Saint Seiya: Next Dimension- Pior do que EU lembrava (Parte-1)

O que estou fazendo de minha vida, meu Deus…?

A história aqui é muito simples: Por alguma razão que a própria razão desconhece , resolvi ler Os Cavaleiros do Zodíaco: Next Dimension! Ou melhor…RELER, já que havia lido SEIS volumes do mangás, escrevi post (que você pode ler AQUI) mas a história é tão ÉPICA e MARCANTA….que ESQUECI TOTALMENTE que o tinha feito. Assim sendo, começarei tudo de novo e farei algo parecido com a (em hiato) série de posts “Mangá dos Cavaleiros do Zodíaco: Pior do que você lembrava”, que é uma śérie que gosto de escrever mas que dá um trabalho da porra e meu deu uma preguiça desgraçada no ultimo volume da saga das 12 casas da Conrad que é o mais “gordinho” deles. Mas irei voltar, prometo! Um dia…

Aqui tentarei fazer algo mais simples, sem tópicos e nem tantas imagens (que é o que dá mais trabalho, enfiar imagens nos posts). Contarei a história de cada volume de maneira mais corrida e apenas apontando os ponto mais absurdos e sem sentido. Ou seja, eu poderia resumir esse post tirando uma foto minha apontando pro mangá inteiro…

Antes de começarmos, acho bacana contextualizar o porque de Next Dimension existir. E a resposta é muito simples: EU NÃO SEI! Já ouvi dizer que foi o Kurumada meio que com ciuminho de Lost Canvas, que é MUITO MELHOR QUE O MANGÁ ORIGINAL, mas é quase certo que foi pela cagada que a Toei fez com o filme Prólogo do Céu. Pra quem não sabe, prólogo do Céu seria a continuação canônica do mangá, mostrando Saori apagando a memória de Seiya pra salvá-lo da maldição de Hades que o manteve em estado vegetativo (e com uma baita de uma espada fincada no peito). A partir daí Atena se entregaria ao julgamento de seus irmão deuses e em algum momento Seiya recuperaria sua memória e iria a seu resgate. O roteiro do filme tinha a mão de Kurumada, que preferia continua a história pelas animações que ter trabalho fazendo um novo mangá. O diretor do filme cagou e andou pra esse roteiro, que não era lá muito diferente de nada que envolva Cavaleiros, se focando na ação e no draminha novelesco, e quis fazer um filme mais “adulto”, “cabeça” e “contemplativo”. O resultado foi o filme que conhecemos, visualmente lindo mas com um ritmo mais lento que minha vó tentando dançar break. Isso resultou na revolta de Kurumada, no afastamento do diretor da animação e de seu estúdio de animação, que também animavam os OVAs de Hades e, com isso, resultou também na queda ABSURDA de qualidade desses mesmos OVAs.

Assim sendo, Kurumada resolveu voltar ao mangá e fazer sua própria história com jogos e prostitutas. Só que a ideia de ter a batalha com os deuses deu lugar a uma doideira envolvendo viagem no tempo, um crossover bizarro com Lost Canvas que pega a história muito bem trabalhada de Shiori Teshirogi e a joga no lixo dando lugar a um Tenma e um Alone mais rasos que um pires, trocando os cavaleiros de ouro FODAS de Teshirogi por uns cavaleiros bizarros com direito a um Escorpião invisível, um Sagitário centauro e um décimo terceiro cavaleiro de ouro. E, bem…aqui estamos! Lendo esse que, possivelmente, é a PIOR FASE dos Cavaleiros do Zodíaco que eu já tive o desprazer de por meus olhos. E eu estou falando de CAVALEIROS DO ZODÍACO, que já não é uma obra prima dos mangás, ao contrário do que muito fanático que se faz de cego faz questão de gritar aos quatro ventos. Então, sem ainda mais delongas, vamos começar.

VOLUME 1- SERÁ QUE ESSE SEIYA É O PÉGASO?

Nossa história se inicia com um pequeno flashback da luta contra Hades, que aconteceu em 1990 segundo o próprio mangá. Os cavaleiros de bronze, agora em sua armaduras divinas, estão apanhando mais que Matrix Ressurrections nas bilheterias até que, quando ia desferir o golpe final em Atena, Hades se detém, olha pra Seiya e manda um “Ei…eu não te conheço de algum lugar não, boyzin?” e somos jogados num flashback de 240 anos atrás.

O Grande Mestre convoncou Shion e Dohko pra lhe dizer que eles foram promovidos de cavaleiros de bronze para cavaleiros de ouro. Não é dito quais cavaleiros de bronze ambos eram, mas é quase certo que Dohko era o cavaleiro de Dragão, não por ser o mestre do Shiryu, mas porque o Kurumada tem pouca imaginação. Faço uma pausa aqui pra falar sobre as histórias curtas que o Kurumada vem lançando até hoje afim de explicar alguns dos ROMBOS que sua trama tem e isso gera alguns retcons que resultam em rombos AINDA MAIORES. Em uma dessas histórias recentes é dito que os caveleiros baixam a Terra em forma de uma estrela cadente ainda bebês, assim como Atena, e que eles já nascem com suas funções certas. Ou seja, Shaka nasceu como cavaleiro de Virgem, Aioria como cavaleiro de leão e etc. Além de ser uma idiotice, porque mostra que as armaduras crescem junto com eles, caga todo o lado humano de alguns deles. Tipo, a relação entre Aioria e Aioros perde o peso já que eles não podem ser irmãos já que foram cuspidos pelo universo, logo, por essa lógica, TODOS seriam irmãos. O mesmo se aplica a Saga e Kanon. Mas, enfim, eu ignoro esse troço mesmo sendo tido como canônico agora. VÁ PRA CASA, KURUMADA! VOCÊ ESTÁ BÊBADO! Pior que dado o histórico do sujeito, eu não duvido nada que ele esteja mesmo nesse exato momento…

Bem, voltando…

O Grande Mestre dá as amarduras de ouro de Libra e de Áries e Dohko e a Shion e já mandam eles pra um serviço. Sim, essa é uma daquelas promoções que teu chefe te dá só pra você fazer um trabalho merda que ninguém mais quer. Segundo relatos, surgiu um jardim estranho e lá tem um jovem colhendo flores. Segundo o Grande Mestre, esse Jardim são os Campos Elíseos e o jovem é o corpo humano que serve como receptáculo para Hades, o deus do submundo. Recém nomeado cavaleiro de ouro e sem nem ter lido o manual de instruções da armadura, Dohko já quer partir pra briga. Shion tenta impedir, vê que não tem jeito e vai junto. Chegando lá, tomam um tabefe mistico do jovem que não percebe que foi a alma de Hades lhe protegendo. Ele se mostra gentil e ajuda Dohko a curar uma ferida advinda do sopapo. Quando Shion ia aproveitar a distração do jovem e lhe atacar pelas costas, uma voz o manda parar. E é nesse momento que temos a questão mais RIDÍCULA do mangá até aqui. Eu nem vou falar nada, só vou colocar a imagem aqui:

Será se seje???

E essa cena me lembrou essa piadota:

Alone chama o “misterioso” jovem de Pégaso e o jovem diz que seu nome é Tenma e que Peǵaso é o nome de seu cavalo. E essa imagem me veio instantaneamente a mente:

Sem aviso prévio, Tenma solta os Meteoros de Pégaso mais chochos que já vi em qualquer uma das franquias derivadas dos cavaleiros. Sério, parecem espermatozoides rosa com pregiça! E por falar em preguiça…PORRA, KURUMADA! Se não vai mudar a cara nem a personalidade do personagem, pelo menos cria um golpe novo pra disfarçar e diferenciar! Chama de “Coice de Pégaso”, “Voô de Pégaso”, “Bimbada de Pégaso”, “Sarrada de Pégaso”, sei lá! Mas parece que ou a porcaria da armadura vem com manual de instruções do golpe ou o mestre do cavaleiro tem previsões de que ele vai ser o cavaleiro de tal constelação desde sempre! Isso explica porque o Cassius não sabia dar Meteoro de Pégaso, o Isaac não sabia dar Pó de Diamante e o Ohko não sabia dar Cólera do Dragão…

Ao ver o golpe, Shion e Dohko perguntam quem ensinou tal técnica a Tenma. Ao invés de responder, manda outro Meteoro de Pégaso, falha outra vez, coloca Alone (o jovem que é recipiente de Hades e seu amigo nas horas vagas) na garupa do Pé de Pano e fogem mas deixam um dos barris que o cavalo carregava cair no chão. Dentro do barril Shion e Dohko decobrem a caixa da armadura de Pégaso (oh, que surpresa…)

Longe dali, perto de um mausoléu (que parece mais um silo de grãos, graças as capacidades artísticas do “””””””mestre””””””” Kurumada) Tenma dá uma bronca no Alone mandando ele deixar de ser inocente. Eles relembram o passado e Alone acaba dizendo ter a sensação de não saber mais quem é, que quando para pra pensar nisso tem visões de vultos e audições de vozes e que precisa ir a um templo da Universal urgente! Tenma manda ele parar com essas besteiras e quando vira pra Alone vê o vulto de Hades atrás dele quase tão grande quanto minha liseira. Como todo personagem merda de anime, ele resolve ignorar o fato de ter um lord negro das trevas pousando atrás do seu amigo perturbado e diz pra ele deixar de pensar nisso. Nesse momento, essa anta se dá conta de que a o barril com a armadura caiu e resolve voltar pra pegar.

“Vixi, que é isso! Ah, deixa quieto. Deve ser só uma virose.”

Sozinho, Alone começa a ouvir um chamado do silo de grã…AHEM…digo…do “mausoléu” e resolve se aproximar. Como Kurumada é péssimo com narrativa sultil, Alone vai até o mausoléu enquanto fala em voz alta a história do lugar, pois dizem que ninguém se aproxima dali por medo de libertar as trevas que destruiriam o mundo. Aliás, diálogos expositivos tem de TONELADAS em Next Dimension (e na série clássica também, sejamos justos)! E mesmo tendo acabado de falar em voz alta que ninguém abre aquela porra pra não foder o mundo todo, Alone, um sujeito que vê vultos e acaba de ouvir uma voz sinistra chamar sua voz, acha que é uma boa ideia abrir a porta da casinha do apocalipse! ESTE FILHO DA PUTA É MUITO BURRO! Se alguém entregasse um revolver pra ele dizendo que disparava bala sete belo, tenha certeza de que ele já teria morrido tentando chupar uma!

Alone vê uma espada fincada no chão rodeada por um circulo luminoso suspeito. Nesse momento, uma jovem gótica trevosa aparece e diz ser Pandora, a serva de Hades, e diz que Alone é o próprio Hades e que ele deve tirar a espada do solo, pois só ele é capaz, tipo um Rei Arthur do satanás.

Aff…santanismo com pentagrama é tão 2006…

Enquanto isso, Tenma, já devidamente paramentado com a armadura de Pégaso, tenta acertar Dohko sem sucesso. Até que Shion perde a paciência e coloca o moleque pra dormir. Nesse momento, o jumentinho do Alone tira a espada do chão, o Castelo de Hades aparece na Terra ao melhor estilo do Castelo de Drácula em Castlevania, e Pandora diz que ele vai morar lá doravante, que a vista é bacana mas as contas de água e luz são um pesadelo, o que tá tudo bem, já que isso é bem coisa de Hades mesmo. Tenma acorda, percebe que está sozinho e vai tentar encontrar Alone. Ao invés disso, encontra Dohko e Shion encarando o sinistro castelo. Eles explicam que agora é tarde, que a presença do Castelo de Hades em nosso mundo significa que Alone não existe mais, que a alma de Hades agora domina seu corpo.

OBVIAMENTE o cavaleiro do jumento alado ignora o aviso, vai tentar falar com Alone, toma uma ruim do ex-amigo que bate nele sem nem olhar pra trás, só com a força do desprezo mesmo, e o deixa pra ser morto pelos seus soldados rasos chamados Esqueletos. Shion e Dohko aparecem pra salvar Tenma e dizem pra sairem dali o mais rápido possível, pois dentro dos dominíos de Hades seus poderes caiam quase pela metade e se um espectro, um dos soldados mais fortes de Hades, aparecesse…aí morreu maria preá! Todo mundo tomava na tarraqueta! Apesar desse aviso, os três acham por bem tirar uns vinte minutinhos pra relembrar o passado, olha que bacana! Tenma acaba revelando que seu mestre era o cavaleiro de prata Suikyo de Taça que, por conveniência do roteiro preguiçoso, era amigo e companheiro de treino de Shion e Dohko. Os dois revelavam que ele sumiu após ser mandado pra investigar aquele mesmo local. Só que no começo do mangá Dohko diz que eles não sabiam da existência do Campos Elíseos até serem enviados lá neste dia. Então, como eles sabiam que Suikyo sumiu indo investigar esse lugar? E porque o Santuário não mandou investigarem o sumiço de um cavaleiro com uma armadura tão importante, já que a armadura de Taça pode prever o futuro? E PORQUE SUIKYO NÃO PREVIU QUE IRIA DAR RUIM, AVISOU AO GRANDE MESTRE PRA ELE JÁ MANDAR UM EXÉRCITO EM CIMA? Bem, furos de roteiro a parte, nesse momento o trio percebe uma presença de um cosmo gigante e maligno. É Vermeer de Grifo, um dos três juízes do inferno e um dos mais poderosos guerreiros de Hades que aproveitou essas três comadres fofocando pra chegar até lá andando na maciota, sem pressa nenhuma!

As três comadres conversando e o Vermeer vindo tranquilo, sem afobação.

Shion e Dohko tentam atacar mas são facilmente repelidos por Vermeer, que lança seu golpe Marionete Cósmica (que é aquele golpe clichê dos animes onde um cara consegue enrolar tudo e todos num cordão de nylon sem fazer com que eles se enrosquem). Vermeer, então, quebra o braço de Dohko e lança a “genial” pergunta “Áries, agora é a sua vez! O que aconteceria se eu quebrasse o seu pescoço?”. Olha…eu não sou médico nem nada, mas…eu tenho quase certeza de que quando você quebra o pescoço de alguém…ELA MORRE!

Quando estava pra quebrar o pescoço de Shion e matar sua curiosidade pra ver o que aconteceria, Vermeer é atacado por Tenma, que já não tinha muita força e com ela reduzida por estar no domínio de Hades, só está ali pra passar vergonha mesmo. Vermeer começa a moer todo mundo na porrada quando uma voz ao longe o manda parar. Os três jumentos veem o cara se aproximando com uma armadura negra vindo da direção do Castelo de Hades e ainda se perguntam se é um aliado! Acontece que o sujeito é Aiakos de Garuda, um dos Espectros de Hades, que diz a Vermeer que Pandora solicita sua presença no Castelo. Dohko, Shion e Tenma reconhecem a voz de Aiacos e percebem que, na verdade, é Suikyo. Por que? Porque isso é conveniente!

Temos uma pausa pra um flashback mostrando o dia em que Tenma conheceu Alone. Em meio a uma nevasca Tenma se abriga em uma pequena cabana abandonada e lá dentro descobre um menino se aquecendo em uma pequena fogueira. Obviamente era o pequeno Alone. Tenma reclama que aquela fogueira não esquenta nem a menor prega do seu “oiti” e Alone, preocupado, não pensa duas vezes antes de jogar seu material de pintura na fogueira. Ele revela que estava indo estudar pintura em Florênça mas não hesitou em jogar o material no fogo pra aquecer um desconhecido. Pra agradecer, Tenma espera Alone dormir…E ROUBA O RESTO DAS COISA DELE! ESSE VAGABUNDO FILHO DE UMA RAMEIRA!

LADRÃO! LADRÃOZINHO! SEU LADRÃO!

No meio de sua fuga, ele é pego por um adulto que o leva de volta a cabana e diz que uma ordem foi dada pra matar qualquer ladrão nas redondezas. Ele pergunta a Alone se as coisas que Tenma roubou pertenciam a ele, Alone confirma mas diz que Tenma não roubou, diz que ele as deu pra o Seiya genérico. O misterioso sujeito se surpreende com a mentira de Alone para salvar o sujeito que o roubou e diz a Tenma que ele deve muito a Alone e, por isso, deve protegê-lo pelo resto da vida porque é assim que é a amizade entre os homens. Talvez naquela época, porque hoje a amizade entre os homens é xingar um ao outro quando se encontram, falar bobagem, agir como eternos alunos de quinta série e etc. O sujeito manda os meninos o abraçarem pois o calor humano é a única coisa que pode salvá-los naquele local frio. Sem telefone pra chamar a policia imediatamente, os meninos aceitam. O sujeito revela se chamar Suikyo.

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Com a revelação de que Dohko, Shion e Seiya conhecem Suikyo…ou melhor, Aiacos de Garuda, Vermeer insiste em ficar porque não confia que ele vá matar seus amigos. Pra provar queVermeer estava errado em duvidar dele, Aiacos diz que vai cortar a cabeça de Tenma. Porém, no último instante, um mensageiro de Hades aparece e diz que vai ter reunião de briefing e é pra todo mundo ir pra sala de reuniões da agência de Hades. Nessa cena fica claro que Vermeer teme mais a Pandora que Hades, pois quando o mensageiro diz que devem voltar por Hades, Vermeer manda um “caguei” mas quando o mensageiro diz que foi Pandora quem mandou, Vermeer manda um “Ah, então assim, sim!”

Quando Aiacos e Vermeer partem o mensageiro vê Dohko, Shion e Tenma caído e diz “AGORA EU SI CONSAGRO!” e se prepara pra matar os três. É nessa hora que aparece o VERDADEIRO HERÓI DESSA PORRA! O PÉGASO QUE VALE! Isso mesmo, Pégaso, o cavalo de Tenma não apenas salva o trio como derrota o mensageiro com um coice, se mostrando mais digno da armadura de Pégaso que seu dono! Por mim, o mangá era dele a partir de agora!

No meio do embate entre O HEROIZAÇO Pégaso e o mensageiro de Hades, o segundo barril que ele carregava se quebra e revela a armadura de Taça. Segundo a lenda, ela foi inspirada na taça em que Atena matava sua sede no campo de batalha e a água que se encontra dentro dela enquanto em sua forma “object” (a “forma de Pokémon” que armadura assume quando está fora do corpo do usuário) tem o poder de curar as feridas além de se capaz de mostrar o futuro da pessoa que olhar o próprio reflexo nela. Obviamente os três dão aquela espiadinha. Dohko se vê velho e roxo, Shion se vê como Grande Mestre e Tenma vê um sujeito numa cadeira de rodas. É Seiya, claro, mas Tenma JURA que eles não se parecem NADA! Aham, tá bom Claudia, senta lá!

E é assim que esse primeiro volume termina!

Olha, sendo bem honesto, a pior parte de Saint Seiya: The Lost Canvas era justamente o personagem do Tenma! Quando os cavaleiros de ouro tomam os holofotes pra si, a história ganha uma qualidade absurdamente maior por justamente fugir do clichê do Seiya! Em Saint Seiya: Next Dimension, Tenma fica ainda menos gostável! Por sorte, no próximo volume ele some um pouco pra dar lugar a Saori, Shun e Ikki. Isso quer dizer que o roteiro melhora? Ah, mas não MESMO!

Quanto aos desenhos, eu confesso que gosto MUITO do salto de qualidade que existe assim que começa a saga de Poseidon, pois foi quando Kurumada passou a tentar emular o traço de Shingo Araki, character design do anime clássico. Os personagens ficaram mais esbeltos e esticadinhos, as armaduras ficaram mais planas e com um visual mais limpo além de muito mais bonitas, e isso se seguiu por toda a saga de Hades. Claro que quando eu falo de salto de qualidade, me refiro ao que as limitações do traço do Kurumada permitem! Ele ainda erra MUITO mas pelo menos tava se esforçando pra melhorar já que o anime vivia jogando na cara dele que visualmente era muito superior!

Aqui, em Next Dimension, parece haver um retrocesso! Talvez por passar muito tempo sem desenhar Saint Seiya, talvez pela idade afetando o traço, talvez pelo problema no dedo que praticamente o impede de desenhar hoje em dia. Fato é que os personagens estão atarracados de novo, assim como no começo do mangá clássico, e os erros de anatomia as vezes gritam. Isso vai mudando com o passar dos volumes. Isso se dá pelo fato de, graças a supracitada lesão no dedo, Kurumada deixar grande parte dos desenhos (se não TODOS eles) pros seus assistentes, aplicando apenas “correções” pro taço ficar mais próximo ao dele. Não estou inventando isso pra desmerecer o “”””””mestre””””””, fãs raivosos! Isso é FATO e tem vídeo pra provar!

Enfim, os desenhos podem até melhorar, mas a história com certeza é só ladeira abaixo daqui pra frente. Estejam aqui no próximo episódio para comprovar isso! Bye, bye!