Semana Go Nagai – Mais sobre Devilman

Um pouco em geral sobre Devilman

Creio que todos concordamos que Go Nagai foi (é, o cara ainda está vivo, mas as obras mais importantes dele são bem antigas) um dos caras mais influentes no anime e mangá.

E entre tais obras está Devilman. Surgida em 1972, num mangá, já foi adaptada pra tudo quanto é formato, incluindo live action, da mesma forma, não é incomum ver um crossover ou um cameo em outras obras, do próprio Go Nagai ou não.

Antigamente Devilman era só mato.

Em 1972, só que do outro lado do oceano, foi criado o Motoqueiro Fantasma. Eu curto muito o Motoqueiro, mas não é dificil de dizer qual tem as historias mais macabras e demoniacas.

Já abordamos a mais recente adaptação Devilman Crybaby, mas não é dificil começar novamente com essa. Surgida depois da seminal Demon Lord Dante, Devilman já teve várias versões e releituras, mas dá para destacar os elementos básicos.

Akira Fudo é um garoto normal, pacato, que não gosta de violencia e se incomoda com sangue, mas é corajoso e leal com os amigos. Ele tem uma tendencia a resistir sem revidar se ameaçado com violencia.

Em um certo momento, geralmente por interferencia de Ryo Asuka, seu melhor amigo, acaba descobrindo a verdade sobre o mundo, os demonios, Deus e o diabo.

Ele acaba se tranformando em Devilman, um demonio com consciência humana e lutando contra a invasão dos demonios.

Os demonios de Devilman são os habitantes originais da Terra, e foram derrotados, milhões de anos atrás, por Deus e os anjos, o que permitiu os humanos a dominar o planeta.

São seres que vivem para satisfazer seus impulsos imediatos, normalmente violencia, alimentação e reprodução, sem nenhum limite. Essa seria a diferença primordial entre os demonios e os humanos, e o Devilman justamente consegue controlar tais instintos.

Outro elemento constante é Miki. Akira é muito próximo dela, em algumas historias realmente namorados, mas a transformação de Akira em Devilman o afeta, o tornando mais agressivo mesmo na forma humana, o que causa estranhamento em Miki. Fora o fato de que em várias versões da historia, ela, e/ou a família acabam se fodendo.

Gore e splatter são as palavras de ordem em Devilman, e as lutas são muito viscerais. Literalmente, com um monte de visceras e entranhas sendo arrancadas.

Um detalhe importante para degustar a obra de Nagai é que não há, em hipotese alguma, garantia de final feliz. E em Devilman, não há final feliz mesmo.

Normalmente, no final das historias, Devilman, na verdade o demonio da guerra Amon, enfrenta o Lucifre. E em quase todas as versões, ele perde.

Isso gera uma continuação que pode ser bem diferente uma da outra. Uma dessas continuações é Devilman Lady. Nessa, o mundo ainda existe, mas está sob forte ataque dos demonhos e a jovem Jun Fudo se torna a Devilman Lady ao ser violentada por um demonio.

Outra continuação, de digamos outra linha de tempo, é Violence Jack. Além de ser o melhor nome de todos os tempos, é uma série que cumpre o que anuncia, com ainda mais violencia e infelicidade que Devilman, num mundo pos apocaliptico, com os poucos humanos tentando sobreviver entre os demonios e predando uns aos outros.

Devilman não é uma para pessoas sensiveis ou que se ofendam com os conceitos religiosos expressados.

Mas Go Nagai é um mestre em manter uma trama interessante, mesmo que possa dar um nó no estomago de alguns.

Então amiguinhos, há muitas versões de Devilman espalhadas por aí, basta encontrar a que mais lhe apeteça.