Semana Go Nagai – Compreenda Devilman

Um guia para seu engradalhamento como pessoa.

No intuito de melhor servir a humanidade, a Societé Psychologique Amiche Mondiale (SPAM), publicou em 1645 um estudo para melhor esclarecer como funciona a linha do tempo de Devilman, do imortal Go Nagai.

Os mais atentos podem ter percebido algo estranho na frase acima.

Como assim, “servir a humanidade”?

Mas é isso mesmo. Depois de passar seis séculos servindo à causa dos mangustos, a SPAM resolveu rever seus conceitos e permitir estudo de seres fora da classe dos Herpestidae.

Diretor da SPAM rejeita pedido de associação de candidato

Tudo começa com Devilman, e aquela historia que, aqueles que já leram os posts anteriores sabem. Mas para os que não leram vou resumir.

O que inutiliza a frase acima quase toda.

Akira Fudo é um moleque banana que mora na casa dos pais de Miki, sua amiga de infancia. De repente ele é contatado por Ryo Asuka, outro amigo de infancia, com quem perdera o contato.

Akira acaba descobrindo que ao redor do mundo diversas pessoas, aparentemente sem ligação ou razão, estão se tornando seres monstruosos com tendencias homicidas ou mesmo canibalescas.

Por ações de Ryo, Akira acaba se tornando um desses seres, mas com a diferença que sua personalidade humana não é suprimida e agora sendo chamado de Devilman, passa a tentar defender a humanidade.

Vamos à uns pontos.

Os demonios são os habitantes originais do mundo, criaturas com a capacidade de se adaptar em instantes e absorver as forças daqueles que vencem. Embora inteligentes, são absolutamente movidos por instintos básicos: comer, reproduzir e matar. E nem sempre nessa ordem.

Milhões de anos atrás, Deus resolveu acabar com essa putaria e destruiu tudo. O negocio é que os demonios de alguma forma (hibernando ou mesmo como espiritos) sobrevivem e passam a ocupar humanos e tentar retomar o mundo.

Devilman é na verdade Amon, um dos mais poderosos demonios no passado. Mas o fato é que mesmo assim, ele é incapaz de deter a aniquilação da raça humana, e é derrotado em seu ultimo combate contra Satã, o seu amigo Ryo.

E aqui as coisas começam a bagunçar.

A série seguinte foi Violence Jack, que é meio que uma continuação.

Seu primo, Amor e Abraços Jack não sobreviveu à primeira página

Houve um grande terremoto que aniquilou a regiao de Kanto, então Toquio e arredores se tornaram uma terra sem lei. Pensem em Crossed, mas sem a critica social foda escrita como se fosse um adolescente trevoso.

 

As pessoas são ruins porque são babacas e não precisa de doença simbolica pra mostrar isso.

Por essa terra vaga um cara imenso, chamado Violence Jack. Ele acaba enfrentando as forças do Slum King, que governa esse pedaço de paraíso.

Acontece que Jack é meio que a reencarnação de Akira Fudo e durante o caminho ele vai reencontrando personagens familiares em outras situações. Como Ryo e Miki sendo escravizados.

Logo se explica que aquela é a Terra, transformada após os eventos de Devilman para servir de prisão para Satã. Histora segue, desmembramentos diversos, crime ocorre nada acontece feijoada e Jack se transforma no Devilman lá pro final dessa longa série e desta vez Devilman é vitorioso contra Satã e Zennon.

Mas Violence Jack não é a sequencia canonica de Devilman segundo o proprio Nagai.

Porque essa aparentemente seria Shin Devilman, onde seguimos Akira e Ryo viajando pelo tempo em uma cabine telefonica enquanto enfrentam demonios e encontram várias figuras historicas conhecidas. Parte da frase anterior não procede. Podem decidir qual.

Mas não apenas conhecidas. Eles encontram um pintor desconhecido aí.

A historia não segue exatamente depois de Devilman, mas se diverge do original depois do combate contra Silene, é quando começa a putaria de viagem no tempo.

 

E depois temos Devilman Lady. Ou Devil Lady como foi chamada nos EUAses, pelos tradutores filisteus, que ignoram o nome original da série por conhecimento da lingua inglesa. Canalhas.

É quase que um remake de Devilman, só que ao invés de Akira Fudo temos a professora Jun Fudo, que após um pouco salutar encontro com seres chamados Devil Beasts se torna Devilman Lady. Me apegarei fielmente à esse nome.

Uma mulher chamada Lan Asuka surge para ajudar e explica que os Devil Beasts são evoluções malucas da humanidade e pede a ajuda de Jun, que conseguiu manter sua consciencia humana, para capturar ou matar os Devil Beasts.

Com o tempo os aspectos sobrenaturais voltam a aparecer, como a presença do Culto de Dante, uma viagem ao inferno e a descoberta que Jun e Lan são na verdade duas metades da alma de Satã, que estava preso em um loop temporal depois de Devilman.

Espero que todos tenham notado que Jun e Lan são praticamente versões femininas de Akira e Ryo. Ainda que na verdade ambas sejam parte da alma de Ryo/Satã. E Jun tenha encontrado o Devilman original no inferno. Só que gigantesco. Acho que do tamanho que ele fica no crossover com Mazinger Z.

 

Chegamos então à Amon: The Darkside of the Devilman.

Começa pouco depois do incidente de Akira e a cabeça decepada de Miki. O verdadeiro Amon retoma o controle do Devilman e sai matando geral. Essa série mostra eventos ocorridos antes de Devilman. Muito antes. Alguns milhões de anos antes. Pense em Paraiso Perdido de Milton.

Só que completamente diferente.

É meio que a origem da Silene e como ela encontra Amon. Essa historia não é do Go Nagai, mas é considerada parte do canhão. Canhão…. heh.

Outra historia do passado é Akuma Kishi, que mostra como foi a rebeliao contra Deus.

Se as coisas ainda não estão confusas (riscar) claras o bastante, há Shin Violence Jack, e suas maluquices como a nova forma de Miki. Que é mais ou menos como ela fica em Devilman, uma cabeça separada do corpo. A diferença é aqui essas partes avulsas de ser humano ainda estão vivas.

O folgado Jack dá uma de João-sem-braço

Em Devilman vs Hades, numa diferente linha do tempo, Akira vai para o inferno em busca da alma de Miki e tem que enfrentar Hades. Esse por sua vez está enfrentando o Great Mazinger, pilotado por Tetsuya Tsurugi, que está com uma personalidade mais parecida com a de Koji Kabuto, que agora comanda a Fortaleza Laboratorio. Fica obvio que Devilman e Mazinger estão em realidades paralelas.

Por final, até agora ao menos, temos Devilman Saga, mostrando o roboticista Yuki Fudo se juntando à um projeto para decifrar estranhos artefatos encontrados em uma expedição à Antartida, coisas de altissima tecnologia mas que datam de milhões de anos atrás.

Temos então todas essas historias, algumas em paralelo, continuações, realidades alternativas, viagens no tempo, crossovers e tals.

 

É realmente simples