Ted Lasso – por PCB

Pois bem, pois bem! PCB na área, amiches. Hoje falaremos sobre a série que levou o Emmy deste ano como melhor comédia: Ted Lasso

Este review foi motivado pelo chilique do Amaro no post sobre Superstore, no qual ele falou que o site tá muito parado, sem post, pelo que me senti instigado a escrever – tão vendo como reclamar na internet dá efeito? 

SINOPSE: Ted Lasso era um treinador fenomenal de futebol americano, que pelo seu alto desempenho nos Estados Unidos, foi chamado pra ser técnico de futebol “normal” na Inglaterra (onde existe a liga futebolística mais competitiva do mundo, a Premier League). 

A princípio, o treinador sente o impacto de viver em um país com cultura diferente, lidando com um esporte totalmente diferente, mais exigente… mas ele logo consegue contagiar todos com seu bom humor. 

VALE ASSISTIR? Eu gostei muito de Ted Lasso. De cara, me apeguei à série pois ela faz muitas referências ao futebol inglês, que eu assisto direto. Claro que os outros pontos da série são mais importantes que isso, mas já é um bom aperitivo pra quem acompanha futebol, em geral (ex: mostra como é ter que lidar com comentaristas esportivas chatos e entrevistas ácidas após os jogos). 

Mas se as alusões futebolísticas não te pegarem, a visão otimista da série vai te conquistar. Ted Lasso tem aquele efeito de Parks and Rec e de Forrest Gump de mostrar que a vida pode ser mais feliz e colorida, que nem tudo precisa dar errado, que as pessoas podem ser melhores. Série good vibes. 

Porém, esses momentos alegres são sabiamente intercalados com alguns dramas pesados (afinal, a vida é assim). Ted, por exemplo (leve spoilers a seguir), está passando por um divórcio bem difícil pra ele, e ao lado de outros traumas, o leva a ter ataques de pânico e a buscar uma psicóloga (spoilers ends). Isto serve pra humanizar os personagens, aumentando seu afeto por eles. 

Aliás, todos os personagens são muito bons, com várias camadas. Os mais chatos e desinteressantes vão sendo mais e mais aprofundados – em especial na 2ª temporada, que parece que focou mais nos secundários do que no próprio Ted (chega ao ápice de um personagem que começou como um alívio cómico terminar como um convincente vilão). 

Falando um pouquinho mais sobre a 2ª temporada, trouxe alguns tópicos mais sérios pra uma série de comédia: necessidade de acompanhamento psicológico; traumas com os pais; ligação entre clubes de futebol e empresas/governos com atividades escusas (o que de fato está acontecendo agora, pois um time chamado Newcastle está sendo comprado por um príncipe saudita que viola direitos humanos em seu país); etc. 

Um leve incômodo: a 2ª temporada tem alguns instantes de humor mais bobo (mas é coisa pouca). 

ENFIM… Ted Lasso é uma baita série. Traz uma visão otimista e esperançosa, mas sem ser boba, e ainda assim tratando de assuntos mais sérios. Com episódios curtinhos e temporadas curtinhas, recomendo-vos a dar uma procurada na Apple TV+ ou na locadora mais próxima de você. 

Quer mandar um post pra gente? contato@superamiches.com