Independência ou Morte
O que As Montanhas da Loucura, Duna e Bioshock têm em comum? Os três teriam adaptações únicas para o cinema mas morreram na praia da produção hollywoodiana.
Filmes para maiores de 18 com produção cara e tema fantasioso são geralmente barrados, mesmo se tratando de obras primas da ficção ( e aqui incluo o plot de Bioshock também ). Quanto ao Duna, eu me refiro especificamente a versão de Jorodowsky. Eu sei que David Lynch bem que tentou, mas no fim ele se orgulhou tanto de seu trabalho que preferiu omitir o seu nome nos créditos.
Enfim, não sabe o que é Monstanhas da Loucura? Leia aqui, em português.
Trata-se de um conto de H.P. Lovecraft, onde um professor universitário participa de uma expedição para a Antártida e descobre que a região foi habitada há milhões de anos atrás por seres denominados como Os Grandes Antigos.

Evil Dead II: Dead by Dawn, Hellraiser e The Cabin in the Woods – Algumas das obras inspiradas por Montanhas da Loucura.
É um clássico Lovecraftiano, que teria sua adaptação para o cinema dirigida pelo pé-frio Guillermo del Toro. Até que uma galera resolveu que seria melhor apelar para os fãs e eis que lançam uma campanha para o Kickstarter!
Mas invés de filme ( que seria realmente dificil de adaptar pra live-action, lendo o conto você vai saber porquê ), teriamos uma animação.
O que isso nos diz? Bem, eu já patrocinei um dos meus jogos favoritos pelo Kickstarter, o Broken Age ( http://www.brokenagegame.com ) da Double Fine. Muitos jogos ganharam sucesso depois do crowdfunding. Filmes com apelo para os fãs também já tiveram sucesso, como o recente Veronica Mars.
Produções específicas com uma boa base de fãs ou com apelo suficiente para um certo nicho de mercado nunca teriam sua chance se não fossem enlatados para a grande massa, até que o crowdfunding apareceu, o que me deixa esperançoso para um dia poder ver Dredd 2 nos cinemas.