San Andreas

O outro San Andreas.

 

O filme começa com a equipe de resgate do The Rock indo salvar uma guria cujo carro caiu de um desfiladeiro usando um helicóptero. Eles estão sendo entrevistados para uma reportagem quando acontece a chamada.

KOuIS

Isso estabelece que The Rock é o bonzão do resgate, depois a cena muda para dois pesquisadores da Caltech (o instituto de tecnologia da California) que desenvolveram um modelo que pode prever terremotos (o que seria o santo graal da sismologia). Eles vão até a Represa Rover, em Nevada, onde não deveria haver terremotos, mas captaram algo parecido com um. Resumindo, acontece mesmo, a represa vai pro saco e a parte asiática da dupla morre.

The Rock tem que lidar com sua família se desmantelando, com sua filha, a mega boa-pra-cacete, Blake (a sempre necessária Alexandra Daddario) se mudando para San Francisco e sua esposa, Emma (a milfaça master level Carla Guginu) arranjando um novo namorado Daniel Riddick.

Nessa, acontece o terremoto, o Big One, que pega praticamente toda a Falha de San Andreas, de Los Angeles até San Francisco. Então The Rock e Emma começam a ir até San Francisco para resgatar a filha.

sanandreas3-xlarge

Há obviamente alguns dos clichês mais velhos dos filmes de desastre, em particular a situação da família do protagonista, que está se desmanchando. Todos os filmes de desastre usam essa ferramenta pra criar uma empatia com o cara. E normalmente o novo namorado da mãe é, ou um babaca ou um cusao completo.

Não fica claro também o tempo que se passou entre a cena na represa e o terremoto. O cientista reclama que ninguém deu ouvidos aos avisos e menciona como o livro que escreveu foi um fracasso. Devem ter passado alguns meses no mínimo, mas isso não fica claro.

E fiquei surpreso que o The Rock não segurou as placas tectônicas com as mãos, por que o bicho tá muito monstro.

71623

Algumas coisas mostram que a produção fez sua pesquisa sobre alguns pontos, como na cena que o professor sugere usarem as instalações da Caltech para invadirem o sinal das emissoras de tv e informarem  que o perigo não passou. Dadas as instalações da Caltech e o nível dos estudantes dali, esse tipo de coisa é simples.

Claro, a segunda metade do filme, com a tsunami não iria rolar pelo simples fato de que o epicentro do terremoto não ter sido no oceano e sim terra adentro. E o tipo de falha que é a Falha de San Andreas não poderia criar tsunamis.

maxresdefault

Não é um filme que vai marcar gerações, mas definitivamente é um filme divertido.

alexandra-daddario-san-andreas

E se você precisava de mais um motivo para ver True Detective….

Eu costumo dividir filmes (os bons pelo menos) em duas categorias, Assisto em Casa, e Vou ao Cinema. A segunda categoria estão os filmes pelos quais eu me daria ao trabalho de ir ao cinema pra ver, pois seria melhor aproveitado em tela grande. Esse eu vi em casa, mas poderia ver no cinema.

Zweist
28/10/2015