Dr Johnson or How I Learned to Stop Worrying and Respect Snyder

Pisando em campo minado da polemica.

Um fenomeno já meio antigo retornou com força total nos últimos meses, que é a divisão divisão entre publico e critica.

Mas não é disso que discutirei hoje.

Quero falar como adquiri um estranho respeito por Zack Snyder.

E isso veio com a reação à Liga da Justiça e Batman vs Superman e a reação à O Ultimo Jedi e a resposta dos cineastas à isso.

Não vou discutir aqui os filmes em si. Minha opinião sobre eles é conhecida.

Zack Snyder tem sido criticado pelo publico e pela critica praticamente desde Watchmen e virou
uma piada recorrente e sua reação tem sido… nenhuma.

Nunca soube do sujeito dando uma entrevista criticando esse ou aquele grupo de pessoas, ou os fãs, críticos, ou seja lá quem for. Ele pode até ficar putaço, mas isso não dá pra saber.

É uma atitude completamente oposta à de Rian Johnson.

Rian Johnson tem recebido as criticas com pedras na mão, atirando de volta nos detratores de seu filme com a furia de mil Paul Feigs.

Não há uma semana que passe, desde o lançamento de O Ultimo Jedi sem uma reação de Johnson, seja em entrevistas, seja em tweets.

A comparação com Paul Feig não é gratuita, pois é quase que um remake da defesa de Feig de Ghostbusters 2016.

Até mesmo na atitude do estudio e dos executivos é igual, com os fãs mais velhos, justamente os que mantiveram o interesse na franquia vivo durante décadas sendo acusados de seja lá quais coisas passem pela cabeça de Johnson e dos executivos da LucasArts.

Não sou executivo de estudio, ou produtor de filmes ou o que seja, mas não acho que atacar os fãs seja a melhor atitude, mesmo quando eles são babacas, algo que pareceu acontecer só depois das reações mais extremadas de defesa do filme.

Snyder tem aguentado merda por anos, algumas até indo para o pessoal durante uma situação foda que o cara está passando, e mesmo assim não ataca publicamente os caras que ele tentou agradar.

Então sem julgar seus méritos como cineasta, como profissional, por enquanto, ele tem meu respeito.