Guerra Civil por Zweist

Fui ver de novo, afinal o filme tem meta para bater.

Vamos começar tirando algumas coisas do caminho. É um baita filme legal. O visual e as cenas de ação são de primeira linha e os irmãos Russo, apesar de serem vermelhos, comunistas, fizeram um excelente trabalho.

Eu assisti duas vezes e só então resolvi escrever, para tirar um pouco o óculos 3D de fanboy que distribuem na entrada do cinema.

O que permaneceu inalterado foi justamente o que mencionei lá em cima, as cenas de ação e o visual. A parte da história, nem tanto.

Mas as partes ruins, ou bestas, são justamente as que realmente retratam com exatidão o universo Marvel dos quadrinhos.

Essa cena está ipsis litteris no filme

Essa cena está ipsis litteris no filme

Desde quando, por exemplo, a ONU tem tanto poder? Ou algum poder na verdade? Ela pode, quando muito, parafraseando Team America, “Escrever uma carta muito zangada.” Não tem real poder sobre nada.

hansbrix

E isso me fez pensar na S.H.I.E.L.D., fundada pela pior espiã do mundo, Peggy Carter, que, em 50 anos não descobriu que a Hidra estava por trás da organização dela. E nunca entendi a jurisdição da S.H.I.E.L.D. É americana, já que é o presidente dos EUA que escolhe o diretor, a seu bel prazer? É internacional, já que pode publicamente atuar em todo mundo? Vende mais por que é fresquinho?

Mas voltando ao filme.

Em uma das vezes, fui ver com um colega que viu apenas Homem de Ferro e Vingadores. O sujeito curtiu o filme, mas depois me encheu de perguntas. Ele não é nenhum neófito, embora prefira mangá e anime, mas deu pra notar uma coisa. É preciso um conhecimento cada vez mais enciclopédico para entender plenamente o Universo Cinematográfico da Marvel. Isso é um tanto quanto preocupante. Mas por outro lado, os filmes são tão simples que não é um prejuízo assim tão grande.

O Pantera não tem medo de tiros, sua roupa é feita de Mercurios

O Pantera não tem medo de tiros, sua roupa é feita de Mercurios

Se a presença de vários heróis tornou as cenas de luta grandiosas, os buracos no roteiro estão maiores também. Porque o Visão não foi pra missão no Lagos? Porque o Stark precisou do Aranha se, repetindo, o lado dele tem o Visão e o do Cap tem que se virar com o Gavião? O beijo do Capitas na Sharon foi pra lá de desconfortável. Ele literalmente acabou de enterrar a tia dela, que tinha sido sua primeira paixão.

Como caralhos eles construíram a Balsa em alguns segundos? E por que diabos, um lugar feito para prender criminosos superpoderosos tem como primeiros condenados um bando de caras sem poderes? Exceto a Wanda, que é mantida sedada e doidona. E duvido que algum deles tenha sido julgado. E se, a prisão não conseguiu impedir o Capitão, sem o escudo, de entrar lá e resgatar todo mundo, como eles esperam impedir qualquer supervilão realmente poderoso de fazer o mesmo?

SPOILER

SPOILER

O Zemo também beirou o nivel “Mandarim” de personagem queimado, digamos assim. As motivações do cara são coerentes, mas não precisava ser o Barão Zemo como vilão. Podia ser qualquer um. Na verdade, o próprio Ossos Cruzados poderia ter esse papel.  Isso está sendo uma constante nos filmes da Marvel, infelizmente. Os vilões são muito mal aproveitados, com uma ou outra exceção.

Baron-Zemo

A razão da briga entre os herois é boa, se pensarmos que é o universo Marvel, onde as pessoas que você salvou na semana passada se voltam contra você nessa. Wanda tomou a melhor atitude que poderia. Deixar explodir a bomba no solo seria pior e o Capitão ainda estava cuidando do Ossos Cruzados. Então, por causa do aparente erro dela, os herois são colocados em uma sinuca de bico. Justamente porque o Capitão já viu como a porra da HIDRA se infiltrou na S.H.I.E.L.D e provavelmente no governo e fica contra  Tony “Eu privatizei a paz mundial” Stark? O mesmo Stark que nunca deu um caralho voador pelos pais e é mostrado aqui lamentando a morte deles? O mesmo Stark que sempre foi o cara que se opunha ao governo, aqui resolve ser putinha porque uma senhora disse pra ele que o filho dela morreu?

E então, Tony ataca o Soldado Invernal com sangue no zóio, quando descobre que o cara matou a mãe dele. Mesmo sabendo que ele estava controlado mentalmente, é compreensível que Tony, já meio boladão com a coisa dos pais, fique putaço da vida, quando o nome da Martha é citado.

2EC9EDE200000578-3333050-image-m-87_1448438905974

Ah, não é Martha? Pois é. Curioso, já que o pessoal acha ridiculo que um sujeito que viveu a vida inteira na sombra da morte dos pais, pare para ouvir quando ele ouve o estranho alienigena dizer o nome Martha, o mesmo nome da mãe de ambos.

Mas enfim. Mesmo com esses erros e problemas, é um filme muito bom, longe de ser perfeito no entanto, naturalmente. Mas como Tom afirmou antes, Deadpool ainda é melhor.

E sabem o que seria melhor ainda? A versão Guerra Civil de Idolm@ster.

TheIdolMasterXCaptainAmericaCivilWar-Parody-Visual-1-468x662

 

 

 

 

 

Zweist
23/05/2016