Review Comparativo- Gunnm: Battle Angel Alita OVA

Esse título é uma bagunça…

Olá, jovos e jovas! Se você leu meu post anterior sobre o volume 1 de Battle Angel Alita da JBC deve lembrar que eu disse que falaria do OVA baseado no segundo arco dessa edição em um post a parte. Se não se lembra e não liga, pode ignorar completamente esse post não clicando AQUI!

No entanto, ao contrário do post anterior, para falar desse OVA eu não vou poupar spoilers, nem do dito cujo, nem do volume 1 do mangá, já que pra demonstrar as diferenças é essencial apontar pontos chaves da trama. Aviso dado, então vamos lá!

Muita gente com mais de 30 anos deve ter conhecido Gunnm primeiro através desse OVA, nos idos tempos em que o trabalho dos fansubbers eram vendidos em fitas VHS a preço de custo ou gravado de uma fita pra outra através de uma gambiarra entre dois vídeo-cassetes que demorava horas. Eu fiz parte dessa geração mas não cheguei a assistir Gunnm nessa época. Mas vamos nos focar no OVA e deixar o passado analógico pra outro dia! Dirigido por Hiroshi Fukutomi, que tem em seu currículo o primeiro OVA de Fatal Fury, que é bem legal, e o OVA de Art of Fighting, que é UMA BOSTA, além de Captain Tsubasa J, o nosso eterno Supercampeões exibido pela saudosa Rede Manchete, o OVA foi produzido pelos estúdios Animate Film e a toda poderosa produtora e chutadora de bundas quando se trata de animação de qualidade, Madhouse.

Assim sendo, é ÓBVIO que o OVA é LINDO DE MORRER! A animação é maravilhosa, o character design é fiel e ao mangá mas com um toque estilizado que o deixou belíssimo e com cenas  de ação de encher os olhos. No entanto, são apenas 2 OVAs que contam uma pequena parte da história de um mangá de mais de 2000 páginas.  Ante tal fato, foi preciso escolher um arco que não tivesse apenas ação louca e alucinada mas que  oferecesse um arco dramático interessante também. Pensando nisso, o arco escolhido foi justamente o segundo do mangá presente na segunda metade da primeira edição da JBC, o arco onde Alita/Gally conhece o jovem Yugo que sonha em ir para Zalem.

Porém, a história não poderia começar sem uma introdução e, para tal, mesclaram essa arco com acontecimentos do primeiro, ignorando algumas situações e personagens e criando ou mesclando outros. O resultado é um OVA que pode ser facilmente entendido por quem não conhece o mangá mas que causa uma estranheza enorme (e até certa decepção) pra quem espera o altos níveis de fidelidade com a trama escrita e desenhada por Yukito Kishiro.

OS OVAS

O OVA começa de forma similar ao Mangá, com Ido encontrando Alita e a levando pra casa. Lá, descobre que o cérebro dela está preservado naquele corpo por aproximadamente 300 anos. Temos um salto no tempo e Alita já vive feliz e serelepe com Ido. Certa manhã, conhece Yugo, um menino que faz reparos numa hélice que, não é bem explicado no mangá ou no OVA, mas parece servir para armazenar energia eólica. Alita acaba sentindo-se atraída pelo garoto e tem sua primeira paixonite. Em paralelo a isso, Alita começa a estranhar as saída noturnas de Ido, sempre vestindo um sobretudo preto e um chapéu e levando uma misteriosa maleta. Seguindo-o, ela acaba por descobrir que Ido é um Guerreiro Caçador, um caçador de recompensas, e que está caçando um serial killer que tem o hábito de comer cérebros de mulheres. Alita chega bem a tempo de salvar Ido, que estava passando por maus bocados com o assassino grandalhão e a acaba derrotando o sujeito, derrubando-o nos esgotos da cidade.

Acabamos por descobrir que o tal serial killer é o ex-campeão de luta livre cibernética, Grewcica, o qual procura a ajuda de uma médica chamada Shiren, que tem a mesma marca que Ido tem na testa, indicando que ambos eram antigos moradores de Zalem. Isso sem falar que ambos tiveram um relacionamento no passado.

Paralelo a isso, Ido e Alita discutem, pois a menina quer se tornar uma Guerreira Caçadora mas Ido não concorda em nada com isso. Só que, teimosa que só uma mula de metal, Alita faz o registro mesmo assim e Ido acaba por concordar e diz que vai levá-la ao bar onde os Guerreiros Caçadores se encontram. Chegando lá, ambos reencontram Grewcica, agora aperfeiçoado e muito mais violento. Grewcica mata o cachorro de Alita com seus dedos capazes de se esticarem e cortarem qualquer coisa. Alita pinta o rosto com o sangue do cachorro de forma quase instintiva, como se fosse uma pintura de guerra, e vai a luta. Alita derrota Grewcica mas um misterioso Guerreiro Caçador a espreita ao longe. E assim termina o primeiro OVA.

Grewcica 2.0

O segundo OVA já se foca completamente em Yugo e seu sonho de ir para Zalem. E já começa revelando que Yugo conseguia o dinheiro que juntava para a viagem roubando colunas de ciborgues desavisados que só queriam uma “engraxada” nas juntas, tudo isso sob a promessa de um “mafioso” chamado Vector que dizia que quando o garoto conseguisse juntar certa quantidade de dinheiro, ele o mandaria para a cidade flutuante. Só que Yugo é sua gangue são descobertos por Zapan, um Guerreiro Caçador, mas Yugo consegue fugir, ao contrário de seu amigo que praticava os golpes com ele e acaba morto. Yugo se esconde e Alita descobre que seu amado agora é um procurado.

Ela vai a procura de Yugo e o encontra no armazém onde ambos costumavam admirar Zalem juntos. Yugo diz que sua vontade ir a Zalem nasceu por causa de seu irmão mais velho, que sonhava em ir para lá e construiu um balão em segredo. No entanto, a construção de qualquer máquina voadora é expressamente proibida em Zalem e um Guerreiro Caçador acaba matando o irmão de Yugo poupando apenas ele e sua cunhada. Yugo acaba por implantar a mão do seu irmão, que havia sido decepada pelo Guerreiro Caçador, para nunca se esquecer do sonho de seu irmão, que ele adotara como seu de agora em diante.

Como desgraça pouca é bobagem, acabamos descobrindo que o Guerreiro Caçador que espreitava Alita no fim do primeiro OVA era o mesmo que havia matado o irmão do Yugo e agora havia aparecido ali para matar o garoto também. Alita briga com o sujeito e acaba vencendo, mas o cara já havia ferido Yugo fatalmente e o garoto morreria, não fosse a ajuda de Shiren que instrui Alita a arrancar a cabeça do garoto e ligá-la a seu suporte de vida afim de dar tempo suficiente para chegar até Ido e implantar a cabeça em um corpo cibernético. E é exatamente o que acontece. Só que Yugo não fica nada feliz com o acontecido e foge.

Alita sai a procura de Yugo e Ido, enfurecido com todo o acontecido, vai atrás de Vector tirar satisfações. Alita acaba por descobrir que Yugo estava tentando chegar a Zalem escalando pelos tubos que ligam a cidade flutuante a Cidade da Sucata. Já Ido descobre que a maneira que Vector usava para levar as pessoas para Zalem era matando-as e vendendo seus órgãos para a cidade flutuante, coisa que fez com Shiren minutos antes de Ido chegar. Enfurecido, Ido ataca Vector que aciona seu guarda-costas ciborgue gigante, mas este acaba derrotado por Ido e, de brinde, ainda empala acidentalmente seu chefe. Já Alita descobre que anéis laminados descem de Zalem sempre que a presença de alguém é detectada tetando subir os tubos. Ela encontra Yugo sem as pernas mas, ainda assim, escalando tubo acima. O garoto está completamente obcecado em chegar  a cidade flutuante mas Alita consegue fazê-lo recobrar a razão. Infelizmente tarde demais, pois Yugo é atingido por uma das lâminas e cai para a morte.

E o segundo OVA termina com Alita e Ido colocando um brinco de Shiren e o braço mecânico de Yugo, única parte que restou do garoto, em um balão e lançando aos céus até alcançar Zalem, o lugar onde ambos sempre quiseram estar.

AS DIFERENÇAS

A primeira diferença está na trama inicial onde Alita desconfia que Ido é um serial killer que mata ciborgues mulheres afim de roubar peças para conseguir um corpo para ela. Como falei no post anterior, no mangá esse plot só ocupa o primeiro capítulo e começa e termina muito rapidamente. No OVA, no entanto, esse mistério é menos explorado ainda, ficando sub-entendido em uma única cena para o expectador mas nunca demonstra a desconfiança de Alita.

A segunda diferença é a identidade do serial killer. No mangá é uma mutante desfigurada que matava mulheres bonitas. No anime eles uniram 2 personagens distintos e substituíram a tal mutante por ele.  Acontece que no mangá temos o primeiro grande vilão na pele de Makaku, um ciborgue psicopata que é viciado em cérebros por causa da endorfina. Em algumas cenas, televisões ao fundo mostram lutas entre ciborgues em uma espécie de liga de luta livre. Nessa liga existe um campeão famoso chamado Zaariki que tem como arma principal a Grind Cutter, lâminas retráteis que ficam escondidas nos seus dedos e servem como 10 chicotes super velozes e afiados. Mais adiante, após ser derrotado por Alita, Makaku rouba o corpo de Zaariki e parte para o combate final com a ciborgue guerreira, agora em poder do Grind Cutter.

Zaariki, o campeão!

Makaku após roubar o corpo de Zaariki

No OVA,fundiram Makaku e Zaariki e transformaram em Grewcica, o ex-campeão  da luta livre desaparecido que acaba tendo a Grind Cutter instalada por Shiren em um dos braços após Alita amputá-lo. Mas a arma nunca é chamada de Grind Cutter no OVA. E, claro, o arco é bem menor na animação, sendo que no mangá temos mais personagens e situações, sendo o cachorro de Alita que é morto no OVA  uma das coisas mais notórias. No OVA ele aparece meio que do nada só pra dar aquele “rage”  na Alita quando Grewcica o mata. No mangá ele pertence ao dono do bar onde os Guerreiros Caçadores se reúnem, o qual também tem  uma filhinha que é usada como refém por Makaku para atrair Alita. No mangá o cãozinho não apenas não morre como é o herói em dado momento, salvando Alita de Makaku e resgatando a menininha.

Grewcica vs Alita.

Já o caso da Shiren é diferente. Ela não é a mescla de dois personagens do mangá nem nada do tipo. Ela é uma criação exclusiva do OVA e serve para dar um arco dramático maior para Ido, que poderia ficar meio apagado numa trama mais focada em Alita e Yugo. O destino da médica também serve para dar um impacto maior a revelação de Vector, já que no mangá ele mostra os pedaços de corpos a Yugo e não a Ido, mas o corpo desmembrado não tem “dono”. É só uma pessoa aleatória. Ah, aliás, Vector não morre no mangá, ele é deixado de lado por Alita e acaba aparecendo de novo mais adiante na trama, agora em uma cadeira de rodas por motivos que não sei já que só li o volume 1 até agora e não me recordo da minha primeira leitura da obra completa em 2004/2005.

Agora vamos as diferenças com relação a trama do Yugo. No OVA ele e Alita se conhecem muito rápido e o garoto é até meio seco com a ciborgue adolescente. No mangá, Yugo encontra Alita desacordada num armazém onde ele sempre subia pra admirar Zalem e o garoto é muito educado e cuidadoso com ela, o que a faz se apaixonar quase que instantaneamente. Além disso, uma coisa que é ótima no mangá está no fato de Alita inicialmente tentar esconder de Yugo que é uma ciborgue, já que teme que o garoto a rejeite por isso. Tal fato rende momentos fofinhos além de um baita conflito interno na garota movido a insegurança. No OVA ela não liga muito pro fato de ele saber se ela é uma ciborgue ou não.

No OVA Zapan só aparece pra desmascarar Yugo e some. No mangá, Zapan tem uma participação muito maior, tendo uma rixa pessoal com Alita devido uma surra que tomou no passado e desmascara Yugo justamente pra forçar a menina a caçar o garoto, já que um Guerreiro Caçador deve perseguir um alvo, não importa quem seja. Isso sem falar que no mangá Alita dá o troco em Zapan desfigurando-o e tal fato é importante para o quarto arco do mangá, onde Zapan acaba sendo uma das figuras centrais da trama.

A história do passado de Yugo também fica meio no ar no OVA. Lá, ele diz que a sua cunhada foi responsável por entregar seu irmão mas o OVA não confirma tal fato. No mangá isso é mostrado explicitamente e explica porque Yugo não passou a morar com ela. Além disso, o OVA só diz que Yugo implantou a mão do irmão e ponto final! No mangá, Yugo encontra a mão de seu irmão sendo vendida junto com outros órgãos por um vendedor de rua e é assim que ele acaba conhecendo Vector, já que o sujeito tinha uma sala de cirurgia móvel para implantar os órgãos nos compradores. É depois de receber o implante que uma enfermeira diz a Yugo que Vector pode levá-lo a Zalem e é aí que os “negócios” entre os dois tem inicio.

Outra diferença que eu já ia esquecendo de mencionar é em relação ao corpo de Alita. No mangá, Ido vai construindo-a aos poucos graças a falta de recursos. Quando ele finalmente consegue um corpo para ela, Makaku o destrói no primeiro embate entre ambos. Afim de salvar Alita, Ido coloca sua cabeça num corpo chamado Berserker, o qual é muito poderoso mas também é perigoso por poder afetar a mente de seu usuário. No OVA esse é o primeiro e único corpo dado a Alita e nada é explicado sobre ele, aparecendo apenas no canto da cena em Ido acorda Alita pela primeira vez.

O FILME

Como eu já disse no post anterior, o filme, que estrearia em dezembro de 2018 mas foi adiado para fevereiro de 2019, vai ser pesadamente baseado no OVA e pouco terá do mangá. O mesmo aconteceu com Ghost in the Shell estralado por Scarlett Johasson, o qual nada mais é que uma adaptação americana em live action para o longa animado de 1995 dirigido por Mamoru Oshii e que ignora o mangá em quase sua totalidade.

As maiores provas disso estão no visual do personagem que corresponde ao Makaku, o qual tem um visual mais parecido com o Grewcica do OVA, e a personagem vivida por Jennifer Connelly, que é nada mais nada menos que a Shiren, que é exclusiva do mangá, lembram? Isso sem falar que o arco do Yugo também é a base para o filme, tal qual do OVA.

Mas, ao contrário de Ghost in the Shell, Battle Angel Alita ainda parece respeitar o  mangá de origem e vai utilizar elementos presentes lá. A prova disso é que Ed Skrein parece ser o vilão principal do longa e ele interpreta o personagem Zapan, o qual tem um peso enorme no mangá, como dito antes.

Bem, independente de qual seja a fonte de inspiração, torço muito para que seja um bom filme. A única coisa que me preocupa realmente está no fato de os últimos trailers mostrarem que o Motor Ball, o esporte que une corrida e combate do terceiro arco do mangá, vai estar no longa e isso pode deixar o filme com  tramas demais. No entanto, eu creio que essas sejam as cenas finais do filme deixando um gancho para a sequencia, inclusive com a cena onde Alita para de correr e vira para a câmera seja a última do filme. Vamos aguardar pra ver.

Bem, Gunnm/Battle Angel Alita nunca ganhou outra adaptação em anime, o que é uma pena, pois a série é extensa e tinha muita história pra contar, inclusive as do mangá ainda inédito no Brasil, o Battle Angel Alita: Last Order e Mars Chronicle. Porém, apesar da condensada violenta e do ritmo meio corrido vez o o, o OVA ainda diverte e é recomendado.

Nota: 7,5

 

PS: AH, eu já ia esquecendo! Você pode encontrar as duas partes do OVA completinhas no YouTube, que foi por onde assisti! Existe em versão legendada, que é essa:

E em versão dublada! Sim, o anime nunca foi lançado oficialmente no Brasil, mas isso não impediu que ganhasse uma dublagem feita por fãs. A dublagem foi produzida pelo Studioychtus e, se não me engano, tem a participação de um de nossos leitores nessa dublagem. Então, manifeste-se, jovem!