Eu não devia ter revisto – Esses Homens Maravilhosos e Suas máquinas Voadoras

Há muito tempo atrás eu curtia muito esse filme, mas nunca tive a intenção de reassisti-lo. Até que em um domingo particularmente tedioso, resolvi ver novamente.

Alguns filmes merecem ser chamados de “datados”

Não é que ele tenha envelhecido particularmente mal, mas realmente já não tem magia, mojo, sobrando.

A historia acompanha uma grande corrida área, o ano é 1910 então a aviação é uma coisa recente, tão recente que um dos personagens principais voa em um avião parecido com o dos irmãos Wrigth, inventores do avião (eles voaram, antes, mais longe, por mais tempo que Santos Dummont. E os aviões modernos seguem mais os principios deles do que do 14-BIS, então o Brasil não é a patria do avião).

Há um grande prêmio e aviadores de todo o mundo são convidados. O clima é parecido com a Corrida Maluca ( e na verdade esse filme inspirou Os intrépidos homens e seus calhambeques maravilhosos que inspirou a Corrida Maluca. A inspiração mais direta para esse filme acabou sendo aquele desenho do Dick Vigarista e o pombo), pois tem um cara, Sir Percy Ware-Armitage da Inglaterra que é um trapaceiro e tem ajuda de um capanga pras suas tramoias e maracutaias.

ericsykes2

Os pilotos, com exceção dos protagonistas, a maioria é bem pouco desenvolvidos e alguns estão claramente ali para gerar volume apenas.

Falando nos pilotos quase desnecessários, é surpreendente que o piloto japonês seja representado por um ator japonês, haja vista a época que o filme foi feito, 1965. Não muito tempo antes, tinhamos John Wayne apertando os olhos para fazer o papel principal de Fu Manchu. Mas isso era nos EUAses, esse filme é inglês.

84f0db6bdbe98fdd496eb931fb07936d5e2d9227

A parte mais marcante, mais tenebrosa, é a música. Lembram aquela zoeira que fazemos, dizendo que a música de Um tira da Pesada toca o filme todo? Bem, aqui é de verdade. E pior. A música toda tem uns 40 segundos mais ou menos. E toca em loop. O. Filme. Todo.

Os aviões no entanto, são absurdamente fiéis as máquinas do periodo, inclusive no material usado para fabrica-los. Apenas os motores são eram modernos, já que os motores originais normalmente eram muito menos poderosos. E pra não falar que Santos Dumont foi esquecido de todo, um dos aviões é uma cópia do seu Demoiselle.

2202692214_fa7ca174a1

É um filme que eu não deveria ter revisto. Eu realmente achava que ele era muito mais legal do que é. Pode ser até fosse realmente legal, até aquele momento tanto tempo atrás.

No fim das contas, as vezes é bom deixar o passado onde está.

Screen004

Zweist
26/01/2016