O decepcionante painel de Knights of the Zodiac na SDCC.

E não foi nem porque o trailer mostrou que o filme vai ser ruim!

Mas,sim,porque sequer houver um trailer! Ou um teaser! Ou uma mísera imagem promocional que não fosse essa:

Diego Tinoco, o Ikki (Nero na versão americana) e Madison Iseman, a Saori (Siena na versão americana) mostrando o único material oficial xexelento PRONTO dessa budega!

O painel, que foi de 21:30 até as 23:00 começou de forma engraçada. Eu assisti via streaming por uns 3 canais diferentes porque, como estavam filmando de forma clandestina, quando alguém parava era preciso ir atrás de outra pessoa que estivesse transmitindo ao vivo. Através dessas pessoas que estavam filmando ao vivo de lá, vieram algumas informação um tanto óbvias!

A primeira é que antes do painel começar pôde-se constatar que a maioria esmagadora do publico presente era de não americanos. Muita gente do México estava lá e ia falar com o ator Diego Tinoco, que apesar de nascido nos EUA obviamente é de família mexicana e fala espanhol. A questão é que o filme é o terceiro produto que tenta inserir a marca Saint Seiya no mercado americano, o primeiro foi o filme em CG, A Lenda do Santuário (aquelas piadotas visuais a la Pixar quando o Seriya falava não eram a toa), o segundo é o ex-anime em CG da Netflix agora pertencente a Crunchyroll. Só que CDZ tem uma história TERRÍVEL nos EUA!

Em 2003 a ADV Films fez algo muito parecido com o que foi feito aqui no Brasil em 1994, comprando apenas 60 episódios da s´éria clássica. O problema é que eram os EUA,o lugar onde a mentalidade “Desenho é coisa pra criança” ainda vigorava com violência, então o anime foi censurado até o talo! Todo mundo sangrava azul, as cenas mais violentas eram cortadas sem dó nem piedade (e em se tratando e \CDZ foram MUITAS) e ainda fizeram a própria abertura MEDONHA com um cover de I Ran do A Flock of Seagulls com cenas aleatórias do anime e os personagens parando em horrendos círculos em CG que mais parecia que ia começar um programa de horóscopo do João Bidu apresentando no SBT. Confere o nojo:

Obviamente todo mundo defecou e locomoveu pra o anime mal animado pra porra dos anos 80 ( se você não reviu a série, reveja e comprove que até o inicio das 12 casa tem episódios que repetem frames de outros, a colorização sai toda errada e a movimentação é quase inexistente) pois já tinham Naruto, One Piece e até Dragon Ball Z que era igualmente antigo mas muito melhor produzido. O anime só foi exibido completo quando chegou ao catálogo da Netflix americana em 2019, dessa vez com a abertura original e sem os cortes. Mas aí o desinteresse do público americano já tava nas alturas.

E tentar vender esse live action pro publico americano vai ser o prego no caixão da franquia na terra do Tio Sam e pra todos os fãs de Saint Seiya ao redor do mundo que sonhavam em ver uma franquia em live action (os planos do estúdio são de, no minimo, SETE filmes), pois ele vai ser todo adaptado pro publico americano! Vamos ter perseguições de carro, lutas em jaulas de MMA, organizações criminosas, cenas no ensino médio americano, Atena correndo de moto, muito Kung Fu e poucos cavaleiros! Sim, porque dos cinco de bronze originais, no filme só teremos DOIS, que são o Seiya (óbvio)e o Ikki que vai perseguir ele a la Exterminador do Futuro. Resumindo, basicamente o filme vai seguir a base do roteiro da série em CG da Netflix/Crunchyroll. Seiya é um adolescente órfão que descobre que tem poderes especiais e é mandado a Grécia pra lutar pela armadura de pégaso. Siena (Saori) é a neta de Almos (Mitsumasa) Kido e acaba por descobrir que é a reencarnação de Atena. Aparentemente o lance da profecia de que Atena vai trazer a destruição do mundo também vai estar no longa e por isso vai ter uma galera tentando matá-la e também ´por isso que o Tatsumi não será apenas um mero mordomo, mas um guarda-costas badass motherfucker cheio de tatuagens e que anda armado até os dentes interpretado pelo Mark Dacascos. O que é uma pena, pois eu pagaria o que fosse preciso pra ver ISSO:

Muito disso foi falado nas quase duas horas de painel enquanto NADA de teaser, trailer ou até poster ser exibido FINALMENTE mostrando o visual dos personagens em suas armaduras. Até que, ENFIM, resolveram exibir o primeiro vídeo e…era um vídeo com um preview gravado pelos dublês mostrando como será a luta entre o Seiya e o Cassius. Dá um confere e note os detalhes “esquisitos”:

Primeiro e mais gritante detalhe: Aparentemente não teremos a Shina! Pelo jeito e pelo charuto, o Cassius não vai ter um mestre mas um agenciador que, pelo charuto e pela bicuda que dá no Kassius, deve ser da constelação do agiota.

O segundo detalhe é essa luta. Graças ao outro vídeo exibido mais tarde e que você vai ver nesse post mais adiante, descobrimos que essa luta não vai ser no coliseu como no mangá/anime mas, sim, numa gaiola de lutas clandestinas, ou seja, o clichê número 3 da lista de clichês de filmes genéricos de porradaria! Notem alguns movimentos nessa cena e comparem com o próximo vídeo e vão ver as similaridades. Outro fato que confirma isso é a platéia ensandecida subindo em andaimes pra torcer. Quanto as coreografias…bem, não vou falar agora, vou deixa pra mais adiante. Agora eu quero é falar do segundo vídeo.

Depois desse primeiro vídeo o elenco , o diretor, os roteiristas e a equipe de dublês continuou falando e falando e falando e falando…na maioria, as velhas coisas clichezentas de sempre quando se promove um filme. O elenco sempre diz que seus personagens são complexos emocionalmente, os diretores sempre dizem que o filme foi um desafio, os roteiristas sempre dizem que tentaram se manter o mais fiel possível e que os fãs vão adorar e os dublês sempre dizem que fizeram algo nunca antes visto. Tudo uma “extrapolação da verdade” é claro! E aí, no finalzinho do painel, meteram um vídeo do Mark Dacascos que, assim como o Mackenyu Arata (o Seiya), não pôde estar presente no evento e ele estava prestes a apresentar um vídeo que todo mundo jurava que seria um trailer…mas era só um vídeo de bastidores! Eis o vídeo:

Antes de mais nada,isso precisa ser dito: O Mark Dacascos tá a cara do Romário! E eu achava que ele tava careca mesmo, mas ele só andou raspando a cabeça! Fico feliz por você, Mark! Pela parte de não ser careca não de parecer o Romário…

Agora sim, podemos ver o Seiya contra a versão oficial do Cassius desse filme na cena na jaula de luta clandestina. Como eu disse, se você comparar as cenas desse vídeo com o preview mostrado mais acima vai confirmar essa informação. O curioso é que assim que as primeiras informações de casting foram divulgadas, o credito pro papel de Cassius era dado a um ator negro com muito trabalho de captura de movimento no currículo. Pelo visto o baixo orçamento do filme fez a galera mudar de ideia quanto a um Cassius em CG.

Outra coisa a se destacar está no fato do Sean Bean participar na cena de perseguição de carro junto ao Tatsumi e ao Seiya, mostrando que vão aproveitar o ator no filme ao invés de matá-lo antes da história começar de fato.Mas ele vai morrer por dois motivos, 1- por ser o Mitsumasa Kido, 2- Por ser o Sean Bean e esse ser seu trabalho como ator, morrer em tudo que se mete.

Agora falemos de Famke Janssen . O figurino da atriz dá a impressão de que ela acabou de sair do set de um X-Men da Fox. Ela muito possivelmente será a vilã principal, mas não se sabe exatamente seu papel. Muitos andam apostando na deusa Éris,o que é meio sem nexo pra mim usar uma personagem de um OVA que não é lá muito canônico (a vilã também foi usada no musical de Saint Seiya onde eles adaptam justamente seu OVA e os cavaleiros de bronze usam sapatos sociais pra complementar as armaduras). Mas como creio que queriam um vilão que não precisasse mostrar nada que tivesse ligação com o futuro da franquia, como o Mestre do Santuário que precisaria mostrar mais gente de armadura e talvez um ou dois cavaleiros de ouro, e também alguém que pudessem matar sem afetar planos futuros ou mesmo fechar o filme em si mesmo em caso de fracasso ( o que é praticamente certo), faz certo sentido. O problema é que ela está visualmente tão genérica quanto qualquer outro elemento mostrado nesses dois vídeos. Eu temo ainda mais se ela não tiver ligação com nenhum cavaleiro e seja líder de uma organização militar, já que o plot da série em CG está sendo seguido muito de perto.

Aparentemente vão dar uma repaginada na Siena/Saori trazendo a personagem pro clichê de ação de filme americano e transformá-la em heroína forte e independente ao invés de vitima constante de sequestro, já que ela vai pilotar uma moto muito provavelmente na mesma cena de perseguição do carro. Bacana! Mas não se enganem, ela vai acabar sendo sequestrada sim, ou isso não seria CDZ! Se bem que tudo que foi mostrado até agora não parece CDZ…

Agora, falemos finalmente das coreografias de luta! Uma coisa que eu sempre falo quando comparam CDZ com suas cópias, que são Shurato e Samurai Warriors, é que CDZ tinha o diferencial dos personagens não se limitarem a ficar trocando poderzinho e, vez ou outra, saírem no braço mesmo, trocação franca. Não era uma constante mas acontecia! Então nada mais lógico que investir nisso em um filme de ação. A questão é: São lutadores com poderes especiais e eu esperava ver algo completamente diferente ou minimamente inventivo! Mas se você olha esses dois vídeo e não sabe que se trata do filme de CDZ, ele soa como um filme genérico de Kung Fu qualquer! Aliás, a equipe de dublês em peso trabalhou em Shang-Chi e desde que a produção começou eles não param de falar “Vai ser no estilo Shang-Chi”. No próprio painel isso foi repetido várias e várias vezes e eu não acho muito bacana você promover seu filme dizendo “Sabe aquele outro ´lá que foi sucesso? Vai ser parecido!”. Isso vai de encontro com o “Vai ser algo completamente novo e diferente” que está na cartilha de promoção de filmes!

As lutas estão ruins? Não! A coreografia tá feia? De jeito nenhum! A movimentação de câmera tá tosca? Jamais! O problema é que os dublês fazem esses previews com câmeras pequenas e conseguem ótimos ângulos que muitas vezes são sacrificados pelo diretor ou pelo tamanho do equipamento ou simplesmente porque eles não gostam do que veem. Peguem os dublês fazendo as cenas de luta de O Espetacular Homem-Aranha,por exemplo, e comparem com o produto final do filme pra ver quanto dinamismo se perde entre o que os dublês planejam e o que de fato vai pra telona. Em todo caso, eu quero é ver como essas lutas vão funcionar quando os personagens estiverem com suas armaduras e usando seus poderes.

E por falar em armaduras…NADA foi mostrado! As únicas imagens em que as armaduras apareciam estavam embaçadas e eram artes conceituais.

A primeira,obviamente, é o Seiya com a armadura de pégaso. Muita gente especulando que ´parece a versão V2 da saga de Poseidosn ou a V3 que ele usa na saga de Hades, mas o primeiríssimo poster teaser lançado anos atrás meioque deixou escapar que MAIS UMA VEZ o filme A Lenda do Santuário vai ser a referência.

Eu gosto do visual das armadura em A Lenda do Santuário mas sei que muita gente vai chiar. Eu só espero que elas funcionem em live action. Até porque, as únicas armaduras que pudemos ver até agora foram essas:

Tem muita gente apostando que essas armaduras pretas que os dublês estão usando nas duas primeiras imagens sejam dos cavaleiros negros. Podem até ser, mas eu não boto muita fé. Principalmente porque parece que o cara que está atrás do dublê de moicano vermelho na primeira foto está usando um capacete e não um elmo e eu tô achando mais com cara de armadura militar, tipo forças especiais. Já essa Marin da ultima foto, eu já falei antes e volto a repetir, tá esquisita e lembra muito o Adonai da novela A Viagem.

Após esse segundo vídeo o painel foi encerrado e a galera, claro, ficou decepcionadíssima! Porém os grupos se dividiram em pessoas que ficaram putaças e já consideram o filme uma merda (provavelmente as mais corretas), pessoas que ficaram decepcionadas com o painel mas ainda depositam um voto de confiança no filme, pessoas que se empolgaram muito com o pouco apresentado e qualquer porcaria que a equipe ou elenco falasse já servia como atestado de qualidade im´pecável e pessoas que ficaram decepcionadas porque queriam que tivessem liberado o trailer só pra rir dos fãs fervorosos quando comprovassem que o filme vai ser uma inevitável bomba, que é o grupo ao qual pertenço.

Sério, esse filme não está sendo feito para os fãs! Volto a repetir, eles estão mirando mais no publico americano e esperando que os estilhaços de bala atinjam o resto do mundo! A história não vai ser nada do que você, fã adoroso da obra do “”””””mestre”””””” Kurumada espera, não existe possibilidade de ser fiel a uma obra tão grande em um filme de 2 horas e visando tirar tudo que incomodaria o publico americano, como uma criança de 6 anos sofrendo abusos físicos durante um treinamento cujo planejamento só pode ser atribuído a um doente mental pra se tornar uma máquina assassina menor de idade que depois é jogado em uma rinha contra outras máquinas assassinas menores de idade! Se você não gostou de A Lenda do Santuário e nem da versão em CG da Netflix, você vai ODIAR esse live action! Não adianta se enganar! Eu sigo ansioso pra ver mais coisas do filme só pra me divertir com os ataques de pelanca dos/das fãs hardcore! Se bem que vai ter uma parcela que vai dobrar a realidade pra dizer que o filme é bom sim.

Bem, post longo mas falei tudo que tinha pra falar! Agora é aguardar as cenas dos próximos capítulos! E você? Alguma vez já sentiu o cosmo de uma tragédia anunciada em forma de película?

ATUALIZAÇÃO!

Revendo o vídeo dos dublês me dei conta de uma coisa: O cara que luta com o Seiya NÃO É O CASSIUS! O agiota de charuto É O CASSIUS! Ou seja, muito provavelmente o maluco que luta com o Seiya antes e que no vídeo de bastidores aparece com o cabelo platinado pode ser o Jacki, o irmão dele que é exclusivo do anime! E o Seiya chama o Cassius de “grandão” quando ele salta no ringue pra lutar e vai pra cima dele. Isso poderia indicar que ele seria feito em CG. Mas aí eu percebi que esse sujeito de moicano ( e que parece uma versão mais velha do Vinícius do canal 2Quadrinhos, um Old Man Vinícius) tem muito destaque no vídeo de bastidores e aparece lutando com o Seiya.

Então creio que ELE pode ser o CASSIUS do filme. Era só isso. Podem voltar a almoçar agora!