustão, Vingadores: Guerra Infinita tem como base a saga homônima em quadrinhos escrita por Jim Starlin e publicada pela Marvel no inicio dos anos 90. Muita gente também falou que Vingadores: Ultimato, por sua vez, era uma obra mais independente, pois não tinha uma história base para se apoiar diretamente e é o filme mais “livre” dos Vingadores. E se eu lhes dissesse que talvez não seja assim?

Tudo começou com Fabulosos Vingadores, um novo título da iniciativa Marvel Now (Nova Marvel, no Brasil) que buscava renovar o universo Marvel em 2012. A frente do título estava o roteirista Rick Remender, sua missão era mesclar os Fabulosos X-Men com os Vingadores em um time misto, e assim ele o fez, fazendo o Caveira Vermelha mesclar sua mente com a do prof.Xavier e tentar jogar os humanos contra os mutantes com seus novos poderes. Mas não é este arco que tem similaridades com Vingadores: Guerra Infinita e, sim, o segundo arco escrito por Remender que ocupa esse posto.

O arco em questão foi publicado pela Panini nestes 3 encadernados entre 2016 e 2017.

Começando a partir do número 6 da revista Fabulosos Vingadores, a saga dos Gêmeos do Apocalipse é, sem dúvida, uma das melhores histórias da fase Marvel Now envolvendo os Vingadores e os X-Men. Com ligações diretas com o título da X-Force de 2010, também escrita por Remender, a trama mostra um casal de irmãos gêmeos, filhos do Arcanjo Negro (Warren Worthington III depois de mais uma treta mutagênica do mal) , que são prisioneiros nos campos de concentração mutante que o Caveira criou em uma realidade paralela onde seus planos deram certo. É quando Kang, O Conquistador, aparece, resgata ambos e os cria como seus filhos, incitando-os a separar humanos de mutantes e exterminando toda a humanidade no processo. O plano de Kang é muito engenhoso e envolve a manipulação de um certo deus nórdico ante um acontecimento do passado.

Os Gêmeos do Apocalipse desfilam com charme e elegância enquanto planejam o fim da raça humana.

Acontece que centenas de anos atrás, Apocalipse aparece em um bar onde Thor bebia e arrumava confusão alegremente. Ele acaba dando uma sova no filho de Odin que, humilhado, vai chorar pitangas com seu pai. Odin revela que Apocalipse usa uma armadura feita com o mesmo material das armaduras dos Celestiais, grandes criaturas que abitam o cosmos, e por isso Jarnbjorn, o machado que Thor usava antes de portar o martelo Mjolnir, não conseguia transpassá-la. Bolado e inconformado, Thor acaba caindo na pilha de Loki que diz que conhece um feitiço que pode ser feito no machado afim de transpassar qualquer coisa, até a armadura de um celestial. Com o orgulho ferido, Thor aceita e vai a desforrar contra Apocalipse com seu machado agora encantando. Thor derrota Apocalipse mas mal sabe ele que seus atos vão desencadear algo maior e mais trágico no futuro.

Anos se passam e os Gêmeos do Apocalipse, Eimin e Uriel, atraem um Celestial apenas para, de posse do Jarnbjorn, assassiná-lo. Tal ato acaba por despertar a fúria dos demais Celestiais e é quando o Celestial executor Exitar aparece sobre a Terra para jugá-la culpada e exterminá-la. Antes disso, Eimin e Uriel convencem a Feiticeira Escarlate a usar sua magia com o auxílio de Magnum para transportar toda a raça mutante para outro planeta deixando apenas os humanos na Terra para morrerem. Exitar destrói todo o planeta e os mutantes começam uma nova era em seu novo lar. Mas nem todos estão satisfeitos, como Alex Summers, o Destrutor e ex-líder dos Fabulosos Vingadores, agora casado com a Vespa, a única humana neste novo planeta ao lado da filha do casal, a pequena Katherine.

Constantemente em conflito com a Novíssima X-Force, Destrutor procura um jeito de reverter as coisas e manter a existência de sua filha humana longe do conhecimento dos mutantes. É quando Kang aparece e diz que pode ajudar Alex a consertar tudo através de uma viagem no tempo. Alex fica meio reticente pois teme que a mudança temporal faça sua filha desaparecer. Kang a coloca em uma fenda no tempo e diz que irá devolverá assim que tudo estiver resolvido, pois assim ela não seria afetada pelas mudanças no tempo. Alex aceita pela sua filha, une os X-Men que faziam parte dos Fabulosos Vingadores e parte em uma viagem no tempo só que apenas suas consciências, já que um campo de táquions impedia os seus corpos de voltarem (seria algo como foi feito com Wolverine no filme Dias de um Futuro Esquecido).

Pois bem, notaram todas as similaridades? Caso não, listarei elas para que você entenda melhor. Mas é preciso compreender que algumas coisas não são transcrições literais, apenas tem paralelos semelhantes. Vamos lá:

 

1- Jarnbjorn

Em Fabulosos Vingadores é o uso inadequado do machado encantado que desencadeia os acontecimentos. Em Vingadores: Guerra Infinita, Thor não arranca a cabeça de Thanos de uma vez e isso acarreta no estalar de dedos. Em Vingadores: Ultimato, assim como em Fabulosos Vingadores, Thor se martiriza pela culpa que sente por não ter empregado o machado de forma correta. No filme ele fica gordo (e se torna o MELHOR THOR DE TODOS) e nos quadrinhos ele fica com um dos braços queimado após matar um dos Gêmeos do Apocalipse enquanto estava tomado pela fúria.

“Eu tenho quase certeza de que ele tá morto…”

2- Polpar parte do mundo.

Em Fabulosos Vingadores, os Gêmeos do Apocalipse tem como principal objetivo criar um mundo sem humanos, povoado apenas por mutantes e livre do preconceito que vitimizou seu povo. Em Vingadores: Guerra Infinita, Thanos que acabar com metade da população da galáxia afim de trazer equilíbrio. Em Vingadores: Ultimato é mostrado o resultado de sua vitória.

3- Ameaça imparável

Em Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato temos Thanos, que dá uma baita trabalheira para toda a turma do MCU e parece ser invencível. Em Fabulosos Vingadores temos o celestial Exitar, que é “apenas” um gigante de centenas de metros.

4- Heróis discordantes.

Em Vingadores: Ultimato, Tony Stark entra em conflito com Steve Rogers no começo do longa em ambos se estranham por cinco anos. Em Fabulosos Vingadores, Destrutor entra em conflito com seu irmão, Ciclope por este defender o novo mundo sem humanos. Tanto no filme quanto na HQ os personagens acabam fazendo as pazes e se ajudando em prol do bem maior.

 

5- O tempo depois da tragédia

Em Vingadores: Ultimato se passam 5 anos entre os heróis atacarem Thanos apenas para descobrir que a Joias do Infinito foram destruídas, frustrando assim, seus planos de usarem-nas para restaurar a vida na Terra em sua totalidade e o plano de voltar no tempo através do Reino Quântico. Em Fabulosos Vingadores o espaço de tempo entre a destruição da Terra e o plano para voltar no tempo é de 6 anos.

6- Herói pacifista

Em Vingadores: Ultimato somos apresentados ao novo Hulk, o qual mescla a força e a forma física do Golias Esmeralda com a inteligência de Bruce Banner. Esse novo Hulk é um tanto avesso ao uso da violência, tanto que meio que se constrange ao ver sua versão do passado “esmagar” coisas, preferindo usar seu gênio cientifico. Em Fabulosos Vingadores, Magnum, um dos mais poderosos Vingadores, se torna um pacifista e se recusar a usar seus poderes para atacar quem quer que seja, preferindo agir como o apoio tático nas operações da equipe.

7-Testando a viagem no tempo.

Em Vingadores: Ultimato, após a recusa de Tony Stark em ajudar com o experimento de viagem no tempo, Hulk toma a frente e as coisas não dão muito certo. Em Fabulosos Vingadores, o Fera é o responsável por estudar uma possível viagem no tempo mas nunca com resultados positivos.

8- Família em jogo.

Em Vingadores: Ultimato, após a tragédia do estalar de dedos, Tony Stark foi o único que seguiu em frente e formou uma família com Pepper Potts e ambos tiveram a pequena Morgan. Em Fabulosos Vingadores, Alex Summers e Janet Van Dyne se casam e tem a pequena Katherine. Tanto em Vingadores: Ultimato quanto em Fabulosos Vingadores, ambos se recusam inicialmente a voltar no tempo para resolver as coisas por medo de perderem suas filhas.

9- Traição

Em vingadores: Ultimato, Thanos acaba descobrindo que sua filha, Nebula, a que lhe era mais fiel, lhe trairia no futuro. Em Fabulosos Vingadores, os Gêmeos do Apocalipse traem seu pai de criação, Kang, afim de destruir a Terra que ele tanto quis conquistar um dia. Ao final, tanto Thanos quanto Kang usam a traição a seu favor.

10- Um novo conflito

Em Vingadores: Ultimato, Thor, Capitão América e Homem de Ferro voltam a enfrentar Thanos. Em Fabulosos Vingadores, Vampira toma os poderes de todos os Vingadores afim de tentar segurar um dos pés do celestial e Thor o ataca com Jarnbjorn , ferindo-o mortalmente. Em ambas as histórias, a união dos Heróis é essencial para derrotar o inimigo, em Ultimato os heróis mortos em Guerra Infinita voltam a aparecer e em Fabulosos Vingadores  os heróis recebem a ajuda da Guarda do Infinito de ultima hora.

11- Cavalaria overpower

Enquanto em Vingadores: Ultimato temos a chegada da Capitã Marvel pra impedir que a nave de Thanos transforme todo mundo em paçoca, em Fabulosos Vingadores temos a chegada do Sentinela, um dos heróis mais poderosos assim como o mais DOIDO, para segurar o outro pé do Celestial e ainda empurrar seu cadáver para o espaço depois de Thor matá-lo

No final, ao contrário de Ultimato, a linha temporal é mudada e a filha de Alex Summers e Janet Van Dyne, que estava em poder de Kang, é apagada pelos acontecimentos (pois Kang é um filho da puta mentiroso), enquanto a linha temporal do MCU permaneceu inalterada e o sacrifício de Tony Stark deixou a pequena Megan e milhões de fãs da encarnação de Robert Downey Jr como Homem de Ferro no cinema, órfãos.

Achou algumas comparações forçação de barra? Tudo bem, eu não estou AFIRMANDO CATEGORICAMENTE que o filme se inspirou nesse arco das HQs pra construir seu roteiro. Os roteiristas podem NUNCA ter visto esse arco na vida, mas é preciso admitir que há muitas coincidências e eu estou apenas apontando as que chamaram MINHA atenção e resolvi dividir com meus amiguinhos e amiguinhas que são vocês! Afinal, eu não faço parte de certos canais de YouTube que dizem “Vocês tem que me ouvir porque eu manjo pra caralho, já li TUDO de Vingadores e até trabalhei com a tradução em alguns títulos”. Eu sou humilde e controlo a quantidade de merda que falo…

E você? Conhece alguma história de alguma HQ Marvel que lembra muito a trama de Vingadores: Ultimato? Então deixa aí nos comentários! E não esquece de deixar o like e ativar o sininh…não, pera…mídia errada.Beijo na bunda!