MANGÁ DOS CAVALEIROS DO ZODÍACO: PIOR DO QUE VOCÊ LEMBRAVA (PARTE 12)

FINALMENTE DE VOLTA!

Muita gente andou me perguntando “Hellbolha, tu não vai mais continuar a série de posts sobre o mangá dos cavaleiros não?” ao que eu sempre respondia “estou esperando me entregarem um computador”, mas como eu percebi que muito provavelmente eu só vá ver esse computador quando a DC finalmente conseguir construir um universo cinematográfico consistente, decidi continuar escrevendo no computador velho e problemático mesmo. Ah, e as forças renovadas que a nova série da Netflix me trouxe também foi um fator decisivo. Eu assisti aqueles 6 episódios e, ante toda a reformulação, comparei com a série clássica e pensei comigo mesmo “Nossa…não importa a época ou a versão…Cavaleiros é ruim DEMAIS mesmo!”. E aqui estou eu!

Então, sem mais delongas, vamos retomar essa bagaça! Lembrando que essa parte 12 corresponde a edição 18 da falecida editora Conrad (que descanse em paz, coitada…) e que, caso tenha perdido as partes anteriores, você pode vê-las clicando AQUI!

445-Mais uma vez a capa nos apresenta um “fabuloso” trabalho em Photoshop com uma imagem que “porras nenhumas” tem a ver com a trama dessa edição.

446- Duas coisas nessa imagem onde o Hyoga diz que o Shun lhe salvou a vida. Primeiro: Toda vez que um personagem em um mangá desenhando pelo “”””””mestre””””” Kurumin iê-iê chora, parece mais que ele foi acometido pelo mais violento caso de conjuntivite jamais visto em toda a história da medicina. Parece até que os dutos lacrimais desses infelizes são rombos do tamanho de um umbigo. Segundo: “E tem mais…ele devolveu o calor pro coração!”. Rapaz…definitivamente o cosmo esquentou solto na Casa de Libra…

447- Hyoga, o Abominável Coach das Neves (conhecido como “Sascoach” em alguma culturas).

448-A Conrad as vezes não sabia como escrever os nomes dos golpes do Hyoga (pra não dizer NUNCA). Na primeira publicação da Conrand, os anéis de gelo que prendiam Milo se chamavam “Kalissio”, na republicação aparece numa nota de rodapé como “Kalisto”. Não me surpreenderia se esse golpe aparecesse de novo no mangá sendo chamado de “Calypso” e inclui-se o Hyoga tocando guitarra e o Shun cantando “A Lua me Traiu” batendo cabelo freneticamente.

Sim, a câmera do meu celular continua sendo uma merda.

449- Tatsumi se preocupa tanto pelo fato da oitava chama do relógio estar se apagando que até esquece seus modos de mordomo e chama Saori pelo nome sem usar o seu famoso “senhorita”antes. Mas isso nem é o fato que chama a atenção nessa cena. O que chama mesmo a atenção é o Tatsumi dizer que “A flecha de ouro já penetrou até a metade” sendo que claramente a ponta dessa porra já está roçando o chão onde Saori está caída de tão enterrada que está na teta dessa infeliz! E notem que essa flecha anda mais que carteiro! Uma hora ela está na altura das costelas, outra está na altura da omoplata…e por aí vai!

 

450- O treinamento da guarda do santuário deve ser UMA MERDA! Sim, porque o Tatsumi, munido apenas de uma espada de bambu, derrubou um infeliz desse sem nem suar a careca! Um cara numa moto com um apito faria uma vigilância melhor…

 

451- Jabu e os outros cavaleiros de bronze da série B aparecem pra proteger Saori dos guardas mal treinados do mal. Só que Jabu aparece com a armadura modificada  e o “””””mestre””””” Kurumada NUNCA explica essa mudança! Claro que a gente sabe que é porque a armadura original de Unicórnio era um nojo de feia, tal qual a de Pégaso, e ele deu uma melhoradazinha pra ficar mais apresentável, mas bem que ele poderia ter dito que os cavaleiros de bronze da série B, antes de voltarem ao seus mestres pra treinarem mais após o Torneio Galático, deram uma passadinha em Jamiel no martelinho de ouro do Mu dar uma tunada nas armaduras, instalar um led maroto, rebaixar, botar um jogo de rodas maneiro…

 

452- Os Cavaleiros de Bronze da Série B atacam os soldados mal treinados e cada um dá seu golpe especial. Ban de Leão Menor aproveita pra quebrar a quarta parede e dizer “Finalmente eu falei nesse mangá!” e isso é bem engraçado! Mas sabe o que é ainda mais engraçado? Todos os outros cavaleiros dão golpes que já vimos antes, como Icchi de Hidra e Geki de Urso. ou dão seus golpes pela primeira vez mas fica claro como são seu golpes, como o “Galope do Unicórnio” do Jabu que consiste em saltar e descer chutando todo mundo e o “Uivo Mortal do Lobo no Nachi” que é um belo de um soco super-poderoso. Mas o “Ataque Explosivo do Leão” do Ban, que aparece em um quadrinho pequenininho, não parece nada convencional…percebam que ele está com as mãos para o lado e parece mais que ele está dando com a virilha na cara do pobre soldado! Esse golpe deveria se chamar “Tea Bag Explosivo do Leão”.

 

453- Na primeira tradução da Conrad, Milo tenta paralisar Hyoga com uma técnica que ele chama de “Restriction”. Na segunda tradução, Milo chama a técnica de “Barreira” e parece mais uma brincadeira do tipo”estátua”.

 

454- Além de mostrar o Hyoga dizendo que não vai ser atingido pela picada do Milo porque ele já está em um relacionamento sério com o Shun desde a Casa de Libra, essa imagem do Hyoga se preparando para desferir o Pó de Diamante contra o Cavaleiro de Escorpião guarda uma pequena curiosidade. Acontece que a ideia de fazer  Hyoga executar passos do balé “O Lago dos Cisnes” antes de atacar surgiu exclusivamente no anime, só que o Kurumada viu, achou bonito, e resolveu fazer algo similar no mangá e é por isso que o Hyoga parece estar dançando aqui tal qual no anime.

 

455- Outra curiosidade: A unha vermelha no indicador direito do Milo que indicava que ele estava usando a Agulha Escarlate, também foi algo criado para o anime. Percebam que o dedo de pinto com fimose do Milo não tem a unha, coisa que começaria a aparece mais adiante no mangá graças ao Kurumada roubando ideias melhoradas de suas obras feitas por outras pessoas. Foi assim que nasceu Next Dimension, aliás…

 

456- Milo diz que a Agulha Escarlate paralisa o inimigo no primeiro golpe, mas o Hyoga não para de se mexer. Depois diz que é preciso receber 15 agulhadas pra morrer. Não era mais fácil este corno do rabo venenoso meter logo uma agulhada no coração ou no olho ou mesmo no “celébro” do sujeito de uma vez não? Ou então ficava com um três oitão de ouro na cintura que era mais efetivo que estas dedadas filhas da puta!

 

457- Toda vez que eu vejo essa imagem eu só imagino o Hyoga olhando pro Milo após este falar o que a Agulha Escarlate faz ou deixa de fazer e dizendo um verborrágico “AÍ DENTO!”. Pra quem não é nordestino e não entendeu bem, deixo abaixo da imagem um vídeo com um belíssimo exemplo desta expressão idiomática tão forte e bela de nossa terra.

 

 

458- Hyoga tenta se levantar e sente toda a dor das 14 agulhadas do ferrão do escorpião. Milo diz que o corpo do Hyoga vai inchar e ele vai perder a noção das coisas. Obviamente isso não acontece, o que é uma pena, pois seria SENSACIONAL ver o Hyoga passar o resto da saga das 12 casas todo inchado, tipo o Thor gordo em Vingadores: Ultimato.

 

459- Mais uma coisinha roubada do anime pelo “””””””mestre”””””” Kurumada: Hyoga congela as pernas de Milo. A tal técnica de congelar as pernas apareceu no filme A Grande Batalha dos Deuses, onde Hyoga congelou as pernas do vilão Durval, e nos fillers da Piramide de Gelo, onde o Hyoga congela as pernas de seu mestre, o Cavaleiro de Cristal (sendo que ele congelou as pernas do Hyoga antes), e na luta contra Dócrates, já que nem a policia o fez parar.

460- Né por nada não, mas…a casa de escorpião É FEIA PRA CARALHO! Credo…parece um puxadinho com lage…

 

461- Hyoga se torna um chafariz de sangue graças ao efeito retardado (tanto em termos de tempo quanto em termos de saúde mental do Kurumada) da Agulha Escarlate e Chris Claremont assume o roteiro fazendo o Hyoga narrar tudo que está acontecendo. A ultima frase que o Hyoga diz nesse “rompante Claremont” é “E tenho uma sensação estranha na boca e no nariz…o que é isso?”.A resposta, meu caro Hyoga, é O CHEIRO DE MERDA DESSA HISTÓRIA E O GOSTO DE BOSTA QUE FICA NA ALMA A CADA PÁGINA LIDA!

 

462- Não sei o que aconteceu mas a Conrad, a essa altura, tinha mudado de tradutor. Saiu Luy Coutinho, que já apareceu nas partes anteriores dessa série de posts por ser responsável por algumas belas derrapadas na tradução, e entrou Mario Luiz C. Barroso com a revisão de Sandra M. Dolinsky (Dolinsky…parece a versão russa do Dollynho). Só que mesmo com essa mudança, os erros não cessaram. A prova disso é que tanto na primeira publicação da Conrand como na segunda, o Hyoga fala uma frase errada. Milo diz que ele vai perder os cinco sentidos em breve ao que o Hyoga responde “Antes de você desmaiar…eu vou vencê-lo, Milo…”. Ô, CORNO DE GELO! QUEM TÁ DESMAIANDO É TU!

 

463- Se eu já não fosse acostumado com as patacoadas “artísticas” do “”””””””mestre”””””” Kurumada, eu olharia pra essa cena e pensaria que o Milo deu um tapa no ombro do Hyoga que, com sua força de cavaleiro de ouro, fez a coluna do cavaleiro de marreco girar 180 graus em torno do próprio eixo aleijando-o pra sempre.

 

464- Milo faz uma revelação que deve ter deixado Hyoga PUTO com o Shiryu! Segundo ele, Camus congelou Hyoga na casa de Libra não para matá-lo mas para poupá-lo, pois ele não morreria congelado, ficaria em animação suspensa e poderia ser revivido a qualquer instante. Ou seja, Shiryu fez todo aquele show off com as armas da armadura de libra só pra tirar o Hyoga do soninho e esse infeliz sofrer nas mãos do Cavaleiro de Escorpião! E o pior: Essa revelação joga no lixo todo o discurso triste do Camus de “Vou te deixar nesse caixão de gelo aí, xovem, mas fique triste não! Você vai ficar com essa carinha de personagem desenhado com carimbo pelo Kurumada pra sempre! Snif…”.

465- Temos um flashback que mostra o pequeno Hyoga encontrando Camus pela primeira vez e sendo questionado pelo cavaleiro de ouro do porque a Xuxinha russa que se tornar cavaleiro. Hyoga diz que o corpo de sua mãe está em um navio naufragado e que gostaria de se tornar cavaleiro para suportar o frio e resgatar o corpo dela (coisa que este corno nunca faz). Camus diz que é impossível, pois ele deveria se tornar tão forte quanto uma montanha feita de gelo eterno. Se eu fosse o Hyoga eu dizia “É sério, tio? Então, na moralzinha…pega lá o corpo de babãe e chama as autoridade pra enterrarem ela num lugar onde eu possa ir, tipo…sei lá…um cemitério! Aí eu não preciso perder meu tempo com essa patacoada de cavaleiro, já que o senhor tá dizendo que eu sou um merda e não vou conseguir mesmo!”.

 

466- Hyoga, a tia do “Bom Dia!” do Whatsapp.

 

467- Mais uma vez a telepatia aparece como um poder tirado do rabo pelos cavaleiros de ouro. Milo e Camus entram no Bate-Papo Uol Gold e falam sobre a coragem de Hyoga, até que Camus me larga um “Hyoga…eu sei que, mesmo morto, você continuará lutando”. Sério…alguém precisa explicar URGENTEMENTE ao Camus como um cadáver funciona! Ou NÃO FUNCIONA, no caso.

 

468- Mais uma vez a velocidade dos cavaleiros NÃO SERVE PRA NADA! Tatsumi pergunta ao Jabu se o Geki já tinha voltado do jato particular da Saori com o báculo de Atena ao que o Jabu responde que não e que vai demorar. Ô, CARALHO! O TROÇO TÁ POUSADO A UNS 100 METROS DALI E ESSES PORRAS SE MOVEM NA VELOCIDADE DO SOM! COMO DIABOS ELE VAI DEMORAR? ELE FOI É CAGAR E O JABU NÃO SOUBE COMO DIZER, ISSO SIM! E outra, se o báculo é tão importante, POR QUE DIABOS DEIXARAM NA PORRA DO AVIÃO?

 

469- Já assistiu Evil Dead 2 (ou Uma Noite Alucinante 2, como ficou conhecido no Brasil) ? Lembra da cena onde a mão do Ash fica possuída, nocauteia ele e começa a arrastá-lo pela cabana afim de pegar uma faca e matá-lo? Pois é…acho que o Hyoga sofre do mesmo mal…

 

470- Após ver a mão de Hyoga o arrastar pela sala da Casa de Escorpião, Milo resolve que essa porra já passou do limite do bizarro, dá o beneficio da dúvida ao Cavaleiro de Cisne e pressiona um ponto vital que fará a hemorragia parar e fazer essa aberração loira sobreviver e se retirar de sua casa junto com sua mão possuída por Pazuzu.  O problema é que, aparentemente, o tal ponto vital é a caixinha de gelatina Royal que fica no centro do peitoral da armadura, já que o Milo nem toca na pele do Hyoga.

 

471- Geki finalmente termina de dropar um blocão e traz a muamba que tava no jatinho. É revelado que além do báculo de Atena, Saori também trouxera a armadura de Sagitário. Jabu, tomado por uma lógica que muito me assusta, tendo em vista que lógica é a última coisa que se vê nas páginas desse mangá, questiona porque não usaram essa porra antes, pois ia ser uma baita mão na roda. Tatsumi responde que a armadura não veio pra lutar, que Saori a trouxe para devolver a seu verdadeiro dono. Se eu sou o Seiya e sei de uma porra dessas, eu já grito “PAU NO CU! EU VOU VESTIR ESSA MERDA SIM! E SE RECLAMAR, EU AINDA LEVO O BÁCULO PRA USAR DE PORRETE E AINDA ENFIO NO CU DO GRANDE MESTRE NESSE CARAI!”

 

472- Aqui o Kurumada já tava cansado de mandar a anatomia e a lógica pra casa do caralho e resolve mandar a continuidade fazer uma visita as duas. Seiya (servindo de cavalinho pra um desacordado Shun) e Shiryu estão ainda na entrada da casa de Sagitário quando veem a armadura lá dentro. Ela aponta pra Seiya e dispara uma flecha dourada que claramente passa sob o sovaco do pangaré alado, mesmo o Kurumada entupindo o desenho e Toque Mágico pra tentar dar um ar de suspense e não mostrar onde a felcha realmente atingiu. E é aí que a continuidade bate na porta da casa do caralho e vemos que agora Seiya não apenas está dentro da casa de Sagitário como está encostado a uma parede, que foi onde a flecha acertou. Detalhe: A flecha deveria ter acertado o joelho do Shun que estava bem embaixo do sovaco do Seiya enquanto esse o carregava. Teria sido hilário se acontecesse…mas seria lógica demais pra esse mangá e já gastamos toda a lógica na cena de questionamento do Jabu.

 

473- Descobrimos que Aioros tinha poder de premonição o suficiente pra colocar uma mensagem embaixo do reboco da Casa de Sagitário para que 4 moleques enlatados a encontrassem 13 anos depois mas não o suficiente pra ver que Saga era um cuzão do caralho que queria jogar terra na porra toda. Parabéns, campeão!

 

474- Todos leem o testamento de Aioros e são subitamente acometidos por uma forte crise de conjuntivite coletiva.

475- Engraçado que eles leem, se emocionam e ficam dizendo coisas como “Aioros nos confiou Atena” ou “Ele sabia que viríamos” ou “Ele nos reconheceu como homens de verdade”. Eu só fico imaginando o Aioros vendo essa cena e fazendo facepalm enquanto diz, puto e frustrado “Caralho…essa mensagem era pra os próximos cavaleiros de ouro! O que esses IMBECIS TÃO DIZENDO? EU NÃO ESCOLHI UM JUMENTO QUE SE CEGA SEMPRE QUE PODE, OUTRO QUE SÓ SABE CHORAR PORRA EMBAIXO D’ÁGUA QUANDO VÊ A MÃE, OUTRO QUE SÓ GANHA UMA BRIGA QUANDO O IRMÃO CHEGA PRA ACUDIR E ESSE BOBONICA DESSA SEIYA QUE SÓ FAZ MERDA! SÉRIO? PULAR DE UM PENHASCO PRA NÃO MORRER POR CAUSA DE UM CAVALEIRO MERDA COMO O JAMIAN DE CORVO? AH, VAI TOMAR NO CU, PÉ DE PANO DOS DIABOS! Agora fodeu de vez…Atena tomou na olhota do cu!”.

 

476- Pausa para o surgimento da imagem promocional que, no traço SUPERIOR de Shingo Araki, seria usado pra estampar álbuns, cadernos, lancheiras e as capas do LP e do K7 nacional da série.

 

477- Aliás, ou eles são semi-analfabetos e demoraram 1 hora pra ler a pichação profética do Aioros na parede ou eles passaram uma hora nessa pose dentro da casa de Sagitário, porque quando saem de lá já anoiteceu e só restam 3 chamas no relógio.

 

478- Os 4 maloqueiros de bronze passam pela casa de Capricórnio que, aparentemente, está vazia. Quando já estão no “quintal”, um golpe os acerta e…eu me dei conta que o Shura partiu a montanha no meio! Caralho…

 

479- Finalmente aparece Shura, o cavaleiro de Capricórnio e…ele me lembra uma versão “Kurumadesca”do ator Vincent Cassel…

 

E a edição acaba aqui. No próximo número, Shiryu de Dragão confronta Shura de Capricórnio e descobrimos de onde Mauricio de Souza tirou a inspiração para uma das mais tristes histórias do Chico Bento. Não percam! Até lá!