Post do Amiches – Viúva Negra por PCB

Pois bem, pois bem! PCB na área, galeres, abrindo a mesa pra gente debater o filme da Viúva Negra (COM SPOILERS). 

Como de costume, já começo dando um saldo final: não curti. É o tipo de filme da Marvel que você sai até felizinho, mas já tendo percebido diversos erros ao longo do filme, e quanto mais você pensa, mais falhas aparecem. 

Parte do meu desapontamento é porque o início do filme me empolgou muito, me remetendo a um seriado que eu amo: The Americans, que mostra espiões russos infiltrados nos EUA – o início de Viúva é exatamente assim, mostrando a “família de mentira” da jovem Natasha Romanoff: um papai espião, uma mamãe espiã e uma maninha, Yelena (logo voltamos mais nesta personagem). 

Esse início se mantém num ritmo mostrando a Viúva logo após Guerra Civil, tentando se esconder mas sendo forçada a voltar à ativa pra ajudar sua “irmã” Yelena a derrubar o responsável pela criação das Viúvas: mulheres espiãs que controlam governos, derrubam regimes, manipulam políticos, etc. 

Daí vem um 2º ato cansativo (o reencontro com a família postiça) e um 3º ato muito ruim – me lembrou Mulher-Maravilha 1: o final é tão cagado que me faz detestar o filme todo. E mais: Viúva Negra me fez gostar mais de Capitã Marvel, já que este filme pelo menos é mais constante, enquanto Viúva me decepcionou pelo tanto que vai caindo. 

“Mas não tem nada de bom, PCB?”… a melhor coisa do filme é a Yelena, a irmã da Natasha. A relação das duas é bem boa, especialmente por causa da Yelena… 

Mas daí já vamos logo para as coisas ruins: a Yelena é uma personagem tão boa que tira o brilho da Viúva Negra, que deveria ser a protagonista do filme! Eu esperava um filme de homenagem à Vingadora, mas é claramente um filme pra te fazer gostar da nova personagem. Por isso, a Natasha acaba sendo a irmã mais babaca da relação, a Yelena é que mata o grande vilão e faz outros grandes feitos da história, a Yelena acaba tendo uma personalidade mais marcante, divertida…  

Diminuindo ainda mais a Viúva negra, eu senti que ela apanhou muito nesse filme! Outros filmes a mostraram como uma baita artista marcial que, por não aguentar porrada que nem o Capitão América (já que ela é 100% humana), precisa usar de agilidade, piruletas e malabarismos em suas lutas. Neste filme não: todo mundo bate nela, de tal forma que ela não parece ser uma das maiores espiãs e lutadoras da terra, mas só mais uma estagiária da SHIELD (tem uma cena bem tosca no final: ela vai lutar com uma galera, começa a apanhar, e daí ela começa a usar aquele bracelete que lança choque pra derrubar geral… ela não deveria conseguir bater em todo mundo? Porque não usou a arma de choque desde o início?). 

Tirando a relação da Natasha com a Yelena, o vínculo dela com o resto da “família postiça” é muito forçado: eles viveram juntos por 3 anos (enquanto estavam infiltrados nos EUA) e, por causa desses 3 míseros anos, resolvem ajudar a Natasha e trair o governo russo que serviram a vida inteira – é como se você traísse tudo e todos que você conhece pra ajudar um amigo de faculdade com quem você conviveu por alguns anos (convenhamos: você nem lembra mais o nome daquele bando de maconheiro). 

E assim, a Natasha e a família dela enganam o vilão do filme, que muda radicalmente o discurso dele no final, de “eu uso as Viúvas para atuar nas sombras” para “eu sou o homem mais poderoso do mundo, não preciso atuar nas sombras! Para de falar que eu preciso atuar nas sombras, Natasha, ou eu vou te bater! Sou o macho alfa pintudão!” (e a partir daí vem uma cena bem incômoda do homem gordão batendo na Natasha enquanto ela se encolhe, toda indefesa – tem até um motivo pra isso no filme, mas ainda assim incomoda). 

Outro ponto que me indignou: precisava trazer outro homem pra ficar num climinha romântico com a Viúva, Marvel? Já não enchiam o saco dela ter flertado com o Homem de Ferro, com o Hulk e com o Capitas? Nesse filme introduzem um cara que ajuda a Viúva a fugir pelo mundo (forja passaportes, fornece transportes, etc.), e, pessoalmente, achei que a dinâmica deles passa da mera amizade pra tensão sexual – não precisava. 

Pra finalizar com muito ódio: muitos closes de bunda. Tem uma cena inteira que a perspectiva da câmera é meio que da bunda dela (na hora me veio: “cara, não era uma diretorA? Acho que vi errado…”). Complementando: se a história do filme se passa tanto na Rússia e em outros ambientes frios, porque o uniforme de TODAS as mulheres tem que ser decotado (apesar de ter ali um zíper que elas poderiam subir pra selar a roupa por completo)? 

P.S.: já ia me esquecendo: top3 piores efeitos especiais da Marvel. 

Enfim… escrevendo esse post, tô gostando ainda menos do filme. 

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