Game Over para Nintendo?

wii-u-e1364594616472

Parece que a empresa do encanador bigodudo mais famoso do mundo entrou pelo cano!

Pessoal, que a Nintendo não anda boa das pernas todos sabem, mas parece que a coisa piorou recentemente.

Com a recente divulgação dos números decepcionantes de venda do Wii U e com redução de previsão de vendas anuais tanto do Wii U quanto do 3DS (que é o que anda segurando as pernas da Big N), andam acontecendo altas confusões que até Deus dúvida dentro da empresa.

As ações da empresa caíram 17 por cento na Bolsa de valores americana, a pior cotação nos últimos 12 anos!!! E no último dia 17, a Nintendo anunciou que obteve um prejuízo 35 bilhões de ienes para o fim do ano fiscal (ela esperava um lucro de 100 bilhões de ienes) e que as previsões de vendas do Wii U foram reduzidas de 9 milhões de unidades para 2,8 milhões, já o 3DS tem uma previsão de vendas 25 por cento menor que no ano fiscal passado.

Satoru Iwada, presidente da Nintendo, já avisou que apesar de tudo que anda acontecendo, não vai sair da empresa e que planeja fazer alterações no plano de negócios com a maior urgência possível. Alguns analistas acreditam que o melhor para a Big N seria desistir de vez da fabricação de hardwares e liberar suas principais franquias para outras plataformas, principalmente as mobiles, que é onde estão concentrados os jogadores casuais. Para quem não lembra, foi graças aos jogadores casuais que o Wii vendeu milhões e foi o console mais vendido de sua geração.

É, galera! Agora não tem mais jeito. Ou a Nintendo muda sua postura ou ela corre o risco de virar a Sega dessa geração. Apesar de a séculos eu não me interessar em praticamente nada que a Nintendo lance, acho triste uma empresa que fez história no mercado dos games passar por esse tipo de situação.

Espero que a Nintendo saia dessa situação e que ela volte a ter sua relevância no mercado dos games. Mas eu não reclamaria se de repente ela anunciasse um Zelda ou um Donkey Kong para um console da Sony! HUAHUAUHAUHUAUAHUAHUHAU!