Dragon Ball: Absalon vs Deliverance

A saga continua…em fan animation!

Um pequeno adendo no começo desse texto: Esse post inicialmente ia se focar na fana animation Dragon Ball Deliverance, mas falei tantodos aspectos técnicos de Dragon Ball Absalon que resolvi deixar o post como um comparativo/indicação de ambas as séries. Escrevi aos trancos e barrancos enquanto atendia na vendinha aqui de casa (e sobre a qual você pode ouvir causos HILÁRIOS no ultimo Bem Amiches clicando AQUI ), entre pedidos de cigarro Eight e refrigerantes Rochedo, e o post demorou umas 4 horas pra ser teminado devido a esse monte de interrupções. Então, se em algum momento der pra notar esse mudança de tom, peço perdão. Foi trabalhoso, o resultado foi simples, mas foi feito de coração. então dá uma lida e indica por amiguinho ou pra amiguinha que gosta de Dragon Ball! E, não, eu não recebo nada por compartilhamento feito. Isso aqui não é YouTube nem casa da mãe Joana! Bora pro post!

Se tem um anime que os americanos parecem ADORAR a níveis de idolatria alucinada, esse anime é Dragon Ball da fase Z em diante. Não a toa, você sempre encontra um fan film ou um fan animation produzido por fãs da terrinha do presidente laranja. Quer dizer…as vezes não vem de lá, como é o caso de Dragon Ball Absalon, produzido na Holanda…mas dublado em inglês. Já havia falado nele no falecido Hellbolha.Nerd/Hellbolha.News, mas dando um resumão, o projeto surgiu em 2012 e foi idealizado pelo estúdio Max Gene Animation e a história se situava logo após os acontecimentos de Dragon Ball GT. Nela, nos é revelado que um grupo de Saiyajins sobreviveu e agora estão invadindo a Terra. E a porrada vai estancar com violência, claro.

A série já conta com 9 episódios e o trailer de um décimo que podem ser facilmente encontrados no YouTube. Bem, mas o post não é só pra fazer a indicação e acabou, certo!? vamos a uma pequena análise pra apontar alguns pontos importantes que serão usados como comparativo com a próxima série a ser comentada nesse post , já que até então era a melhor e mais bem produzida fan animation do universo de Dragon Ball.

Dragon Ball Deliverance teve inicio ano passado e conta com apenas 2 episódios, mas já caminha pra um terceiro. A ideia é basicamente a mesma de Absalon, contar uma história que continue os acontecimentos de Dragon Ball GT. Mas as diferenças são muitas.

Pra começar, a mais óbvia é a trama. Enquanto em DB Absalon temos um novo grupo de Saiyajins invadindo a Terra sob as ordens de um misterioso novo inimigo,em DB Deliverance temos um grupo de Namekuseis que inicialmente querem avisar Gohan e seus amigos de quem há um grande perigo se aproximando, mas acabam se revelando os vilões da trama tendo ligações com Slug, vilão do OVA de 1991, lançado no Brasil com o título de Goku: O Super Saiyajin. Aliás, Deliverance leva em conta os acontecimentos dos OVAs como canônicos para sua trama, já que também temos a participação do Broly do OVA de 1993, só que aqui ele aparece mais racional que o maluco bombado que só sabia gritar em sua encarnação original.

Outra diferença está na qualidade da animação. Dragon Ball Absalon tem um traço meio “solto” por assim dizer. O traço é fino e simplificado, as vezes a cor toma o lugar do traço pra mostrar os vincos nas roupas, por exemplo. Essa simplicidade do traço também fica aparente na anatomia, que muitas vezes fica esquisita,com músculos fora do lugar ou simplesmente a marcação dos músculos desaparece.

Dragon Ball Absalon
Dragon Ball Deliverance

No que tange a animação em si, DB Absalon tem movimentos dinâmicos, a câmera sempre está girando alucinadamente, as lutas são sempre velozes e explosivas, como as lutas em Dragon Ball tem que ser. O problema é que muitas vezes os personagens não parecem estar se movendo no mesmo plano que o cenário e as vezes o cenário fica estático em relação a movimentação dos personagens ou simplesmente some. E também é bem claro que as cenas de luta foram animadas por cima de lutas tanto de Dragon Ball Z e GT quanto de outros animes.

Agora vamos a Dragon Ball Deliverance. O primeiro grande diferencial está no traço. Aqui, o desenho de personagens é consistente, mantendo um padrão anatômico constante, tudo isso graças ao trabalho do sujeito por trás do projeto inteiro, The Notorious Luke.

O detalhe mais interessante da arte do Luke é que ele claramente se inspira em um dos melhores animadores de Dragon Ball Z, Masaaki Iwane (juro que passei umas 2 horas tentando descobrir o nome deste corno…). Caso você não esteja ligando o nome ao animador, segue um pequeno clipe com trechos de seu trabalho em Dragon Ball Z.

Nunca fui grande fã da fase Z de Dragon Ball depois da luta contra o Vegeta, acompanhei até a fase Cell e nunca assisti a fase Boo completa, a história, além de ser repetitiva (e lembrem-se que é um fã de Cavaleiros do Zodíaco que está falando isso) tinha um roteiro simplório e infantil demais pro meu gosto (os episódios do Boo gordo cantando “vou te comer” enquanto apavorava na cidade me faziam mudar de canal de imediato),mas sempre que eu via que o traço era do Masaaki Iwane, eu sentava pra ver, não importava o tema do episódio, podia ser o Picollo tirando a carteira de motorista (MELHOR EPISÓDIO EVER, infelizmente não animado por ele). O que eu mais gostava, além das cenas de luta extremamente bem animadas, é que Iwane meio que subvertia o traço “angular” do Toriyama que os outros animadores seguiam a risca (ou tentavam, que o diga o falecido Masayuki Uchiyama, pra mim O PIOR animador da fase Z), dando sua própria interpretação que era bem estilosa. O detalhe mais notável estava na sua musculatura, que deixava os “bíceps de bloco” do Toriyama de lado e seguia a anatomia mais próxima da convencional. E olhando pros desenhos do Luke, essa influência fica escancarada.

Cena do episódio 174 animado por Masaaki Iawane.
Estudo de personagem de The Notorious Luke baseado nesse mesmo episódio.

Quanto a animação,assim como em Evangelion, Luke abusa das cenas estáticas nos diálogos mas nas cenas em que é preciso ter movimentação, ou seja, hora da porrada estancar, ele capricha. Aliás, é importante frisar que no segundo episódio já temos um salto de qualidade IMENSO, já que o primeiro episódio foi praticamente todo produzido pelo Notorious Luke sozinho, apenas contando com a ajuda da Tomotion no desenho dos cenários e da Flare Productions na produção da trilha sonora. No segundo episódio tivemos a adição dos estúdios Merimo e Loki, todos,claro,compostos por fãs. E apesar do supracitado salto na qualidade devido a esse “team up” no segundo episódio, é preciso dar os parabéns ao Luke por fazer o primeiro praticamente sozinho, pois,apesar disso, ainda manteve uma qualidade bacana.

Outro ponto a se destacar e que ganha pontos sobre DB Absalon está na colorização. Enquanto DB Absalon tem cores mais chapadase mais frias, DB Deliverance tem cores mais vivas e Luke faz questão de emular a colorização original da série nos anos 90 (e que muitos fãs sentem falta em Dragon Ball Super com sua cores “plásticas” demais).

Se você é fã de Dragon Ball e está torcendo o nariz nesse exato momento depois de ler tudo isso…é preciso lembrar que é uma fan animation, algo feito por fãs como você! Obviamente os caras não tem os recursos de uma Toei ( se bem que, atualmente, nem a Toei parece ter os recursos de “uma Toei”, dada as atrocidades vistas em DB Super), então deixe de ser chato e dê um desconto! Como eu já disse, Dragon Ball Absalon e Dragon Ball Deliverance são as duas Fan Animations mais bem produzidas que você pode encontrar no YouTube (e, acreditem, existem MUITAS, mas poucas de boa qualidade) e se você é um fã órfão de novas produções que se passam nesse universo,principalmente se você sempre quis ver algo que continuasse Dragon Ball GT, essa é uma boa pedida. É de graça e não vai ofender ninguém. O maior perigo é você se divertir ou simplesmente não gostar e deixar pra lá. Fica a dica.