O Shaolin do Sertão – Resenha

Um cabra pai d´égua.

 

No começo dos anos 80, Aluisio Li (Edmilson Filho) vivia na fervilhante metropole de Quixadá, no Ceará. Ele dividia sua vida em duas coisas, seu treinamento (autodidata) em kung fu e observar Anésia Shirley (Bruna Hamú), seu grande amor, que estava noiva de um cabra remelento.

Então, ele e seu amigo Piolho veem na tv da cidade que o ex lutador de luta livre, Toni Tora Pleura (Fábio Goulart) está fazendo um tour pelas cidades do nordeste e desafiando os mais tinhosos do lugar, por um premio em dinheiro. Então, para defender a honra de Quixadá, Aluisio vai em procura de um mestre ermitão, que mora pra lá de Quixeramobim.

dp5a19142015-e1453315624676

Novamente a dupla Halder Gomes e Edmilson Filho visitam o passado do nordeste e contam uma historia do periodo. Essa marmota, como explicou o diretor, é falada em cearês intermediário, ou seje, compreensivel sem legenda, na maior parte do tempo.

Em alguns momentos, o filme acaba lembrando muito as produções antigas dos Trapalhões (quando eles ainda faziam questão de serem engraçados), em especial na ultima luta, com umas macaquices e efeitos sonoros. Mas tem uma vantagem enorme sobre boa parte do cinema nacional, em especial o de comédia. Não parece um telefilme.

Tome tento cabra.

Tome tento cabra.

E falando nisso, o filme pareceu ainda melhor depois dos trailers. Pequeno Segredo (o filme que enfiou no toba do Aquarius), A Comédia Divina, Internet O Filme (o filme com os youtubers) entre outras coisas que é tudo miolo de pote.

O elenco acaba sendo variado. Há personagens ótimos, como o menino Piolho (Igor Jansen), a mãe de Edmilson (a veterana Fafy Siqueira) e obviamente, Chinês (Falcão). Outros, são ruins de ver, como o candidato a prefeito que tenta falar como Odorico Paraguaçu e Anésia, que aqui, vale pela beleza.

Foda-se Vinnie.

Foda-se Vinnie.

Não tem um roteiro tão acertadinho quanto Cine Holiudí, com menos personagens interessantes por exemplo, mas definitivamente é um filme nacional que não dá vergonha de ser visto saindo da sala de cinema. Um puta avanço.

E mostrando que vão chinelar com a fama, logo no começo tem o anuncio de Cine Holiudí 2.

hqdefault-1